Gabarito C: Para o autor, esse processo de aprendizado gerencial é composto de quatro dimensões básicas: cognitiva, analítica, comportamental e habilidade de ação. A seguir podemos vê-las em detalhes:15
Ø Cognitiva – é relacionada ao processo de ser informado e de aprender sobre administração baseado no montante estoque de conhecimentos já existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até o arsenal de ideias existentes sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais. Seria, portanto, mais ligada ao conhecimento “puro”.
Ø Analítica – é relativa ao processo de aprender a identificar e a diagnosticar problemas administrativos decompondo-os em diferentes partes, para rearrumá-los na busca de novas soluções. Dessa maneira, aprende-se a estabelecer relações entre fatores organizacionais e a identificar os mais importantes, além de se poder ver a potencialidade de técnicas e instrumentos administrativos na solução de problemas. Assim sendo, se refere mais à capacidade de entender os desafios e montar cenários complexos.
Ø Comportamental – se relaciona ao processo de aquisição de novas maneiras de interação humana, entre padrões alternativos conhecidos e validados socialmente. Portanto, abrange, por exemplo, novas formas de comunicação, de interagir em pequenos grupos, de exercer ou de lidar com poder e autoridade. É, de certo modo, ligada às habilidades humanas, como a oratória, a facilidade de comunicação e a empatia.
Ø Habilidade de ação – se refere à capacidade de alterar intencionalmente a realidade, ou seja, a capacidade de transformar conhecimentos e alternativas comportamentais em formas efetivas de ação. Assim sendo, abrange uma melhor compreensão de si próprio, de seu papel organizacional, dos objetivos e do contexto em que se atua, além do comprometimento com a missão da empresa em que se trabalha. Essa dimensão é importante, pois passa a ideia de que somente o conhecimento não gera resultados – é necessário “pôr em prática”.
Em sua obra, Andreia Ribas e Cassiano Salim, abordam o conceito de Treinamento, Desenvolvimento e Edução (TD&E), divindo os processos básicos de disceminação do conhecimento e aprendizado em quatro etapas básicas:
- Diagnóstico (observar quais são as necessidades dos colaboradores, em face aos objetivos da organização, elaborando as LNT's)
- Planejamento (transformar as necessidades observadas em objetivos instrucionais)
- Aplicação (Escolher a melhor e mais didática forma para aplicação dos módulos de aprendizado)
- Avaliação (observar a Reação, o Aprendizado, o Comportamento e os Resltados dos processos de treinamento.
(*)Fonte: facebook.com/admfederal