SóProvas


ID
1975285
Banca
IADES
Órgão
SES-DF
Ano
2014
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em relação ao controle hormonal da espermatogênese, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • O hipotálamo produz GnRH que induz a hipófise anterior a produzir LH e FSH. LH vai estimular as células de Leydig a produzir testosterona, e essa vai ter papel fundamental na espermatogênese.

  • Letra A - resposta correta (O hipotálamo produz GnRH que induz a hipófise anterior a produzir LH e FSH. O LH vai estimular as células de Leydig a produzir testosterona. Para iniciar a espermatogênese, tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente).

    Letra B - As células de Sertoli estão localizadas no epidídimo e são responsáveis pela formação da barreira hematotesticular (é uma célula somática de grandes dimensões do interior do testículo, relacionada com diversas células germinativas no túbulo seminífero).

    Letra C - A regulação da espermatogênese pelo hormônio folículo estimulante (FSH) e pela testosterona acontece pela ação desses hormônios nas células de Leydig (células de Sertoli).

    Letra D - Enquanto a testosterona é desnecessária para a espermatogênese, a ação do FSH auxilia no processo, aumentando o número das células de Sertoli (É necessária. Tanto o FSH quanto a testosterona são necessários, apesar de apenas a presença da testosterona ser suficiente).

    Letra E - A produção de espermatozoides requer aproximadamente 30 dias até estarem prontos para ejaculação e fertilização (A espermatogênese, ou seja, a produção de espermatozoides demora cerca de 70 dias. Um homem saudável produz entre 100 e 200 milhões de espermatozoides por dia, todos os dias. O processo se inicia com células espermáticas imaturas que se desenvolvem e, uma parte delas chegam ao estágio de células espermáticas maduras ou espermatozoides. Nesta etapa eles migram para o epidídimo, onde após 18 a 24 horas ganham a capacidade de se locomover, chamada de motilidade. Aptos a se moverem, eles passam pelo ducto ou canal deferente até chegarem à vesícula seminal, onde ficam armazenados até o momento da ejaculação).

    Bom estudo!