SóProvas


ID
197752
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Engenharia Eletrônica
Assuntos

O domínio da eletrônica industrial pode ser subdividido
em eletrônica de potência e eletrônica de regulação e comando.
A eletrônica de potência é a aplicação de dispositivos
semicondutores em sistemas elétricos de potência. Por meio dos
dispositivos semicondutores de potência, associados a outros
circuitos eletrônicos, podem-se acionar e controlar diversos tipos
de cargas industriais. A amplificação da potência e a potência
dos dispositivos envolvidos são preponderantes.

A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.


Nos conversores CC-CC que utilizam fontes de energia que não possuem indutância interna, como baterias de acumuladores, a corrente de entrada pode variar rapidamente e, além disso, a potência absorvida pela carga é a mesma fornecida na entrada do conversor.

Alternativas
Comentários
  • Não compreendi o gabarito... Vejamos, a ausência de indutância interna da fonte elimina os efeitos da comutação entre os diodos ou pares de diodos que estarão conduzindo a cada ciclo. Dessa forma, a corrente de entrada pode variar rapidamente a cada comutação.

    Quanto ao fato da potência absorvida pela carga ser a mesma fornecida na entrada do conversor, esse fato também é verdadeiro no caso do conversor ser ideal, o que não se menciona na assertiva.

    Caso alguém possa indicar onde estaria o erro, eu agradeço.

    Avante colegas!!
  • Também não entendi esta.
    Pedi ajuda para o amigo fredbh, que acredita que não se deva considerar os equipamentos como ideais na maioria das questões, e que o erro estaria aí. Já vi questão do CESPE para os dois lados (em que a banca não dizia nada e, para "acertar", tu tinha que considerar real numa e ideal na outra).
    Vou cuidar as próximas questões para tentar formar uma espécie de "estatística", pra pelo menos na hora da prova saber decidir qual a melhor interpretação a usar com o CESPE.
  • Tá mesmo difícil digerir.

    Alguns conversores CC-CC são projetados para que tenham uma frequência de chaveamento alta em relação à constante de tempo do circuito (o período é muito menor que a constante de tempo), e embora a corrente possa variar exponencialmente nas indutâncias (do conversor e não da fonte), diante de um período tão pequeno de chaveamento, essa variação não será relevante, ou seja, neste caso a corrente de saída tenderia a ser praticamente linear.

    Porém podemos ter conversores buck com valores de indutâncias baixos que permitem uma grande variação da corrente da corrente de entrada e como a questão diz "pode variar rapidamente", deveria ser considerada correta.

  • Acredito que a questão pretende abordar as perdas no chaveamento.

    A diferença entre a potência de entrada e a potência da carga é exatamente as perdas nos equipamentos de chaveamento, portanto não são as mesmas, diferente do que está escrito na questão.

    A resposta como "errada" está correta.