SóProvas


ID
1979281
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Ambiental e Sanitária
Assuntos

Como uma das técnicas de recuperação de áreas degradadas, tem-se o plantio de enriquecimento, que consiste

Alternativas
Comentários
  • Gab B

     

    A técnica de enriquecimento consiste em restaurar áreas não totalmente degradadas, ou seja, RESTAURANDO parte da comunidade. Esse processo pode ser feito através de do manejo de espécies em estágios finais de sucessão ou pioneiras secundárias, otimizando a autorregeneração, uma vez que, parte-se do principio de enriquecimento e não de recuperação!

     

    erros...

     

    a) no plantio de mudas, preferencialmente de espécies iniciais da sucessão, nos espaços não ocupados pela regeneração natural, em especial, em locais que alteram a boa presença de regeneração natural com locais onde ela não ocorre.

    c) em manter todo e qualquer tipo de espécie vegetal nativa (ervas, arbustos, árvores) que surgir naturalmente e se desenvolver nas áreas-alvo de restauração florestal.

    d) no plantio de mudas em toda área-alvo da restauração, realizando combinações das espécies em módulos ou grupos de plantios.

  • Letra B- Consiste na introdução de espécies, principalmente dos estádios finais da sucessão ecológica, em áreas com melhores condições do solo já com presença de vegetação nativa, porém com baixa diversidade de espécies. É uma técnica que deve ser proposta para preencher espaços com falhas da regeneração natural. Visa a aumentar a biodiversidade aos níveis naturalmente encontrados no ecossistema de referência. Essa técnica também busca suprimir as espécies indesejáveis que estariam se estabelecendo nestas falhas. Pode ser realizado por meio de sementes ou de mudas.

    https://www.embrapa.br/codigo-florestal/enriquecimento.

  • a) no plantio de mudas, preferencialmente de espécies iniciais da sucessão, nos espaços não ocupados pela regeneração natural, em especial, em locais que alteram a boa presença de regeneração natural com locais onde ela não ocorre. (ADENSAMENTO)