SóProvas


ID
197719
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

Em proteção de sistemas elétricos, o relé de bloqueio (86) é um
equipamento auxiliar que opera de forma extremamente rápida,
sendo capaz de realizar diversas funções. A respeito desse relé,
julgue os itens seguintes.

Uma vez acionado, o relé de bloqueio impede o fechamento do disjuntor. O seu rearme é feito remotamente, em geral, do centro de operação da empresa concessionária de energia elétrica, local onde é realizada a programação diária do suprimento aos consumidores.

Alternativas
Comentários
  • A questão está errada, pois o rearme do 86 só pode ser realizado localmente.
  • Relé de bloqueio (função 86) é um relé auxiliar que tem o objetivo de bloquear o religamento do disjuntor, até que um operador conscientemente vá lá e retire essa função de bloqueio. Isso aí pode ser usado pra dar proteção a um cara que vai lá fazer uma manutenção na coisa, pra ninguém ligar o disjuntor e fritar ele, e também pra impedir um operador preguiçoso ou desantenado de sair religando um disjuntor sem ter ido lá dar uma olhada se o troço não tá pegando fogo.
    Os relés de bloqueio comuns são eletromecânicos. São basicamente uma chave que tu gira pra um lado, liga e deixa uma mola pressionada pra quando ele precisar operar ele ter energia pra isso. Daí depois que o negócio atua o operador vai lá e liga essa chave de novo, ou seja, retira manualmente a função de bloqueio. O relé pode ficar próximo ao equipamento
    Os relés microprocessados atuais também podem ter a função de bloqueio, e o rearme realmente pode ser feito remotamente do centro de operação (o operador vai lá no computador e dá um comando remoto especificamente para ser retirado o bloqueio).
    O rearme do relé de bloqueio, portanto, não é necessariamente nem geralmente feito remotamente, embora possa ser.