- ID
- 561478
- Banca
- CESGRANRIO
- Órgão
- Petrobras
- Ano
- 2010
- Provas
- Disciplina
- Biologia
- Assuntos
A equação dN/dt = rN modela como uma população cresce, conforme o tempo passa. No entanto, esse modelo apresenta limitações, já que as populações reais
A equação dN/dt = rN modela como uma população cresce, conforme o tempo passa. No entanto, esse modelo apresenta limitações, já que as populações reais
Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões.
Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores.
Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a
Considere duas populações de espécies diferentes de animais que possuem vida relativamente longa. A espécie I gera pequena prole com alta porcentagem de sobreviventes de recém-nascidos (RN) e de jovens (J), com maior taxa de mortalidade na fase adulta (A). A espécie II gera prole numerosa com alta porcentagem de mortalidade entre recém-nascidos. Qual figura representa as curvas de crescimento populacional dessas duas espécies?
“Assim como um indivíduo cresce ganhando peso, uma população cresce ganhando indivíduos”. O controle do crescimento populacional é hoje um dos assuntos-chave da sociedade moderna e uma das ferramentas clássicas da ecologia. Sobre esse tema afirma- se:
I - As populações aumentam devido a nascimentos e diminuem devido a mortes.
II - O tamanho das populações também muda em razão dos deslocamentos de indivíduos.
III - Populações aumentam quando novos indivíduos chegam, ou seja, emigram.
IV - Populações aumentam quando indivíduos residentes partem, ou seja, imigram.
Considerando-se a informação acima e outros conhecimentos sobre o assunto, são INCORRETAS as afirmativas
Numa população em que não ocorre migração e dispersão, o índice de crescimento (IC) pode ser definido pela fórmula: IC = X/Y, onde X e Y correspondem, respectivamente, a
A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?
Estudos de ocorrência e distribuição de duas populações de jacarés foram realizados ao longo de um ano após o enchimento de um grande reservatório de água.
Verificou-se a ocorrência de ninhos e filhotes de ambas espécies nas margens do reservatório, assim como a presença de animais juvenis e adultos em praticamente toda a extensão do reservatório.
Tais observações
A taxa per capita máxima possível de aumento para determinada espécie é conhecida como
Na maioria das vezes, indivíduos de uma mesma população mostram uma distribuição da seguinte forma em seu habitat:
Assinale a alternativa que apresenta um fator independente da densidade biológica, que influencia o crescimento da população.
Uma das áreas de estudo da ecologia é a ecologia de populações que trata da estrutura e da dinâmica de uma espécie e das suas interações com os fatores abióticos. Essa abordagem se faz necessária para os avanços nas teorias ecológicas, bem como para os avanços na ecologia aplicada como, por exemplo, no controle de superpopulações, no manejo de espécies e para conservação de espécies ameaçadas. Um agricultor do interior de São Paulo relatou a ocorrência de danos econômicos às suas plantações em decorrência de uma elevada densidade de coelhos em sua propriedade. Algumas alternativas técnicas foram sugeridas ao agricultor a fim de solucionar o seu problema do modo mais ecológico possível. Analise atentamente as alternativas apresentadas, e assinale a única que não deverá ser aplicada:
O manejo de populações de animais pode ser necessário, por exemplo, àquelas que estão acima de seu tamanho desejável. A simples retirada de parte dessa população, sem um acompanhamento contínuo, pode não surtir o efeito desejado porque:
O principal efeito ecológico adverso da destruição e fragmentação do bioma de Mata Atlântica, em especial para as espécies de mamíferos de grande porte, como felinos e primatas, que demandam territórios contíguos extensos para a manutenção de populações viáveis é a reorganização na distribuição dos indivíduos na forma de
Um biólogo estudou uma população de macacos por 15 anos. Durante quase todo esse tempo, a população nunca foi inferior a 30 indivíduos e nunca foi maior que 45 indivíduos. Os dados do pesquisador mostraram que mais da metade dos macacos que nascia não sobrevivia para se reproduzir. No entanto, em uma única geração, 90% dos macacos que nasceram viveram para se reproduzir, chegando a população a 80 macacos. O aumento do número de indivíduos em uma população pode ser associado:
Todos os organismos na natureza são encontrados em determinados locais porque se deslocam até lá. Isto é verdadeiro até mesmo para os mais aparentemente sésseis como ostras e árvores. Dispersão e Migração são termos utilizados para descrever os aspectos relacionados ao movimento dos organismos, sendo que a dispersão está relacionada ao distanciamento dos indivíduos entre si. Os movimentos dos organismos afetam o padrão espacial de sua dispersão e podemos reconhecer três principais padrões de dispersão, embora eles igualmente formem parte de um contínuo. Estes padrões de dispersão são:
Um dos índices mais utilizados para medir a diversidade biológica, ou simplesmente biodiversidade, é o índice de Shannon & Wiener. Esse índice se origina na teoria da informação e é adaptado aos estudos ecológicos. A sua fórmula é:
H’= - ∑ Pi log Pi onde:
I. Pi é a frequência relativa da espécie i que é igual a ni / N, onde N é o número total de indivíduos do ecossistema analisado e ni é o número de indivíduos da espécie i.
II. O sinal negativo antes do símbolo de somatório é necessário para que o valor da diversidade H’ seja positivo.
III. A base do logaritmo na fórmula não está especificada, mas sempre se usa o logaritmo na base 2.
Está correto o que se afirma em:
O teorema central do limite, também referido como teorema do limite central, diz que “Se de uma população com parâmetros definidos (µ = média e σ2 = variância) se retirarem n amostras de tamanho suficientemente grande, a distribuição de Ẋ (média) será aproximadamente normal quando n tende ao infinito”. Isso é válido:
A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.
A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.
I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.
II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.
III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.
Assinale:
As mudanças climáticas estão alterando severamente os biomas do planeta. Os tamanhos das populações estão apresentando um grande desequilíbrio. Determine qual dos fatores NÃO regulam o tamanho das populações.
Todas as populações mostram alguma flutuação em tamanho e essas flutuações populacionais são influenciadas por muitos fatores que afetam outras espécies.
Entre esses fatores
Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.
( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.
( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.
( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.
( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:
I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.
II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.
III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.
IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.
É correto o que se afirma em
“Um único casal de bacalhaus do Atlântico e seus descendentes, reproduzindo na taxa máxima possível para sua espécie, preencheriam o oceano Atlântico em seis anos”
(SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da biologia. v. 3, 8 ed, Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 805).
Sobre crescimento populacional, considere as seguintes afirmações:
I. Nenhuma população real consegue manter as taxas de crescimento exponencial por muito tempo, pois o aumento demográfico da população gera aumento da competitividade intra e interespecífica.
II. As populações são limitadas pela disponibilidade de recursos, diminuindo sua taxa de crescimento quando atingem níveis próximos do limite da capacidade de suporte do ambiente.
III. O aumento da taxa de mortalidade causada pelo aumento de predadores, bem como aumento de doenças e diminuição da disponibilidade de alimento são alguns dos fatores de controle do crescimento populacional.
IV. Os níveis de crescimento das populações são sempre constantes e a capacidade de suporte do ambiente aumenta juntamente com o aumento populacional.
Sobre as afirmações, indique a alternativa CORRETA:
Os organismos podem ser encontrados em determinados locais na natureza porque eles se deslocaram até lá. Os movimentos dos organismos afetam o padrão espacial da sua distribuição (sua dispersão), e podemos reconhecer três principais padrões de dispersão, mesmo que esses padrões façam parte de um continuum.
O padrão de dispersão regular ocorre quando
São atributos básicos de uma comunidade biológica: