SóProvas


ID
1980658
Banca
Aeronáutica
Órgão
CIAAR
Ano
2013
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

A aloimunização Rh na gestação consiste na sensibilização ao antígeno D presente na superfície eritrocitária. Durante gestação e parto, pequenas quantidades de hemácias fetais podem atingir a circulação materna. Em relação à aloimunização Rh na gestação, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma abaixo. A seguir, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Imunoglobulina anti-D deve ser administrada para todos os casos de abortamentos com intervenção cirúrgica, independentemente da idade gestacional, e com o mesmo grau de evidência para os abortamentos completos após 12 semanas de gestação. Para os abortamentos espontâneos completos abaixo de 12 semanas de gestação, a recomendação em favor da administração é baseada em consensos e opiniões de especialistas.

( ) A administração de imunoglobulina anti-D em gestantes Rh negativas não sensibilizadas na 28ª semana ou entre a 28ª e a 34ª semanas de gestação reduz o risco para a ocorrência de aloimunização Rh.

( ) A imunoglobulina anti-D administrada dentro do período de 72 horas após o parto demonstra significativa redução no risco de aloimunização em puérperas Rh negativo. Em caso de omissão da administração até 72 horas, existe benefício em administrá-la até o trigésimo dia após o parto.

( ) A pesquisa de anticorpos irregulares deve ser solicitada na primeira consulta de pré-natal e, nos casos em que a gestante não é sensibilizada, deverá ser repetida com 27 semanas, antes da administração da imunoglobulina anti-D. Após a administração, os títulos de anti-D não devem ser solicitados com intervalos menores do que 6 semanas. No caso de gestante sensibilizada, deve-se determinar os títulos de anticorpo anti-D a cada 4 semanas e, após 28 semanas, a cada 2 semanas.

Alternativas
Comentários
  • Alan,

    Você é muito bom. Explicou com muita facilidade. Não entendi nada quando o professor ensinou. Obrigada.