SóProvas


ID
198022
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação às potencialidades e aos contingenciamentos a que está
submetida a produção jornalística, julgue os próximos itens.

O cerne da teoria do agendamento (agenda setting) consiste na forma como as redações organizam as rotinas produtivas no estabelecimento de uma agenda diária da produção de notícias.

Alternativas
Comentários
  • A Teoria do Agendamento ou Agenda-setting theory, no original, em inglês, é uma teoria de Comunicação formulada por Maxwell McCombs e Donald Shaw na década de 1970. De acordo com este pensamento, a mídia determina a pauta (em inglês, agenda) para a opinião pública ao destacar determinados temas e preterir, ofuscar ou ignorar outros tantos.

    A premissa básica da teoria em sua forma moderna, foi formulada originalmente por Bernard Cohen em 1963: "Na maior parte do tempo, [a imprensa] pode não ter êxito em dizer aos leitores o que pensar, mas é espantosamente exitosa em dizer aos leitores sobre o que pensar" (pág.13).
     

  • A teoria do agendamento estuda a maneira como os meios de comunicação estabelecem a agenda contemporânea. Ela defende que as pessoas têm tendência de excluir ou incluir nos seus próprios conhecimentos aquilo que a mídia exclui ou inclui no seu próprio conteúdo. Tudo que é transmitido pela mídia será objeto de conversa entre as pessoas. Esse é o cerne do Agendamento. A questão da organização das rotinas produtivas dentro das redações, na verdade, está relacionada a outra teoria: a organizacional. Por isso, questão errada.
  • Na Teoria do Agendamento as escolhas se baseiam nos critérios de noticiabilidade. Na do Gatekeeper é que se baseiam nas rotinas produtivas.
  • o conceito descrito pela questão é o do newsmaking.

  • A Teoria do Agendamento pressupõe que as notícias são como são porque os veículos de comunicação nos dizem em que pensar, como pensar e o que pensar sobre os fatos noticiados. Nada a ver com estabelecimento de uma agenda diária de produção de notícias.

    A teoria do agendamento defende a ideia de que os consumidores de notícias tendem a considerar mais importantes os assuntos veiculados na imprensa, sugerindo que os meios de comunicação agendam nossas conversas. Ou seja, a mídia nos diz sobre o que falar e pauta nossos relacionamentos.

  • Organização de rotinas produtivas remete ao newsmaking, não ao agendamento.

    Item ERRADO