SóProvas


ID
1977985
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Redes de Computadores
Assuntos

Diferentes protocolos do conjunto TCP/IP são utilizados para prover meios a fim de implementar a segurança na comunicação pela internet. Dentre eles, está o

Alternativas
Comentários
  • Protocolo SSH

    É um protocolo para conexão segura (criptografada) entre um cliente e um servidor.

    Uma de suas aplicações mais utilizadas é o chamado Tunnelling, que oferece a capacidade de redirecionar pacotes de dados.

    Porta TCP/22

     

    Fonte: Forouzan

  • LDAP 

    Atua na Camada de Aplicação do modelo TCP/IP

    Porta padrão: 389

    Lightweight Directory Access Protocol,  é um protocolo de aplicação aberto, livre de fornecedor e padrão de indústria para acessar e manter serviços de informação de diretório distribuído sobre uma rede de Protocolo da Internet (IP). Serviços de diretório desempenham um papel importante no desenvolvimento de aplicações intranet e Internet permitindo o compartilhamento de informações sobre usuários, sistemas, redes, serviços e aplicações através da rede. 

     

    OSPF 

    Atua na camada de rede do modelo TCP/IP

    OSPF - Open Shortest Path First - é um protocolo de roteamento para redes que operam com protocolo IP. Ele  é um protocolo de roteamento do tipo link-state, que envia avisos sobre o estado da conexão (link-state advertisements, LSA) a todos os outros roteadores em uma mesma área hierárquica. Informações sobre interfaces ligadas, métrica usada e outras variáveis são incluídas nas LSAs. Ao mesmo tempo em que o roteador OSPF acumula informações sobre o estado do link, ele usa o algoritmo SPF para calcular a melhor rota para cada nó.

     

    SIP

    Atua na Camada de Aplicação do modelo TCP/IP

    SIP é um protocolo de sinal para estabelecer chamadas e conferências através de redes via Protocolo IP, um exemplo típico seria o VoIP. O estabelecimento, mudança ou término da sessão é independente do tipo de mídia ou aplicação que será usada na chamada; uma chamada pode utilizar diferentes tipos de dados, incluindo áudio e vídeo.

     

    SNMP

    Atua na Camada de Aplicação do modelo TCP/IP

    Porta padrão: 161

    Simple Network Management Protocol (SNMP), em português Protocolo Simples de Gerência de Rede, é um "protocolo padrão da Internet para gerenciamento de dispositivos em redes IP". Dispositivos que normalmente suportam SNMP incluem roteadores, comutadores, servidores, estações de trabalho, impressoras, racks modernos e etc. SNMP é usado na maioria das vezes em sistemas de gerenciamento de rede para monitorar dispositivos ligados a rede para condições que garantem atenção administrativa.

     

    Fonte: https://pt.wikipedia.org

  • Gabarito E

    Secure Shell (SSH) é um protocolo de rede criptográfico para operação de serviços de rede de forma segura sobre uma rede insegura. O melhor exemplo de aplicação conhecido é para login remoto de usuários a sistemas de computadores.

    O SSH fornece um canal seguro sobre uma rede insegura em uma arquitetura cliente-servidor, conectando uma aplicação cliente SSHcom um servidor SSH. Aplicações comuns incluem login em linha de comando remoto e execução remota de comandos, mas qualquer serviço de rede pode ser protegido com SSH. A especificação do protocolo distingue entre duas versões maiores, referidas como SSH-1 e SSH-2.

    A aplicação mais visível do protocolo é para acesso a contas shell em sistemas operacionais do tipo Unix, mas também verifica-se algum uso limitado no Windows. Em 2015, a Microsoft anunciou que incluiriam suporte nativo para SSH em uma liberação futura.





    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"

    Força e Fé !

    Fortuna Audaces Sequitur !