SóProvas


ID
1974016
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Um agente tóxico com elevado coeficiente de partição octanol-água e baixa polaridade foi lançado acidentalmente em um lago usado para pesca esportiva. Peritos avaliaram o local e constataram haver risco para o ecossistema límnico, principalmente pela ocorrência de

Alternativas
Comentários
  • A Bioacumulação é um processo que ocorre quando um composto químico se acumulam em elevadas concentrações nos organismos de níveis tróficos mais baixos. A exposição de um ser vivo aquático a uma água contaminada com agente tóxico pode provocar a absorção pelo organismo, entrando assim nos seus tecidos, e posteriormente, ao servir de alimento a seres de um nível trófico mais elevado, contaminará esse outro organismo, fazendo com que o contaminante suba na cadeia alimentar. 

  • Coeficiente de Partição octanol-água O coeficiente de partição octanol-água (Kow ) é definido como a relação da concentração de um agrotóxico na fase de n-octanol saturado em água e sua concentração na fase aquosa saturada em n-octanol. Ele representa o balanço entre as propriedades hidrofílicas e lipofílicas do composto e influencia o transporte de um composto orgânico no ambiente. O Kow está relacionado com vários parâmetros de interesse relativos ao composto, sendo o mais comum o fator de bioacumulação nos organismos. A acumulação e o transporte de um composto nos organismos vivos estão relacionados a várias características do composto, dentre elas a polaridade, a solubilidade em água e a afinidade com tecidos gordurosos e a natureza da ligação aos receptores biológicos. OKow é constante para cada composto a uma dada temperatura e não tem unidade. Agrotóxicos com elevado valor de Kow (acima de 10.000), apresentam características lipofílicas e, portanto, possuem maior potencial para acumulação nos organismos.

    Fonte: https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/Repositorio/circ_74_000fyua172102wx5ok076ralok8xzbt6.pdf