SóProvas


ID
198121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

A comunicação administrativa relaciona-se aos fluxos, aos níveis e às redes de comunicação que permitem o funcionamento do sistema organizacional, confundindo-se com a comunicação interna e, às vezes, sendo substituída por ela.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Ela também ajuda a informar regras e normas da organização. Algumas características dessa comunicação são: caráter prioritariamente informativo, conversação em prol da boa execução de tarefas, instruções, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais. Enfim, trata-se do suporte informacional normativo da organização, que tem um caráter instrumental: instrutiva, de comando, informativa.

    Já a comunicação interna é caracterizada por objetivos bem definidos que tendem viabilizar a interação da organização com seus funcionários. Os seus objetivos principais são: informar, convencer sobre alguma ideia, motivar e criar espírito de equipe (integrar).

    É importante lembrar que a comunicação interna não pode ser confundida com a comunicação administrativa, uma vez que esta é prioritariamente informativa e tem conhecimento sobre gestão administrativa da organização e sobre o que o funcionário pode contribuir em prol da boa operacionalidade das tarefas, e a comunicação interna é persuasiva, pretende convencer e procura o apoio dos funcionários para que possam aderir a determinadas ideias e objetivos da organização.

    Ou seja, a questão está errada não porque os significados são sinônimos, mas porque eles não podem ser confundidos e uma não substitui a outra.
  • De forma resumida, SEGUNDO A PROFESSORA PAOLLA MARLETTI (ESTRATÉGIA CONCURSOS)


    1) COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordena o fluxo de atividades funcionais. Os recursos habitualmente utilizados são: cartas, emails, memorandos, instruções, normas, portarias, regulamentos, etc. 


    2) COMUNICAÇÃO INTERNA: Consiste no fluxo de comunicação com o público interno da organização.

  • Na própria obra de Margarida Kunsch, usada como referência pela banca, a autora afirma que comunicação administrativa e interna não se confundem.


    Item ERRADO

  • Segundo Margarida Kunsch em "PLANEJAMENTO DE RP NA COM. INTEGRADA"


    COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: é aquela que se processa dentro das organizações, no âmbito administrativo; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional por meio de uma confluência de redes e fluxos. Ela permite à organização a sua sobrevivência, progressão e desenvolvimento. É um intercâmbio de informações!

    EX: a comunicação relacionada aos Recursos Humanos e Contratação.


    COMUNICAÇÃO INTERNA: setor bem planejado, com objetivos definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

    EX: House Organs, Intranet