SóProvas


ID
1974001
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

A bacterioscopia com a coloração de Gram é um método de triagem, ou até mesmo confirmatório em alguns casos, constituindo-se uma peça importante e fundamental. Sua técnica é simples, rápida e tem capacidade de resolução. Além disso, os custos com investimento e manutenção são consideravelmente baixos diante da eficácia alcançada com os resultados imediatos dos testes. Esse método baseia-se na composição da parede celular, sendo que

Alternativas
Comentários
  • a) havendo questionamento sobre a Gram positividade ou Gram negatividade da cultura, deve ser feita uma coloração controle paralela, com uso de culturas bacterianas conhecidas como Gram positivas, como, por exemplo, a Escheruchia coloI, e Gram negativas, como o Staphylococcus aureus. ERRADA (na verdade, Staphylococcus aureus também é Gram positiva)

    b) nas bactérias Gram negativas, o tratamento com álcool-acetona não é capaz de remover o corante inicialmente aplicado à cultura devido à espessa camada de peptideoglicanas na parede celular. ERRADA (esse tipo de parede é típico das Gram positivas)

    c) após a primeira coloração, as bactérias Gram positivas formam um complexo azul intenso que não é removido pelo álcool-acetona, pois a parede celular é formada por lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e polissacarídeos que impedem a retirada do complexo cristal violeta-iodo. ERRADA (as bactérias Gram positivas formam um complexo violeta, pois a parede é formada de uma camada espessa de peptideoglicano)

    d) o descoloramento para mais ou para menos da cultura é resultante da incorreta diferenciação pelo álcool-acetona, caracterizando as Gram positivas com coloração rosa ou vermelha e as Gram negativas, roxas. ERRADA (geralmente, se você se excede no tempo de imersão da lâmina em álcool, o reagente descolore tanto as Gram positivas quanto as negativas e todas ficam com a coloração rosa da safranina)

    e) as bactérias Gram negativas possuem uma fina camada de peptideoglicanas sob uma camada de lipoproteínas, fosfolipídeos, proteínas e lipopolissacarídeos, que tem seus lipídeos removidos pelo tratamento álcool-acetona, aumentando a permeabilidade e permitindo a descoloração para posterior revelação. CORRETA