SóProvas


ID
1979869
Banca
SUGEP - UFRPE
Órgão
UFRPE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A atribuição de um número a cada usuário, tendo por critério a ordem de entrada ou de registro, é uma característica do método:

Alternativas
Comentários
  • Gab. letra B.

     

    O método numérico, como o próprio nome diz, é aquele em que os documentos são ordenados por número. Na utilização deste método, pode-se optar por três maneiras distintas: numérico simples, cronológico ou dígito-terminal.

    O método numérico simples é adotado quando a organização é feita pelo número do documento ou da pasta em que este foi arquivado. É um método muito utilizado na organização de prontuários médicos, pastas de funcionários, processos e filmes.

    No entanto, ao se trabalhar com números maiores, com vários dígitos, o método numérico simples acaba por se tornar muito lento e trabalhoso, tanto na organização quanto na localização do documento.

    Neste caso, é indicada a utilização do método digito-terminal, onde a ordenação é feita pelos dois últimos dígitos, o que torna o arquivamento mais rápido e eficiente.

    A seguir, temos um exemplo prático da utilização do método dígito-terminal.
    14-25-01
    78-44-10
    22-26-28
    99-15-44
    36-27-44

    Observe que a ordenação foi feita pelos dois últimos dígitos.

    Quanto estes são iguais, a ordenação se dará pelos dois dígitos anteriores. O método numérico cronológico é aquele utilizado para organizar os documentos por data. É um método largamente utilizado na organização de fotografias, documentos financeiros e outros em que a data seja o principal elemento na busca da informação.

     

    fonte: http://desempregadonaoconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/metodos-de-arquivamento.html

  • Método Numérico: São ordenados por números de três maneiras distintas (Simples, Cronológico e Dígito-terminal).

    Numérico Simples é adotado quando a organização é feita pelo número do documento ou da pasta em que este foi arquivado. É muito utilizado na organização de prontuários médicos, pastas de funcionários, processos e filmes.

  • Método Numérico Simples
    Neste método, para cada documento é atribuído um número, a partir do qual serão organizados os documentos. Como no momento da busca a procura acontecerá a partir de um nome, este método exige a adoção de um índice alfabético, também chamado de onomástico,
    que permitirá identificar o número de cada documento e, assim, possibilitar sua localização.

    Método Numérico Cronológico
    Este método lembra cronologia. Cronologia se refere a tempo, nesse caso relativa a uma data ou a um período relacionado aos documentos.
    Com esse método, os documentos são organizados a partir de uma data, que, na maioria das vezes, é a data de produção do documento. É o caso de notas fiscais, por exemplo, quando são arquivadas pelo dia, mês e ano de sua emissão.
    Como outro exemplo de aplicação desse método, pode-se citar a organização de prontuários médicos, que geralmente são organizados a partir da data de nascimento do indivíduo.

     

    Fonte: Reis, Leonardo - Arquivologia facilitada / Leonardo Reis e João Santos. - Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

     

    PS: Tomem cuidado com certos materiais encontrados na internet!

    Gabarito: B

  • numérico simples: prático, não requer qualquer planejamento inicial. A pasta é arquivadaem ordem numérica. O documento
    receberá o no da pasta + um no sequencial (ordem de entrada), facilitando,dessa forma, o seu rearquivamento e evitando o extravio.

    b) numérico cronológico: método mais indicado para arquivamento de “processos”.É o mais usado em sistemas de protocolo e adotado em repartições públicas, as mais variadas.Numera-se os documentos e não as pastas.

    c) numérico dígito-terminal: O número é o elemento principal de identificação.Usado sobretudo quando há um volume grande de documentos, a fim de se reduzir erros no arquivamento, possibilitando, assim, uma recuperação mais ágilda informação. Estes são divididos em três grupos, formando pares, e lidos da direita para a esquerda.

    Ex:. 98-30-21

    Em uma prova, primeiro olhamos o grupo primário (GP). Virá primeiro o menor número neste grupo. Caso seja o mesmo número, olhamos o
    grupo secundário (GS) – também o menor número virá primeiro; se também for repetido, observamos o terciário (GT), que representa o número dado ao documento.

     

    Fonte: Arquivologia para concursos (Renato Valentini)

  • Variadex • É o método alfabético, acrescentando cores (excelente auxiliar mnemônico) às letras. Trabalha-se com 5 cores diferentes. As cores são atribuídas em função da 2ª letra do nome de entrada no arquivo. As guias são coloridas e as notações alfabéticas.

    Soundex • Usa-se para arquivar nomes, reunindo-se pela semelhança da pronúncia apesar de a grafia ser diferente.

  • numérico simples: prático, não requer qualquer planejamento inicial. A pasta é arquivadaem ordem numérica. O documento
    receberá o no da pasta + um no sequencial (ordem de entrada), facilitando,dessa forma, o seu rearquivamento e evitando o extravio

     

    é adotado quando a organização é feita pelo número do documento ou da pasta em que este foi arquivado. É muito utilizado na organização de prontuários médicos, pastas de funcionários, processos e filmes.

  • uma das caractéristicas do númerico simples : um número a cada correspondente, cliente, fornecedor, etc.,

    Fonte: EstratégiaConcursos