-
Camada Física - Transmissão de bis através do meio de transmissão.
Camada de Enlace de Dados - Detecção e correção de erros introduzidos pelo meio de transmissão. PDU dessa camada é o frame ou quadro, um agregado de bits.
Camade de Rede - Roteamento de pacotes através de uma ou várias redes. Responsável pelo endereçamento e roteamento.
-
A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. Suas principais funções são o roteamento dos pacotes entre fonte e destino, mesmo que estes tenham que passar por diversos nodes intermediários durante o percurso, o controle de congestionamento e a contabilização do número de pacotes ou bytes utilizados pelo usuário.A escolha da melhor rota pode ser baseada em tabelas estáticas, que são configuradas na criação da rede e são raramente modificadas; pode também ser determinada no início de cada conversação, ou ser altamente dinâmica, sendo determinada a cada novo pacote, a fim de refletir exatamente a carga da rede naquele instante. Protocolos
IP “Internet Protocol” – Recebe segmentos de dados da camada de transporte e os encapsula em datagramas, é um protocolo não confiável por não exigir confirmação.
ICMP “Internet Control Message Protocol” – É um padrão TCP/IP necessário, são documentos regidos IETF que estabelecem os padrões de cada protocolo com o ICMP os hosts e roteadores que usam comunicação IP podem relatar erros e trocar informações de status e controle limitado.
ARP “Address Resolution Protocol” - Permite certo computador se comunicar com outro computador em rede se, e somente se, o endereço de IP é conhecido pelo destinatário.
RARP “Reverse Address Resolution Protocol” – Faz o contrario do protocolo ARP, ao invés de obter o endereço MAC da maquina, o protocolo RARP requisita o endereço de IP.
IGMP “Internet Group Management Protocol” – É usado por hosts para reportar seus participantes de grupos de hosts a roteadores multicast vizinhos, é um protocolo assimétrico.
-
A camada física do modelo OSI trata da transmissão de bits brutos por um enlace de comunicações, podendo usar vários meios físicos guiados e não guiados para realizar a transmissão real. Dentre os meios guiados temos os fios de cobre e fibras ópticas, e dentre os meios não guiados, as redes terrestres sem fios, satélite e os raios laser transmitidos pelo ar.
A camada de enlace de dados do modelo OSI é responsável por coletar um fluxo de bits para um agregado maior, chamado frame (quadro), ou seja, unir os sinais brutos (zeros e uns) e “interpretá-los” como quadros, identificando as origens e destinos.
A camada de rede é responsável por fornecer os endereços para os dados (endereçamento lógico do remetente e do receptor) e escolher o melhor caminho entre o transmissor e o receptor (roteamento).
Certo.
-
Aquela questão que é quase uma aula. Bora fixar mais ainda:
(CESPE) A camada física do modelo OSI tem como função a transmissão de bits no canal de comunicação e está relacionada às características mecânicas, elétricas e de temporização das interfaces e do meio de transmissão. (C)
(CESPE) No modelo OSI, a função da camada física é transmitir bits brutos por um canal de comunicação, e a da camada de enlace de dados é transformar um canal de transmissão bruta em uma linha que pareça livre de erros não detectados de transmissão para a camada de rede.
(CESPE) No modelo OSI, a camada de enlace tem por finalidade entregar à camada de transporte um canal livre de erros. (E) -> Camada REDE
GAB C
-
EXCELENTE QUESTÃO!!!
Uma verdadeira aula...
-
Anotem essa questão, pois ela salva vidas!