SóProvas


ID
1977916
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

Arquitetura de computadores do tipo IBM-PC possuem um software gravado em memória de gravação permanente e que é responsável por dar suporte básico de acesso ao hardware do computador. Trata-se da

Alternativas
Comentários
  • O que é o POST?

    POST (Power oself test, que em português é algo como "Auto-teste de inicialização") é uma sequência de testes ao hardware de um computador, realizada pelo BIOS, responsável por verificar preliminarmente se o sistema se encontra em estado operacional. Se for detectado algum problema durante o POST a BIOS emite uma certa sequência de bips sonoros, que podem mudar de acordo com o fabricante da placa-mãe. É o primeiro passo de um processo mais abrangente designado IPL (Initial Program Loading)

     

    http://kawaiforeverandever.blogs.sapo.pt/post-1671

  • BIOS = Basic Input Output System

  • Gabarito A

    BIOS (um acrônimo de Basic Input/Output System, em português Sistema Básico de Entrada/Saída, e também conhecido como System BIOSROM BIOS ou PC BIOS) é um firmware não-volátil usado para realizar a inicialização do hardware durante o processo de inicialização (por meio do botão de inicialização da máquina) e para fornecer serviços de tempo de execução para sistemas operacionais e programas. O firmware BIOS vem pré-instalado na memória permanente da placa mãe do computador e é o primeiro software a ser executado quando liga-se a máquina. O nome origina-se do Sistema Básico de Entrada/Saída usado no sistema operacional CP/M em 1975. Originalmente proprietário à IBM PC, o BIOS passou por engenharia reversa por empresas que buscavam criar sistemas compatíveis. A interface deste sistema original serve como um padrão de facto.

    O BIOS, em PCs modernos, inicializa e testa os componentes de hardware do sistema e carrega um carregador de inicialização de um dispositivo de memória em massa, o qual inicializa um sistema operacional. Na era do MS-DOS, o BIOS fornecia uma camada de abstração de hardware para o teclado, monitor e outros dispositivos de entrada/saída (E/S) que padronizaram uma interface para programas aplicativos e para o sistema operacional. Sistemas operacionais mais recentes não usam o BIOS após a carga, acessando, em vez disso, os componentes de hardware diretamente.

     

     

     

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !

  • GABARITO (A).

    “O BIOS carrega o sistema operacional, lendo o primeiro setor do disco rígido denominado MBR também conhecido como trilha zero. Na trilha zero vai um pequeno software, conhecido como Bootstrap, que instrui o BIOS a carregar o executável do gerenciador de boot, armazenado em um ponto específico do HD.” Armazenado na ROM.