SóProvas


ID
1978414
Banca
Aeronáutica
Órgão
AFA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Quando usamos um termômetro clínico de mercúrio para medir a nossa temperatura, esperamos um certo tempo para que o mesmo possa indicar a temperatura correta do nosso corpo. Com base nisso, analise as proposições a seguir.

I) Ao indicar a temperatura do nosso corpo, o termômetro entra em equilíbrio térmico com ele, o que demora algum tempo para acontecer.

II) Inicialmente, a indicação do termômetro irá baixar pois o vidro transmite mal o calor e se aquece primeiro que o mercúrio, o tubo capilar de vidro se dilata e o nível do líquido desce.

III) Após algum tempo, como o mercúrio se dilata mais que o vidro do tubo, a indicação começa a subir até estabilizar, quando o termômetro indica a temperatura do nosso corpo.

Podemos afirmar que são corretas as afirmativas

Alternativas
Comentários
  • Gabarito Letra D!

  • É a B, o site está errado creio eu. Já que a II e a III se anulam, ou seja, dentre essas duas só uma está certa. Junto com a I, gabarito letra B.
  • I) VERDADEIRO, o fundamento do termômetro de mercúrio é que ele entre em equilíbrio térmico com o corpo que vai medir, fazendo com que o liquido dilate e marque uma valor na escala. Porém esse movimento demanda um tempo pois depende do fluxo de calor.

    II) VERDADEIRO, o vidro é um mal condutor térmico o que faz com que ele dilate a si próprio antes que passe o calor para o mercúrio.

    III) VERDADEIRO, após o calor "chegar" ao mercúrio ele irá dilatar mais que o vidro e por fim marcará a temperatura de equilibro entre o corpo e o termômetro.

    Obs.: As afirmativas II e III não se anulam pois cada uma das afirmativas trata de momentos diferentes do mesmo acontecimento físico. II ocorre em t1 enquanto III ocorre em t2, t1<t2.