As normas mais importantes para a especificação de disjuntores são as emitidas pela IEC da série 62271, indicadas abaixo:
• IEC 62271-1
High voltage switchgear and controlgear
Part 1: Common specifications
• IEC 62271-100
High voltage switchgear and controlgear
Part 100: Alternating current circuit breakers
• IEC 62271-109
High voltage switchgear and controlgear
Part 109: Alternating current series capacitor bypass switches
• IEC 62271-110
High voltage switchgear and controlgear
Part 110: Inductive load switching
IEC/TR 62271-302
High voltage switchgear and controlgear
Part 302: Alternating current circuit breakers with intentionally non simultaneous
pole operation
As normas ABNT em vigor estão caminhando para uma tradução das normas IEC, onde a nova denominação é NBR IEC. Em alguns casos são incluídas necessidades brasileiras, completando assim a norma. No que diz respeito aos disjuntores, a norma mais importante
desse grupo, por ser uma tradução idêntica da edição 1.0 da Norma IEC 62271-100, era:
• NBR IEC 62271-100:2006
Equipamentos de alta-tensão.
Parte 100: Disjuntores de alta tensão de corrente alternada.
Os disjuntores possuem, em comum com outros equipamentos (como os seccionadores), algumas características importantes para sua especificação. A norma IEC que padroniza essas características é a IEC 62271-1. A ABNT aprovou, em 2006, uma tradução
dessa norma, que recebeu o seguinte número e título:
• NBR IEC 60694:2006
Especificações comuns para normas de equipamentos de manobra de alta-tensão e mecanismos de comando.
Normas ANSI/IEEE
As normas ANSI / IEEE dividem-se em dois grupos: as da série C37.1, 2 etc., que se referem aos disjuntores dimensionados segundo a corrente total de interrupção, e as da série C37.01, 02 etc., que considera o dimensionamento segundo a componente simétrica da corrente de curto-circuito (série mais recente).As normas ANSI serão raramente mencionadas neste texto, em virtude da pequena participação da indústria norte-americana no fornecimento de disjuntores no Brasil. Deve-se considerar, também, o fato de os fabricantes de disjuntores estabelecidos no país serem todos de origem europeia e a circunstância de as normas ABNT serem baseadas, essencialmente, nos documentos IEC.
Texto retirado do livro: Equipamentos de Alta Tensão - Prospecção e Hierarquização de Capítulo 12 páginas - 533,534 e 535
Assim, o item III estaria correto se fosse considerado NBR e IEC.
Erro da primeira.
I. Um disjuntor é um dispositivo de manobra e proteção capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes sob condições normais de circuito, assim como estabelecer, conduzir por tempo indeterminado, e interromper correntes sob condições anormais especificadas do circuito, tais com as de curto-circuito.
O disjuntor não estabelece nada, ele pode conduzir e interromper, mas não estabelece. E ele não conduz por tempo indeterminado, até porque não suportaria a dissipação de energia de uma corrente na ordem de kA.
III. Para a segurança das instalações elétricas e a garantia da proteção, é necessário especificar os disjuntores de forma adequada, usando as normas NBR e IEEE existentes.
Como o colega mencionou é IEC, IEEE é um instituto de engenheiros eletricistas e eletrônicos.