A AMFE é uma ferramenta poderosa que nasceu dentro da Indústria da Aeronáutica para buscar a confiabilidade das aeronaves. A AMFE é uma metodologia sistemática para identificar os modos de falha do sistema para buscar ações pró-ativas para prevenir a falha ou diminuir seus efeitos.
A APP objetiva prever e identificar os riscos envolvidos em determinado empreendimento, tanto na fase de implantação quanto na fase de operação, com o intuito de eliminar, minimizar ou controlar os riscos antes que estes se materializem, exigindo gastos para o replanejamento da planta do empreendimento.
O HazOp é uma técnica projetada para identificar perigos que possam gerar acidentes nas diferentes áreas da instalação, além de perdas na produção em razão de descontinuidade operacional.
O HazOp é efetivo na identificação de incidentes previsíveis, mas também é capaz de identificar as mais sutis combinações que levam a eventos pouco esperados.
AAF - Consiste em um processo lógico e dedutivo que, partindo de um evento indesejado e pré-definido (evento topo), busca-se as possíveis causas de tal evento (pensamento reverso).
Visa melhorar a confiabilidade de processos por intermédio de análise sistemática de possíveis falhas e suas consequências, orientando na adoção de medidas preventivas e/ou corretivas.
A elaboração de uma árvore de falhas traz uma série de outros benefícios, tais como o aumento do domínio das características técnicas dos equipamentos que compõe o sistema, a identificação da sequência das falhas críticas e a melhor interação entre os membros da equipe de projetos, operação e manutenção.