SóProvas


ID
1973971
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Após denúncia de uma área contaminada por agrotó- xicos carbamatos, foi solicitada uma forma de se fazer uma avaliação preliminar da possível contaminação. Sugeriu-se o uso de um biomarcador, como a

Alternativas
Comentários
  • Os inseticidas pertencem a quatro grupos químicos principais:

    • Inibidores da acetilcolinesterase: Organofosforados e Carbamatos
    • Organoclorados: São derivados do clorobenzeno, do ciclo-hexano ou do ciclodieno. Foram muito utilizados na agricultura, como inseticidas, porém, seu emprego tem sido progressivamente restringido ou mesmo proibido. Ex: Aldrin®, Endrin®, BHC®, DDT®, Endossulfan®, Heptacloro®, Lindane®, Mirex®;
    • Piretróides: são compostos sintéticos que apresentam estruturas químicas semelhantes à piretrina, substância existente nas flores do crisântemo (Pyrethrum). Alguns desses compostos são: aletrina, resmetrina, deltametrina, cipermetrina e fenpropanato. Ex: Decis®, Protector®, K-Othrine®, SBP®.

    Fonte: http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.orga.htm#sobe

  • A questão fala sobre uma possível contaminação por carbamatos e que uma denúncia levou a solicitação de uma avaliação preliminar. Pergunta-se qual biomarcador sugerido poderia ser utilizado nessa avaliação. Os carbamatos, utilizados como agrotóxicos, são compostos orgânicos formados a partir do ácido carbâmico. Eles são muito utilizados como inseticidas, fungicidas e outros na agroindústria. Os carbamatos (grupo funcional de estrutura -NHO), junto com os organofosforados, são utilizados como medicamentos (como para Alzheimer, retenção urinária, esquistossomose), na agricultura (como inseticidas, nematicidas, herbicidas) e como guerra química. Os carbamatos possuem ação anticolinesterásica, inibindo a enzima acetilcolinesterase e gerando um acúmulo de acetilcolina na fenda sináptica do sistema nervoso, que leva a uma hiperestimulação nas células. (Caldas, Luiz Q. A. Intoxicações exógenas agudas por carbamatos, organofosforados, compostos bipiridílicos e piretróides. CCIn, Niteroi, RJ. 2000)
     

    Fonte da imagem: site cvs.saude.sp.gov.br



    Sugeriu-se o uso de um biomarcador, como a


    A) indução de mono-oxigenase. A monooxigenase é uma enzima que possui um grupo hidroxila (OH) em suas vias metabólicas, essa enzima não seria capaz de indicar a presença de carbamatos, pois ela não apresenta hidroxila em sua composição. Incorreta.

    B) inibição da acetilcolinesterase. A presença de carbamatos leva a inibição da enzima acetilcolinesterase, então a utilização desse biomarcador seria o indicado para avaliar a contaminação por carbamatos. CORRETA.

    C) fragilidade das cascas de ovos de aves. Utilizar a fragilidade de cascas de ovos como biomarcador não seria suficiente, pois indicariam a presença de agrotóxicos mas sem concluir especificidade, não haveria como afirmar se seriam apenas carbamatos. Incorreta.

    D) indução de metalotionina. Essa indução pode indicar, como biomarcador, níveis de toxicidade de metais pesados, pelo seu poder oxidativo. Ele não é capaz de indicar a presença de carbamatos. Incorreta.

    E) inibição da ácido aminolevulínico dehidratase. Essa enzima detecta níveis de chumbo (Pb) no organismo, não sendo capaz de indicar a presença de carbamatos. Incorreta.




    Gabarito do Professor: Letra B.