SóProvas



Questões de Dinâmica de populações


ID
561478
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A equação dN/dt = rN modela como uma população cresce, conforme o tempo passa. No entanto, esse modelo apresenta limitações, já que as populações reais

Alternativas

ID
646948
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um aluno ao fazer uma pesquisa verificou que uma fêmea de mosca é capaz de pôr em média cento e vinte ovos. Ele considerou que, se metade desses ovos desse origem a fêmeas e que, se cada uma delas colocasse também cento e vinte ovos, após sete gerações, o número calculado de moscas seria próximo de seis trilhões.

Na verdade, isso não acontece, pois a densidade populacional depende de alguns fatores.

Um fator que NÃO é determinante para a densidade populacional é a

Alternativas
Comentários
  • Sucessão ecológica


ID
663214
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2010
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considere duas populações de espécies diferentes de animais que possuem vida relativamente longa. A espécie I gera pequena prole com alta porcentagem de sobreviventes de recém-nascidos (RN) e de jovens (J), com maior taxa de mortalidade na fase adulta (A). A espécie II gera prole numerosa com alta porcentagem de mortalidade entre recém-nascidos. Qual figura representa as curvas de crescimento populacional dessas duas espécies?

Alternativas

ID
687037
Banca
CPCON
Órgão
UEPB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

“Assim como um indivíduo cresce ganhando peso, uma população cresce ganhando indivíduos”. O controle do crescimento populacional é hoje um dos assuntos-chave da sociedade moderna e uma das ferramentas clássicas da ecologia. Sobre esse tema afirma- se:

I - As populações aumentam devido a nascimentos e diminuem devido a mortes.

II - O tamanho das populações também muda em razão dos deslocamentos de indivíduos.

III - Populações aumentam quando novos indivíduos chegam, ou seja, emigram.

IV - Populações aumentam quando indivíduos residentes partem, ou seja, imigram.
Considerando-se a informação acima e outros conhecimentos sobre o assunto, são INCORRETAS as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Em ecossistemas que se encontram em equilíbrio, o tamanho das populações se mantém aproximadamente o mesmo. É importante lembrar que a alteração no tamanho de uma população pode influenciar na dinâmica de outras populações que convivem com a mesma, como no caso de relações entre populações de presas e predadores. Vários são os fatores que podem alterar o tamanho de uma população, dentre eles o número de nascimentos e de mortes (item I verdadeiro) e o deslocamento de indivíduos (imigração e emigração), item II verdadeiro. A taxa de imigração corresponde ao número de indivíduos que chegam a uma população e a taxa de emigração é a quantidade de indivíduos que deixam a população, item III e IV falsos. Outros fatores, como clima, recursos disponíveis e relações ecológicas também podem alterar o tamanho das populações.



    Letra C correta.



ID
795739
Banca
CECIERJ
Órgão
CEDERJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Numa população em que não ocorre migração e dispersão, o índice de crescimento (IC) pode ser definido pela fórmula: IC = X/Y, onde X e Y correspondem, respectivamente, a

Alternativas
Comentários
  • Uma população é formada por indivíduos de uma mesma espécie vivendo em determinada área durante certo tempo. A densidade (D) de uma população pode ser definida como o número de indivíduos (N) por unidade de área (S). Essa densidade é afetada pelas taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração. As taxas de natalidade e imigração tendem a aumentar a densidade, e as taxas de mortalidade e emigração tendem a diminuí-la. Na população onde não ocorre migração e dispersão, as taxas que influenciam o índice de crescimento (IC) correspondem a natalidade e mortalidade. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)


    Analisando as alternativas, X e Y representam:
    a) taxa de natalidade (X) e de mortalidade (Y). Correta.
    b) quantidade de indivíduos e área ocupada é o cálculo para a densidade populacional. Incorreta.
    c) resistência ambiental e populacional é a união de fatores que dificultam o crescimento populacional. Incorreta.
    d) tamanho e densidade da população são definidos pelo cálculo da densidade. Incorreta.

    Gabarito do professor: Letra A.


ID
1173472
Banca
COMVEST - UNICAMP
Órgão
UNICAMP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A preservação da biodiversidade ocupa hoje um lugar importante na agenda ambiental de diversos países. Qual das afirmações abaixo é correta?

Alternativas
Comentários
  • (D ) a diversidade das espécies em recifes e a maior do eco marinho

    resposta certa letra (c)

    justificativa devido às condicoes fornecidas com o aumento da latitude poucas são as espécies que se adaptam à isso

    Letra (A) a diversidade aumenta com a maior produtividade do ecossistema

  • Am? O que que latitude tem a ver com biodiversidade?


ID
1207789
Banca
VUNESP
Órgão
SAAE-SP
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Estudos de ocorrência e distribuição de duas populações de jacarés foram realizados ao longo de um ano após o enchi­mento de um grande reservatório de água.
Verificou­-se a ocorrência de ninhos e filhotes de ambas espé­cies nas margens do reservatório, assim como a presença de animais juvenis e adultos em praticamente toda a extensão do reservatório.

Tais observações

Alternativas
Comentários
  • Você não pode inferir se essas espécies vão manter a capacidade adaptativa e reprodutiva nesse ambiente em apenas 1 geração. É a partir do crescimento da mesma que pode-se ter uma noção da dinâmica desta população.

    Gab: E


ID
1364365
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A taxa per capita máxima possível de aumento para determinada espécie é conhecida como

Alternativas
Comentários
  • Em Biologia denomina-se potencial biótico a capacidade máxima de reprodução de uma espécie biológica, determinada entre outros fatores pela duração do ciclo de vida dessa espécie e o tamanho de sua prole, sob condições ambientais ótimas. A expressão do potencial é limitado por qualquer condição ambiental que iniba o aumento da população. Uma espécie que atinja o seu potencial biótico terá um crescimento populacional exponencial pelo que se dirá que tem uma fertilidade elevada.


    Fonte: Wikipedia


  • ampliação biológica (amplificaçãoBiológica, magnificação biológica) -  consiste no aumento de concentração de certos elementos quando se avança na cadeia alimentar. A ampliação biológica condensa nos organismos do fim da cadeia alimentar (o nível trófico, mais elevado) níveis de substâncias químicas potencialmente perigosas. 


  • É o ponto de inflexão das curvas de crescimento logístico, sendo definido na fórmula pelo rmáx. Quando uma população atinge esse ponto, o crescimento seria exponencial se não houvesse limitações do suporte do ambiente.


ID
1364368
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Na maioria das vezes, indivíduos de uma mesma população mostram uma distribuição da seguinte forma em seu habitat:

Alternativas
Comentários
  • Não entendo porque a letra A não poderia ser o gabarito!

  • Uma população (indivíduos da mesma espécie) "na maioria das vezes" , como diz no enunciado, tendem a se agrupar pois aumentam as chances de sobrevivência e de se reproduzir de forma geral. Existe também o fator social como as populações de espécies que vivem em sociedade, como abelhas, formigas, cupins etc. Acredito ser a letra C mesmo.


ID
1364371
Banca
CETRO
Órgão
IF-PR
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um fator independente da densidade biológica, que influencia o crescimento da população.

Alternativas
Comentários
  • Todos os fatores interferem no crescimento populacional. No entanto, o enunciado quer aquele que seja "independente da densidade biológica".
    Assim, quanto maior a densidade biológica.....

    a) maior a competição

    c) mais fácil a disseminação de doenças infecciosas

    d) maior a predação

    e) maior a escassez de alimentos

    b) O clima rigoroso limita o crescimento populacional independentemente da densidade biológica. GABARITO.


ID
1399414
Banca
IBFC
Órgão
SEAP-DF
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Uma das áreas de estudo da ecologia é a ecologia de populações que trata da estrutura e da dinâmica de uma espécie e das suas interações com os fatores abióticos. Essa abordagem se faz necessária para os avanços nas teorias ecológicas, bem como para os avanços na ecologia aplicada como, por exemplo, no controle de superpopulações, no manejo de espécies e para conservação de espécies ameaçadas. Um agricultor do interior de São Paulo relatou a ocorrência de danos econômicos às suas plantações em decorrência de uma elevada densidade de coelhos em sua propriedade. Algumas alternativas técnicas foram sugeridas ao agricultor a fim de solucionar o seu problema do modo mais ecológico possível. Analise atentamente as alternativas apresentadas, e assinale a única que não deverá ser aplicada:

Alternativas
Comentários
  • letra C, certamente a substância também prejudicará a plantação

  • Letra A também pode ser considerada, é preciso monitorar a infecção viral.


ID
1531585
Banca
Prefeitura do Rio de Janeiro - RJ
Órgão
Prefeitura de Rio de Janeiro - RJ
Ano
2011
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O manejo de populações de animais pode ser necessário, por exemplo, àquelas que estão acima de seu tamanho desejável. A simples retirada de parte dessa população, sem um acompanhamento contínuo, pode não surtir o efeito desejado porque:

Alternativas
Comentários
  • com a diminuição da população, poderá haver uma maior disponibilidade de recursos naturais, promovendo aumento da taxa de fertilidade e de sobrevivência

  • Resposta: alternativa c

     

    Quando uma população está perto de sua capadidade suporte pelo ecossistema (o máximo que ela consegue aumentar em número antes de entrar em colapso), ela cresce mais lento, ou seja, há uma diminuição da taxa de fertilidade e sobrevivência devido a recursos que estão disponíveis de forma limitada, tais como  alimentos, locais para ninhos e espaço físico.

     

    Populações aglomeradas também podem apresentar níveis de estresse mais altos, transmitir doenças a uma velocidade maior e atrair a atenção de predadores. Todos esses fatores podem atuar para retardar e, finalmente, limitar o crescimento populacional.


ID
1600051
Banca
FUNRIO
Órgão
UFRB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O principal efeito ecológico adverso da destruição e fragmentação do bioma de Mata Atlântica, em especial para as espécies de mamíferos de grande porte, como felinos e primatas, que demandam territórios contíguos extensos para a manutenção de populações viáveis é a reorganização na distribuição dos indivíduos na forma de

Alternativas
Comentários
  • Letra A: metapopulações.


ID
1613731
Banca
CESGRANRIO
Órgão
PUC - RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um biólogo estudou uma população de macacos por 15 anos. Durante quase todo esse tempo, a população nunca foi inferior a 30 indivíduos e nunca foi maior que 45 indivíduos. Os dados do pesquisador mostraram que mais da metade dos macacos que nascia não sobrevivia para se reproduzir. No entanto, em uma única geração, 90% dos macacos que nasceram viveram para se reproduzir, chegando a população a 80 macacos. O aumento do número de indivíduos em uma população pode ser associado:

Alternativas
Comentários
  •  a) ao aumento na quantidade e qualidade de recursos.


ID
1853935
Banca
UNA Concursos
Órgão
Prefeitura de Portão - RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todos os organismos na natureza são encontrados em determinados locais porque se deslocam até lá. Isto é verdadeiro até mesmo para os mais aparentemente sésseis como ostras e árvores. Dispersão e Migração são termos utilizados para descrever os aspectos relacionados ao movimento dos organismos, sendo que a dispersão está relacionada ao distanciamento dos indivíduos entre si. Os movimentos dos organismos afetam o padrão espacial de sua dispersão e podemos reconhecer três principais padrões de dispersão, embora eles igualmente formem parte de um contínuo. Estes padrões de dispersão são:

Alternativas
Comentários
  • Os indivíduos em uma população podem estar distribuídos ou dispersos de maneira aleatória, regular ou agregada.


ID
1889242
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um dos índices mais utilizados para medir a diversidade biológica, ou simplesmente biodiversidade, é o índice de Shannon & Wiener. Esse índice se origina na teoria da informação e é adaptado aos estudos ecológicos. A sua fórmula é:

H’= - ∑ Pi log Pi onde:

I. Pi é a frequência relativa da espécie i que é igual a ni / N, onde N é o número total de indivíduos do ecossistema analisado e ni é o número de indivíduos da espécie i.

II. O sinal negativo antes do símbolo de somatório é necessário para que o valor da diversidade H’ seja positivo.

III. A base do logaritmo na fórmula não está especificada, mas sempre se usa o logaritmo na base 2.

Está correto o que se afirma em:

Alternativas
Comentários
  • Logaritmo Neperiano

    Afirmativa III errada


ID
1889245
Banca
FGV
Órgão
IBGE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O teorema central do limite, também referido como teorema do limite central, diz que “Se de uma população com parâmetros definidos (µ = média e σ2 = variância) se retirarem n amostras de tamanho suficientemente grande, a distribuição de Ẋ (média) será aproximadamente normal quando n tende ao infinito”. Isso é válido:

Alternativas
Comentários
  • Teorema central do limite afirma que quando o tamanho da amostra aumenta, a distribuição amostral da sua média aproxima-se cada vez mais de uma distribuição normal. A média de uma amostra de {\displaystyle n} elementos de uma população tende a uma distribuição normal. Pode-se pensar de forma empírica que ao nos distanciarmos da média, a probabilidade de ocorrência diminui, ou seja, é mais provável ocorrer um evento que se encontra próximo da média do que um evento de um dos extremos. Além disso, uma distribuição pode ganhar a forma de curva normal se possuir diferentes combinações para cada resultado possível do espaço amostral. Isso é válido (em se tratando de amostras discretas), para amostras suficientemente grandes da população. O suficientemente grande, varia de acordo com a população, para populações com distribuição quase simétrica, a amostra pode ser menor do que para populações cuja distribuição seja assimétrica. A curva normal obtida pode então ser convertida em uma curva binomial ou em uma curva de Poisson, e posteriormente pode-se ainda realizar uma correção de continuidade. A precisão da correção de continuidade também pode ser medida. Assim, é permitido inferir sobre a população através da média amostral e do desvio padrão amostral. Se extraíssemos todos os elementos da população, os dados sobre a amostra seriam exatamente iguais aos da população

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Teorema_central_do_limite

  • Uma razão para a distribuição Normal ser considerada tão importante é porque qualquer que seja a distribuição da variável de interesse para grande amostras, a distribuição das médias amostrais serão aproximadamente normalmente distribuídas, e tenderão a uma distribuição normal à medida que o tamanho de amostra crescer. Então podemos ter uma variável original com uma distribuição muito diferente da Normal (pode até mesmo ser discreta), mas se tomarmos várias amostras grandes desta distribuição, e então fizermos um histograma das médias amostrais, a forma se parecerá como uma curva Normal.

  • Pela teoria da imputação objetiva mataria isso o que você falou, pois o resultado morte da senhora não está dentro do alcance do tipo para o crime de assalto.


ID
1903279
Banca
FGV
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A partir da metade do século XIX, o crescimento exponencial da população humana se correlaciona com o crescimento, também exponencial, da produção e consumo de petróleo no mundo.

A esse respeito, analise as afirmativas a seguir.

I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.

II. O uso de derivados de petróleo na produção de alimentos não é uma estratégia sustentável, o que estabelece um limite ao crescimento da população humana.

III. Fertilizantes nitrogenados e a maioria dos pesticidas utilizados na agroindústria são derivados da indústria petroquímica.

Assinale:

Alternativas
Comentários
  • Existem outras tecnologias nos dias atuais que permitem grande produção de alimentos não tão dependentes de defensivos agrícolas e fertilizantes, como rotação de culturas, fixação biológica de nitrogênio, controle biológico de pragas, OGM etc... Esse item não é correto. Creio que o examinador só pensou em soja e milho como alimentos. As frutíferas, hortaliças etc... em muitos lugares são cultivadas com agricultura orgânica e agroecologia.

  • I. A atual produção mundial de alimentos só é possível com o uso de grandes quantidades de fertilizantes e defensivos agrícolas.ERRADA

    a agroecologia permite a produção sustentável de alimentos


ID
1952482
Banca
IADES
Órgão
PC-DF
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O crescimento da população mundial trouxe consigo uma variedade de problemas ambientais por meio do uso do fogo, de combustíveis fósseis e da fissão nuclear. Tudo isso impacta o estado de conservação dos solos, dos ecossistemas e da atmosfera. A respeito da perspectiva ecológica, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra A: Segundo a Teoria do Nicho, a fisiologia dos organismos determina as respectivas necessidades e permite tolerar certas variações nas condições físico-químicas do ambiente. 

  • Resposta: alternativa a

     

    A definição que a questão traz de nicho é a de nicho fundamental, em que, segundo Ricklefs e Relyea (2016), é o intervalo de condições abióticas sob as quais as espécies podem persistir.


ID
1973965
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estudo da dinâmica de populações, é importante o conhecimento da curva de sobrevivência das espécies, uma vez que esse conhecimento possibilita o manejo mais seguro da população. Sobre isso, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Curvas de sobrevivência

    As curvas de sobrevivência têm grande importância dentro do ramo da ecologia, já que representam a fase em que os animais estão mais fracos. Sendo assim, o processo de intervenção do homem pode ocasionar efeitos no crescimento de uma população.

    Veja abaixo os três tipos de curva de sobrevivência:

    1) Curvas convexas: é determinado pelos indivíduos que têm a mesma durabilidade de vida, como é o caso dos seres humanos, da drosófila e da maioria dos mamíferos: 

    2) Reta: é representada pelos indivíduos que possuem a taxa de mortalidade constante por toda a vida, como é o caso da hidra.

    3) Curva côncava: é representada pelos indivíduos que apresentam alta taxa de mortalidade durante a idade juvenil.


    Fonte: http://www.colegioweb.com.br/estudo-das-populacoes/curvas-de-sobrevivencia.html#ixzz4FMXD6fc8

  • Ha 3 tipos de curvas de sobrevivencia:

    1. Curva convexa - a mortalidade esta concentrada no final do periodo maximo de vida de um organismo. Ex: humanos, animais bem cuidados. O risco de morte aumenta com a idade

    2. Curva linear - a taxa de mortalidade é constante do nascimento até a idade maxima. Ex: sementes enterradas no solo. o rosco de morte é linear

    3. Curva côncava - ha lata mortalidade incial, mas elevada taxa de sobrevivencia posterior. Ex: especies que produzem prole extensa. O risco de morte diminui com a idade. É o mais comum na natureza

    * vale lembrar que as curvas sao um tipo de generalizações, na prática, os padroes de sobrevivência são bem mais complexos

  • Letra: c

    Ha 3 tipos de curvas de sobrevivencia:

    1. Curva convexa - a mortalidade esta concentrada no final do periodo maximo de vida de um organismo. Ex: humanos, animais bem cuidados. O risco de morte aumenta com a idade

    2. Curva linear - a taxa de mortalidade é constante do nascimento até a idade maxima. Ex: sementes enterradas no solo. o rosco de morte é linear

    3. Curva côncava - ha lata mortalidade incial, mas elevada taxa de sobrevivencia posterior. Ex: especies que produzem prole extensa. O risco de morte diminui com a idade. É o mais comum na natureza

    * vale lembrar que as curvas são um tipo de generalizações, na prática, os padroes de sobrevivência são bem mais complexos

  • Pq n é a letra e?

  • Curva convexa: os organismos tendem a não morrer quando jovens ou de meia-idade mas, ao invés disso, morrem quando se tornam velhos. As espécies com essa curva geralmente mostram um número pequeno de descendentes e fornecem muito cuidado parental para garantir a sobrevivência dos descendentes.

    Curva côncava: Árvores, invertebrados marinhos e a maioria dos peixes possuem curva de sobreviência côncava. Em uma curva desse tipo, pouquíssimos organismos sobrevivem aos anos iniciais. No entanto, os que têm sorte de sobreviver à juventude têm maior probabilidade de longevidade. Espécies com esse tipo de curva geralmente têm proles numerosas a cada vez—como as árvores que liberam milhares de sementes—mas não fornecem muitos cuidados aos descendentes.

    Tentei colocar um link aqui mas não estou conseguindo. Vale a pena dar uma pesquisada no google para ver as imagens dessas curvas. Ajuda bastante no entendimento. Além disso, há um outro tipo de curva (uma curva linear, inclinada para baixo, na diagonal \ ).

    Fonte:

  • Não é a e porque a taxa de sobrevivência não está ligada a idade como pode parecer. Não é a idade que determina a sobrevivência, idades avançadas são a maior causa da mortalidade mas o que determinou a sobrevivência foi o cuidado parental e a pequena quantidade de indivíduos da prole.
  • A questão aborda o tema de dinâmica de populações, citando a curva de sobrevivência que auxilia para um manejo seguro da população. Pergunta-se qual alternativa está correta sobre o conhecimento de curva de sobrevivência. O estudo da dinâmica de populações analisa as variações que podem ocorrer em indivíduos da mesma espécie, ou seja na população, no intuito de encontrar os causadores dessas variações. Dentro desse estudo, temos as curvas de crescimento populacional, que são representadas pela curva S, de crescimento padrão; e a curva J, de crescimento explosivo. As curvas de sobrevivência são representadas por gráficos que relacionam a quantidade de indivíduos a um período de tempo determinado, indicando a probabilidade de sobrevivência de uma população ao longo do tempo. Elas são representadas por três tipos: • Curva convexa – apresenta população com poucas mortes ao nascer, indivíduos que vivem um longo período de tempo com a maioria morrendo apenas nas últimas etapas da vida. Geram poucos descendentes e apresentam um cuidado parental grande em sua prole. Incluem-se nessa curva os grandes mamíferos e os humanos.
    • Curva linear – apresenta população com mortalidade em todas as etapas da vida, sem diferenciação durante o tempo. Incluem-se nessa curva algumas espécies de aves, que possuem cuidado parental menor que os mamíferos.
    • Curva côncava – apresenta população com muitas mortes ao nascer, e geram muitos descendentes em sua prole, mas as chances de morte diminuem ao longo do tempo. Não há cuidado parental ao nascer. Incluem-se nessa curva a maioria dos peixes, árvores, invertebrados marinhos, alguns répteis. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia. 1ª ed. São Paulo: Ática, 2011; Life tables and the rate of population growth. Disponível em https://www.britannica.com/science/population-ecol.... Acesso em outubro de 2021)




    Fonte da imagem: site britannica.com



    Sobre isso, é correto afirmar que


    A) em espécies que apresentam curva convexa, ocorre grande produção de filhotes que não são “cuidados e protegidos" pelos pais. As populações com curvas de sobrevivência convexa geram poucos descendentes e apresentam grande cuidado parental ao nascer, sendo protegidos pelos pais. Incorreta.

    B) nas espécies que apresentam curvas côncavas, os pais produzem poucos filhotes e investem na sobrevivência dos mesmos. As espécies de curvas de sobrevivência côncava geram muitos descendentes e não apresentam cuidado parental ao nascer. Incorreta.

    C) curva acentuadamente côncava é decorrente de uma alta taxa de mortalidade na fase jovem do indivíduo. As populações de curva de sobrevivência côncava apresentam muitas mortes nas primeiras etapas da vida, com alta taxa de mortalidade. CORRETA.

    D) as curvas convexas estão relacionadas com baixa probabilidade de sobrevivência dos filhotes. As populações de curvas de sobrevivência convexas geram poucos descendentes, com muito cuidado com os filhotes e alta probabilidade dos filhotes sobreviverem. Incorreta.

    E) curva convexa ocorre em espécies cuja porcentagem de sobrevivência está diretamente relacionada à idade. As populações de curva convexa apresentam maior sobrevivência ao nascer, a porcentagem relacionada a idade se refere à curva linear, que não diferencia o tempo na probabilidade de morte. Incorreta.



    Gabarito do Professor: Letra C.


ID
1997296
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Acerca de ecologia de populações e comunidades, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A competição interespecífica ocorre entre indivíduos de espécies diferentes, que competem por recursos disponíveis no meio, como água, luminosidade, alimento, espaço físico etc.

    A competição intraespecífica envolve indivíduos de uma mesma espécie, que além de disputarem os mesmos recursos do meio, também disputam indivíduos da mesma espécie (brigas entre machos) em busca de uma parceira capaz de produzir descendentes férteis.

    As duas competições são imprescindíveis para a natureza, pois além de regularem o tamanho das populações, contribuindo para evitar a superpopulação de espécies, também contribuem para o processo de seleção natural, no qual somente os indivíduos melhores adaptados conseguem sobreviver no ambiente.

    A exclusão competitiva pode ser evitada se uma ou ambas as espécies em competição evoluírem até usarem um recurso diferente, ocuparem uma área diferente do habitat ou se alimentarem em períodos diferentes do dia. O resultado desse tipo de evolução é que duas espécies semelhantes passam a usar recursos amplamente não sobreponíveis e, assim, a ter nichos diferentes. Isso é chamado de partição de recursos e ajuda as espécies a coexistirem, porque há menos competição direta entre elas.

  • Questãozinha muito mal formulada. CESPE sendo CESPE. Ela em nada avalia o conhecimento da pessoa sobre o assunto.


ID
2124175
Banca
IF-SC
Órgão
IF-SC
Ano
2015
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O meio ambiente pode variar muito e isso afeta as populações, as quais ficam sujeitas a diferentes pressões. Quando isso ocorre, em algumas espécies, a população não se separa em grupos distintos, mas mostra uma modificação gradual de características ao longo de um determinado gradiente.
Assinale a alternativa que apresenta o nome pelo qual esses casos são conhecidos.

Alternativas
Comentários
  • Variação clinal é uma mudança gradual em um fenótipo (traço, caráter, feição) ao longo da distribuição de uma espécie ou população, normalmente relacionada com uma transição geográfica ou ambiental.

  • Anagênese?


ID
2150731
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As mudanças climáticas estão alterando severamente os biomas do planeta. Os tamanhos das populações estão apresentando um grande desequilíbrio. Determine qual dos fatores NÃO regulam o tamanho das populações.

Alternativas
Comentários
  • Discordo... O clima é um fator independente de densidade que pode sim influenciar no tamanho populacional de uma espécie.  Por exemplo: temperatura e precipitação são importantissimas na determinação populacional de insetos. 

  • Claro que o clima atua na densidade populacional. Fatores abióticos é bióticos atuam sim. Se acontece uma mudança no clima, isso pode causar migrações por causa da seleção natural.

  • Questão passível de anulação, pois os fatores extrínsecos (como temperatura e chuva), que estão fora da esfera de interações da população, controlam a flutuação da população.

    Referência:

    ODUM, Eugene Pleasants. Fundamentos de ecologia. São Paulo: Cengage Learning, c2016. xvi, 611 p., il; Cap. 6 Ecologia de população.

  • Ué, a própria questão afirma que o clima altera biomas, que por sua vez altera o tamanho da população.

  • Além da informação apresentada pelo Jayson (com referencia de um livro renomado), destaca-se que o parasitismo provoca a morte eventual do hospedeiro. Pode haver parasitismo sem alterar o número populacional. Um parasitóide é que mata o hospedeiro. Portanto, a letra E deveria ser o gabarito.

  • • Parasitoidismo (+/-): Causa morte no final. Difere do parasitismo, pois, neste caso, hóspede e hospedeiro sobrevivem, enquanto no parasitoidismo o hóspede é devorado pelo parasitóide.

    Portanto, a letra E seria a ÚNICA resposta correta.

    Fonte: apostila Relaçoes Ecologicas - Alex Santos Qconcursos.


ID
2536033
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Todas as populações mostram alguma flutuação em tamanho e essas flutuações populacionais são influenciadas por muitos fatores que afetam outras espécies.


Entre esses fatores

Alternativas

ID
2816764
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação à dinâmica de populações, escreva V ou F conforme seja verdadeiro ou falso o que se afirma nos itens abaixo.


( ) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume.

( ) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental.

( ) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive.

( ) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional.


Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

Alternativas
Comentários
  • Uma população é formada pelo conjunto de indivíduos de uma mesma espécie que vivem em determinada área durante certo tempo. A densidade de uma população é definida pelo número de indivíduos por unidade de área (terrestre) ou por unidade de volume (aquática): D = N/S ou D = N/V.
    A densidade é afetada pelas taxas de natalidade, mortalidade, imigração e emigração. O potencial biótico representa a capacidade de uma população crescer em condições ideais e a resistência ambiental é o conjunto de fatores que se opõe a esse crescimento, então, o tamanho das populações pode ser regulado pela densidade com o predatismo, parasitismo, competição e outros fatores físicos que não são dependentes da densidade, como temperatura e espaço. (Linhares, S. & Gewandsznajder, F. Biologia, 2011)

    Analisando a sequência: 
    (F) A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na comunidade que vive em determinada área ou volume. Falsa. A densidade é definida pelo número de indivíduos por unidade, D = N/S. 
    (V) A curva de crescimento populacional real resulta da interação entre seu potencial biológico e a resistência ambiental. Verdadeira. O potencial biológico é a capacidade de crescimento e a resistência é a oposição ao crescimento, que leva ao equilíbrio.
    (F) Qualquer população pode apresentar crescimento exponencial, independente do meio em que vive. Falsa. A população crescerá dentro de condições ideais, dependendo do meio que vive.
    (V) A capacidade de carga ou resistência ambiental, a competição e a densidade populacional são exemplos de fatores que regulam o crescimento populacional. Verdadeira. A resistência do meio se equilibra com o potencial biótico, estabilizando o crescimento. 

    A sequência correta é F, V, F, V, representada na opção C.
    a) V, V, V, F. 
    b) V, F, V, F. 
    c) F, V, F, V. 
    d) F, F, F, V. 

    Gabarito do professor: C
  •  A densidade populacional é definida como o número de indivíduos presentes na ''população'' que vive em determinada área ou volume


ID
2835667
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Considerando que os fatores ecológicos limitadores do crescimento populacional são classificados em dependentes e independentes de densidade, analise as seguintes afirmações:

I. Na regulação dependente de densidade a ação de fatores ambientais sobre a população é variável, de acordo com seu tamanho.

II. Na regulação independente de densidade não há relação entre intensidade da ação de fatores ambientais e o tamanho da população.

III. São exemplos de fatores bióticos que regulam a população por dependência de densidade: competição, predação, herbivoria e parasitismo.

IV. São exemplos de fatores abióticos independentes de densidade: temperatura, precipitação, variações climáticas extremas e competição por espaço.

É correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Respota: alternativa a

     

    A afirmação IV está errada por causa do trecho "competição por espaço", que é dependente da densidade.

  • Competição por espaço não é fator abiótico! Sabendo disso já mata a questão!


ID
2853625
Banca
UECE-CEV
Órgão
UECE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

As variáveis que são utilizadas para determinar a densidade populacional são as seguintes:

Alternativas
Comentários
  • A densidade populacional é o número médio de indivíduos divididos pela área que ocupam. Para calcular, temos a D = N/A ou D = N/V, onde D = densidade, N = número de indivíduos, A = área ocupada, V = volume ocupado. Então, as variáveis para esse cálculo são o número de indivíduos e a área ou volume. (Amabis & Martho. Biologia moderna, 1991)



    Analisando as alternativas, temos: 
    a) número de indivíduos da população e área ou volume, D = N/A ou D = N/V. Correta. 
    b) não é calculado pelas espécies. Incorreta.
    c) a biomassa não faz parte do cálculo de densidade populacional. Incorreta.
    d) o cálculo é feito por população e não utiliza biomassa. Incorreta.

    Gabarito do professor: A

  • Para determinar a densidade populacional ou o quanto um local é povoado, basta pegar o número de indivíduos total e dividir pela extensão territorial.

    Cabe salientar as diferênças:

    Povoado: População dividida pela área (extensão territorial)

    Populoso: Quantidade total de habitantes.

    *Corrijam-me se encontrarem alguma inconsistência*


ID
2941900
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em ecologia, o crescimento das populações cuja curva é do tipo sigmoide, segundo a equação de Verhulst-Pearl, alcança um limite superior que é representado pela constante K, que corresponde:

Alternativas
Comentários
  • Curva do tipo sigmoide representa um modelo de crescimento logístico populacional

    População crescendo em um ambiente em que os recursos estão disponíveis em quantidades constantes, porém limitadas (com ação limitante do ambiente).

    K = capacidade de suporte do ambiente = número máximo de indivíduos que conseguem sobreviver na condição descrita acima

    Fonte: http://eco.ib.usp.br/dinamica_populacoes_print.htm


ID
2976397
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Para calcular o número de indivíduos de uma espécie de roedor que está presente em um parque público, um biólogo utilizou a técnica de amostragem de marcação-recaptura. Na primeira avaliação das armadilhas colocadas na área, foram capturados e marcados 40 indivíduos. Duas semanas depois, 50 animais foram capturados, sendo que, destes, cinco estavam marcados. Com base nesses dados, pode-se estimar corretamente que o tamanho da população naquela região é de:

Alternativas
Comentários
  • n1 (1marcação )representa o esforço de marcação n2 (2caputura ) representa esforço de captura O número de animais já marcados e denominado de m2 Np= n1*n2/m2 50×40÷5=400
  • e com a margem de erro de 10%?


ID
3041929
Banca
UFRGS
Órgão
UFRGS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação às densidades populacionais dos ecossistemas, é correto afirmar que

Alternativas

ID
3046951
Banca
IFPI
Órgão
IF-PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um único casal de bacalhaus do Atlântico e seus descendentes, reproduzindo na taxa máxima possível para sua espécie, preencheriam o oceano Atlântico em seis anos

(SADAVA, D.; HELLER, H. C.; ORIANS, G. H.; PURVES, W. K.; HILLIS, D. M. Vida: a ciência da biologia. v. 3, 8 ed, Porto Alegre: Artmed, 2009, p. 805).

Sobre crescimento populacional, considere as seguintes afirmações:


I. Nenhuma população real consegue manter as taxas de crescimento exponencial por muito tempo, pois o aumento demográfico da população gera aumento da competitividade intra e interespecífica.

II. As populações são limitadas pela disponibilidade de recursos, diminuindo sua taxa de crescimento quando atingem níveis próximos do limite da capacidade de suporte do ambiente.

III. O aumento da taxa de mortalidade causada pelo aumento de predadores, bem como aumento de doenças e diminuição da disponibilidade de alimento são alguns dos fatores de controle do crescimento populacional.

IV. Os níveis de crescimento das populações são sempre constantes e a capacidade de suporte do ambiente aumenta juntamente com o aumento populacional.


Sobre as afirmações, indique a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
3049435
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF Sul Rio-Grandense
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os organismos podem ser encontrados em determinados locais na natureza porque eles se deslocaram até lá. Os movimentos dos organismos afetam o padrão espacial da sua distribuição (sua dispersão), e podemos reconhecer três principais padrões de dispersão, mesmo que esses padrões façam parte de um continuum.


O padrão de dispersão regular ocorre quando

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - Letra C

  • Letra C . A dispersão regular ou uniforme geralmente decorre de disputas territoriais que levam à morte de indivíduos, o que leva a muitas espécies evitarem umas às outras.

    A letra B é a explicação de dispersão ao acaso . E a letra D discorre sobre dispersão agregada.


ID
3301525
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Com base nos conhecimentos de ecologia que se tem hoje, se um predador de topo for inserido em um ecossistema na tentativa de realizar o controle populacional de uma espécie de roedor nativo, qual, dentre as consequências a seguir, pode ocorrer?

Alternativas
Comentários
  • O efeito top-down acontece quando os níveis superiores das teias alimentares (predadores, consumidores terciários) influenciam todos os níveis tróficos abaixo. A consequência é que o nível trófico superior mantêm o tamanho e equilíbrio em relação aos demais níveis.


ID
3311455
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

No estudo da dinâmica populacional, à medida que densidade de uma população aumenta, é incorreto afirmar que ocorrem:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: alternativa d

     

    Conforme aumenta a densidade de uma população, aumenta a disputa por recursos, que são limitados. Logo, diminui o alimento, espaço, abrigo, para todos, aumentando a mortalidade principalmente dos filhotes, que são mais sensíveis à escassez de recursos. Além disso, aumenta a transmissão de doenças, devido ao maior contato e proximidade dos indivíduos.


ID
3409141
Banca
CONSULPAM
Órgão
Prefeitura de Viana - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Os fatores que regulam o tamanho de uma população podem ser dependentes ou independentes da densidade populacional. Marque a alternativa que representa um fator que afeta uma população independentemente de sua densidade.

Alternativas
Comentários
  • Pesticidas

  • questão cabe recurso


ID
3541519
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Paulínia - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O desenvolvimento é dito sustentável quando as condições de suporte à vida do planeta (qualidade da água e do ar, fertilidade dos solos, níveis baixos de poluição, disponibilidade de energia) não são alteradas de forma irreversível. O desenvolvimento sustentável é incompatível com o crescimento econômico exponencial, pois o nosso planeta tem limites.

Com relação ao exposto acima, analise as afirmativas a seguir.


I. As populações e os recursos não podem crescer para sempre em um planeta finito.

II. Uma acentuada redução nas taxas de crescimento populacional e do desenvolvimento urbano-industrial poderá reduzir em muito a gravidade dos colapsos nos sistemas de suporte a vida.

III. Uma vez que a interdependência entre as nações e o meio ambiente é muito grande, as decisões de desenvolvimento deveriam ser acordadas por todas as nações.



Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
3628246
Banca
AOCP
Órgão
INES
Ano
2009
Disciplina
Biologia
Assuntos

São atributos básicos de uma comunidade biológica:

Alternativas
Comentários
  • D

    Diversidade, Estrutura e Abundancia.


ID
3658975
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Chapecó - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A capacidade de sustentação de um ambiente para que uma população estável se mantenha indefinidamente em equilíbrio é identificada como:

Alternativas

ID
3729727
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Navegantes - SC
Ano
2018
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

O número de biomassa dos animais e da camada autotrófica é certamente mais complexo de estimar do que o produto em pé das plantas. De acordo com ODUM, há três métodos básicos que podem ser empregados para realizar essa estimativa, são eles:

Alternativas

ID
3775642
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São José do Rio Preto - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um pesquisador realizou um estudo longitudinal na população de uma determinada região de sua cidade. Ao final do estudo, identificou que os dados da amostra obedeciam à distribuição normal ou Gaussiana, sendo indicado a aplicação de testes

Alternativas
Comentários
  • Resposta: E

  • Essa questão fala sobre uma pesquisa com dados de uma amostra, realizada de acordo com a distribuição normal (Gauss) que se utiliza de testes estatísticos para um resultado válido. A bioestatística é um dos principais pilares da investigação científica e leva em consideração amostras que devem ser testadas para a verificação se é paramétrica. A distribuição normal apresentada na questão é paramétrica, e uma das formas de distribuição normal mais estudadas em bioestatística. Ela é definida por dois parâmetros: a média (µ) e a variância (σ2). Os termos paramétrico e não-paramétrico referem-se à média e ao desvio-padrão, que são os parâmetros que definem as populações que apresentam distribuição normal, dentro da probabilidade. (Lopes, Bernardo. et al. Bioestatísticas: conceitos fundamentais e aplicações práticas. Rev. bras.oftalmol. vol.73 no.1 Rio de Janeiro Jan./Feb. 2014)



    A amostra foi identificada como distribuição normal, sendo indicada a aplicação de testes:

    a) trigonométricos. A trigonometria estuda os lados de um triângulo retângulo em matemática. Incorreta.

    b) geométricos. A geometria é a área da matemática que estuda figuras que não possuem volume. Incorreta.

    c) paramétricos. A distribuição normal segue os teste paramétrico, com base em média e desvio-padrão da amostra. CORRETA.

    d) não-paramétricos. Os testes não-paramétricos são indicados quando não há um parâmetro da probabilidade, se baseando na ordem dos dados, e não dos números em si. Incorreta.

    e) cartesianos. O plano cartesiano é a representação na geometria do encontro das coordenadas entre dois eixos. Incorreta.

    Gabarito da Banca: Letra E.

    Gabarito do professor: letra C, em discordância com o gabarito informado pela banca examinadora.
  • Não seria 'paramétricos'?

  • Resposta certa é cartesianos. tchau brigado

  • Gabarito correto seria letra C. Veja o gabarito comentado pelo professor


ID
3872290
Banca
IESES
Órgão
Prefeitura de São José - SC
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Existe, em determinada área, uma população de animais vertebrados que já alcançou o seu ponto de equilíbrio, em que o potencial biótico é equivalente à resistência ambiental. Todavia, os indivíduos desta população não estão distribuídos de maneira equânime no perímetro em que vivem: quanto mais próximo dos limites da área em que estão distribuídos, menos frequentes são os registros de indivíduos dessa espécie. Desta maneira, é possível afirmar que a densidade populacional decresce em direção às áreas periféricas por conta da:

Alternativas
Comentários
  • Resposta:alternativa b

     

    As condições ambientais mudam quando se aproxima da borda/periferia: há maior penetração de luz, de ventos, o ambiente é mais seco, etc. Animais mais sensíveis a essas condições geralmente têm sua população mais concentrada no centro do fragmento*

    *no comentário analisei apenas as diferenças de condições, mas os recursos também variam do centro para a periferia.


ID
3939292
Banca
GUALIMP
Órgão
Prefeitura de Porciúncula - RJ
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Sobre os fatores que afetam a ocorrência e distribuição dos microrganismos no solo, considere a alternativa que os descreve corretamente:

Alternativas

ID
4181023
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
IF-BA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após a criação de uma unidade de conservação, um grupo de pesquisadores concluiu que a área possuía condições ideais para sobrevivência e crescimento de uma espécie de primata e estimou a capacidade de suporte do ambiente em 500 indivíduos para essa espécie. Buscando fazer com que a população tenha uma taxa máxima de crescimento, quantos primatas devem ser introduzidos no ambiente, se for considerado o modelo logístico de crescimento?

Alternativas
Comentários
  • NÃO ENTENDI P.... NENHUMA KK

  • Gente, alguém explica essa questão? kkkkk

  • GABARITO B

    Dinâmica de populações

    A questão refere-se a um crescimento em condições ideais (crescimento exponencial).

    Caso a questão tratasse de crescimento em condições reais, esse crescimento seria influenciado pelo fator de resistência ambiental, como competição, doenças, falta de alimentos etc.

    Como mencionado, em condições ideais, o crescimento seria exponencial, ex.: 2 -> 4 -> 8 -> 16 -> 32 -> 64 ...

    Analisando as alternativas:

    Alternativa (A) 500 - Ora, se introduzisse 500 primatas, não haveria crescimento, pois já teria a quantidade de indivíduos de acordo com a capacidade de suporte do ambiente;

    Alternativa (B) 250 - Se introduzisse 250 primatas, com o crescimento exponencial teríamos 250 -> 500, atingindo assim a capacidade de suporte do ambiente;

    Alternativa (C) 100 - Se introduzisse 100 primatas, teríamos 100 -> 200 -> 400 (não atingiria a capacidade de suporte);

    Alternativa (D) 50 - Se introduzisse 50, teríamos 50 -> 100 -> 200 -> 400 (não atingiria a capacidade de suporte);

    Alternativa (E) 10 - Se introduzisse 10, teríamos 10 -> 20 -> 40 -> 80 -> 160 -> 320 (não atingiria a capacidade de suporte).

    Acredito que seja essa a resposta.

    Bom estudo a todos!


ID
4823008
Banca
INAZ do Pará
Órgão
Prefeitura de Magalhães Barata - PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ao se tratar sobre o crescimento de uma população, qual é o conjunto de fatores que aumentam a densidade de uma população?

Alternativas
Comentários
  • LETRA B

    Taxa de imigração e taxa de natalidade.


ID
5641027
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Timóteo - MG
Ano
2022
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma sobre controles populacionais em ecologia.


( ) O resultado da competição pode ser alterado apenas pelas condições abióticas e perturbações.

( ) Segundo a Lei do mínimo de Leibig, os recursos, individualmente, não exercem efeito sobre o crescimento populacional.

( ) A competição de interferência é aquela em que os competidores não consomem imediatamente os recursos, mas o defendem.

( ) Enquanto a competição exploratória é uma interação direta entre indivíduos, a competição de interferência é indireta, pois atua através de um recurso.

( ) A Lei do mínimo de Liebig estabelece que uma população aumenta de tamanho até que o suprimento do recurso mais limitante impeça seu crescimento adicional.

( ) A competição exploratória é aquela em que um determinado indivíduo consome e reduz a abundância de um recurso específico até que outros indivíduos não consigam persistir.

( ) O princípio da exclusão competitiva ou princípio de Gause estabelece que, quando duas espécies distintas são limitadas pelo mesmo recurso, elas não podem coexistir indefinidamente.


De acordo com as afirmações, a sequência correta é

Alternativas