SóProvas


ID
1979557
Banca
VUNESP
Órgão
MPE-SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Na elaboração e na implementação de um Programa de Segurança na Utilização de Ferramentas Manuais ou Portáteis, há que se considerar, entre outros aspectos, que

Alternativas
Comentários
  • Colocar extensores em pés de cabra e alavancas é considerado improviso e deve ser proibido a fim de evitar acidentes.

  • A) para angariar a adesão dos trabalhadores, é necessário tolerar pequenos desvios comportamentais, como o hábito de se usar ferramenta de ar comprimido para “bater pó” das roupas após o expediente. Errada

    18.22.13 As ferramentas devem ser apropriadas ao uso a que se destinam, proibindo-se o emprego das defeituosas, danificadas ou improvisadas, devendo ser substituídas pelo empregador ou responsável pela obra. 

    B) nem sempre estará disponível a ferramenta adequada à tarefa demandada, de maneira que os trabalhadores devem ser orientados a utilizar adaptações possíveis, como o uso de talhadeiras como alavancas. Errada pelo mesmo motivo acima.

    C) embora inexista risco na exposição a vibrações de corpo inteiro, em face das diferenças de frequência em relação àquelas naturais do corpo humano, o uso de ferramentas causadoras de vibrações localizadas deve ser monitorado. Errado, pode existir risco de VCI.

    Cada parte do corpo humano vibra numa frequência característica; quando uma vibração externa de mesma frequência atinge aquela parte, ocorre o fenômeno da ressonância (amplificação da vibração).

    As vibrações localizadas são transmitidas aos membros superiores (e menos comumente aos membros inferiores) através, principalmente, do uso de ferramentas manuais, portáteis ou não, tais como motosserras, furadeiras, serras, politrizes, britadeiras e martelos pneumáticos. 

    Podem ser agravantes fatores como o tempo exposição, as características das ferramentas e da vibração, os métodos de trabalho, a intensidade e a direção das forças aplicadas pelo operador ao segurar a ferramenta, as posturas das mãos e braços, entre outros. 

    D) pode ser necessário combater pequenos vícios dos trabalhadores, como na operação de serrar, em que o ataque à madeira deve se dar empurrando o serrote, sem muita força, para tracioná-lo com mais pressão. Errada

    Acredito que o erro do item seja esse, pois existem vários tipos de serrotes, alguns o corte se faz puxando a serra e não empurrando, o que pode causar o rompimento da lâmina. Existem ainda serras com dentes simétricos que permitem seu uso em qualquer direção.

    E) os pés de cabra e alavancas devem ser escolhidos de acordo com a tarefa a ser executada, de maneira que nunca sejam utilizados quaisquer tipos de extensão para aumentar a capacidade de força da ferramenta. CORRETA

    18.22.13 As ferramentas devem ser apropriadas ao uso a que se destinam, proibindo-se o emprego das defeituosas, danificadas ou improvisadas, devendo ser substituídas pelo empregador ou responsável pela obra.