-
Vamos por parte:
"As normas 802.1 até a 802.12 estão relacionadas à camada de enlace de dados e algumas características da camada física, envolvendo diversos aspectos da comunicação em redes LAN e WAN." => Afirmação correta.
"As bridges, os switches e NICs (network interface card) são componentes da topologia física da rede, cabendo à bridge armazenar uma tabela MAC adress de todos os computadores da rede para conectar dois ou mais segmentos de redes." => Os bridges armazenam uma tabela MAC adress não necessariamente de todos os computadores da rede, mas daqueles que já enviou algum pacote.
-
O ponto que está incorreto na questão é quando se fala que a bridge pode conectar dois ou mais segmentos de redes. A bridge só poderá conectar no máximo 2 segmentos de rede.
-
Acredito que o erro está em dizer que switch é componente da topologia física da rede. Ele opera na camada 2(enlace) ou
na camada 3 quando switch layer 3
-
Ponte, serve para conectar duas redes distintas, permitindo comunicações entre elas. O bridge pode ser um dispositivo dedicado ou então um PC com duas placas de rede, configurado para executar esta função. À primeira vista pode parecer que o bridge tem a mesma função de um hub comum, mas as aplicações são bem diferentes. Um hub permite conectar vários PCs, que passam a fazer parte de um único segmento de rede, onde todos os dados transmitidos por um PC são transmitidos a todos, o que diminui o desempenho da rede conforme aumenta o tráfego de dados e a quantidade de PCs. O Bridge permite unir dois ou mais hubs, transformando-os em uma única rede, onde os PCs conectados a cada hub tornam-se um segmento de rede distinto. Isso faz toda a diferença, pois o bridge é capaz de examinar os pacotes e transmitir os pacotes apenas ao destinatário correto, isso previne a saturação da rede, mesmo que existam muitos PCs. As limitações são que o bridge pode conectar apenas redes que utilizem a mesma arquitetura (Ethernet por exemplo) e que utilizem o mesmo protocolo de rede (TCP/IP por exemplo). No máximo é possível juntar uma rede que utilize cabos de par trançado com outra que utilize cabos coaxiais.
Fonte: http://www.hardware.com.br/termos/bridge
-
Várias referências na literatura apontam que uma bridge pode conectar multiplos segmentos de redes.
O erro está em afirmar que as normas 802.[1-12] envolvem aspectos de comunicação em redes WAN.
-
802.[1-12] envolvem aspectos de comunicação em redes LAN e MAN apenas.
As pontes têm, internamente, uma memória que armazena os endereços MAC de todos os computadores da rede, a partir dos endereços de origem dos frames. Com base nessas informações é criada uma tabela na qual identifica cada computador e o seu local nos segmentos de rede.
-
Bridge - Dispositivo
que conecta e passa pacotes entre dois segmentos de rede que
usam o mesmo protocolo de comunicação.
-
As normas 802.1 até a 802.12 estão relacionadas à camada de enlace de dados e algumas características da camada física, envolvendo diversos aspectos da comunicação em redes LAN.
O item acrescenta INDEVIDAMENTE no escopo das normas 801.1 até 802.12 aspectos da comunicação em redes WAN.
De fato as bridges, os switches e NICs (network interface card) são componentes da topologia física da rede, já que a topologia de uma rede é a representação geométrica da relação de todos os links e os dispositivos de uma conexão (geralmente denominados nós). Além disso, a topologia física está relacionada à camada física do modelo OSI.
Por fim, ao afirmar que cabe à bridge armazenar uma tabela MAC adress de todos os computadores da rede para conectar dois ou mais segmentos de redes. Temos duas incorreções:
A primeira a grafia da palavra “address” que no item foi grafada incorretamente em vez de address.
A segunda é afirmar que cabe à bridge armazenar uma tabela MAC Address de TODOS os computadores da rede para conectar dois ou mais segmentos de redes. A tabela pode listar cada destino possível e a que porta de saída ele pertence. A tabela de encaminhamento é construída automaticamente tomando-se conhecimento da movimentação dos frames na rede. Para criar uma tabela dinâmica, precisamos de uma bridge que vá conhecendo e aprendendo, GRADUALMENTE, os movimentos dos frames. Para tanto, a bridge inspeciona os endereços de origem, bem como os de destino. O endereço de destino é utilizado para a decisão sobre encaminhamento (pesquisa em tabela); o endereço de origem é usado para acrescentar entradas à tabela e para fins de atualização.
Errado.
-
Questão toda cag*****, pipocada de erro. Vamos lá!
As normas 802.1 até a 802.12 estão relacionadas à camada de enlace de dados e algumas características da camada física, envolvendo diversos aspectos da comunicação em redes LAN e WAN. -- Errado! Eu tenho um pequeno pavor de citar wikis como fontes. Mas, dessa vez, foi a única q achei. Segundo[1], O IEEE 802.1 é um padrão que especifica a relação entre os padrões IEEE e sua interação com os modelos OSI, assim como as questões de interconectividade e administração de redes. Portanto, não tem a ver com camada de enlace. Já com relação ao 802.12, esta fonte [2] informa que trata-se de uma alternativa ao 802.3, na qual "os membros que apoiavam a proposta perdedora formaram comitê próprio e padronizaram sua própria LAN de alta velocidade (IEEE 802.12 100VG – AnyLAN)".
As bridges, os switches e NICs (network interface card) são componentes da topologia física da rede -- Outro Erro! Bridges e switches pertencem à camada de enlace. Apenas NICs pertence à camada física.
cabendo à bridge armazenar uma tabela MAC adress de todos os computadores da rede para conectar dois ou mais segmentos de redes. -- Errado! Como citado em um comentário, ela forma sua tabela, registrado destinos à medida em que os quadros passam por ela.
Fonte:
[1] https://pt.wikipedia.org/wiki/IEEE_802.1#:~:text=O%20IEEE%20802.1%20%C3%A9%20um,interconectividade%20e%20administra%C3%A7%C3%A3o%20de%20redes.
[2] https://www.gta.ufrj.br/grad/04_1/ethernet-opt/introducao.html
-
Direto ao ponto:
Brigde e Switch operam na camada de enlace, sendo baseados no endereço MAC.
Na camada física, há presença do Hub, par trançado, fibra óptica e etc... Esses trabalham com bits, e não quadros.