-
Ou seja:
Validação - de acordo ao uso (ao cliente) (dinamico_
Verificação - de acordo com os requisitos (estático)
-
Não concordei com o gabarito desta questão.
O trecho: Enquanto inspeções de software ou revisões por pares são consideradas validação estática
Pelo que pude perceber há uma imprecisão quanto ao conceito de validação. O problema é que a frase inicial ao invés de direcionar qual o contexto usado para o termo validação insere ainda mais confusão.
O processo de validação tem por objetivo estabelecer com os clientes confiança quanto ao funcionamento adequado de um software
A meu ver na questão não foram utilizados os conceitos de Verificação e Validação, já que nesses as inspeções e as revisões por pares estariam no domínio da Verificação.
PS: O comentário anterior não define corretamente os conceitos, pois não há essa classificação de Verificação ser estática e Validação ser dinâmica. Pode haver verificação estática (inspeção) ou dinâmica (teste). O mesmo vale para a Validação.
-
De acordo com Sommerville (9 ed., pag. 275), técnicas de analise estática sao técnicas de VERIFICAÇÃO de sistema. Segundo ainda o autor, "talvez a técnica de analise estatica mais usada seja a revisao e inspeção em pares...". Ora, a questão diz em "validação estática", o que está em desacordo com Sommerville. Assim, eu assinalaria Errado.
-
Putz...essas questões são para desanimar....
por mais que você saiba a matéria, o Cesp INVENTA conceitos próprios , e pior, não volta atrás mesmo com a literatura mundial monstrando que ele esta errado!
-
Houve uma confusão do examinador (estagiário) quanto aos conceitos de Validação e Verificação.
Ao meu ver... questão ERRADA.
-
Considero a questão como ERRADA pelo seguinte trecho destacado:
O processo de validação tem por objetivo estabelecer com os clientes confiança quanto ao funcionamento adequado de um software. Enquanto inspeções de software ou revisões por pares são consideradas validação estática, o teste consiste em uma técnica dinâmica de validação de software. Os termos estático ou dinâmico são relativos à necessidade ou não do software ser executado.
O mais correto seria verificação estática, a meu ver.
-
vERificação >> Especificação de Requisitos
validação >> de acordo com o cliente
-
Gabarito da questão: Certo.
-
Análise estática de softwares, também conhecida como whitebox, trabalha diretamente com o código de uma ferramenta. Nesse caso, os componentes de uma ferramenta são verificados sem que o produto seja executado. Seja por meio de uma ferramenta automatizada ou dos testes manuais, o principal objetivo dessa técnica é identificar erros de programação, tais como: Práticas ruins; Erros de sintaxe; Falhas de segurança.
Teste dinâmico pode ser empregado de forma complementar a análise estática. Esse tipo de abordagem vê o software como uma “caixa preta” (daí o nome popular “blackbox”) e trabalha, principalmente, com o desempenho e com as informações que são inseridas nas rotinas de entrada e saída de dados. Além disso, são verificados itens como: O tempo de resposta; A performance da aplicação; A capacidade do software se adaptar a diferentes ambientes; O comportamento funcional.