SóProvas



Questões de Comunicação Organizacional no Jornalismo


ID
49066
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à Comunicação Organizacional, analise as questões abaixo e assinale a opção correspondente.

( ) Endomarketing é um processo que visa adequar a empresa às necessidades comunicativas do empregado, de maneira a torná-la competitiva no mercado de consumo. O endomarketing pode ser um diferencial e uma vantagem competitiva no fortalecimento da imagem da organização no mercado.
( ) O conceito de porta-voz é aplicado estritamente à alta direção da organização.
( ) As publicações internas são mais apropriadas para resolver problemas gerados pela burocratização ao estabelecer pontes informais entre os empregados.
( ) Ascendente, descendente e horizontal são três fluxos informativos no interior das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Dentre os fluxos, ainda temos os fluxos de informação Transversal e Circular.

ID
49387
Banca
ESAF
Órgão
ANA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Analise as afirmativas que se seguem e assinale V (as verdadeiras) ou F (as falsas). Depois marque a opção correta.

( ) A publicidade chega ao Brasil com a Família Real portuguesa, em 1808, e a fundação de nosso primeiro jornal, que publicou o primeiro anúncio.
( ) No início da imprensa no país, com público em sua maioria analfabeto e semialfabetizado, os redatores utilizavam a rima para ajudar na fixação das mensagens publicitárias.
( ) No período áureo do rádio, que teve como expoente a Rádio Nacional, as rádio-novelas eram patrocinadas por grandes anunciantes.
( ) A criação do IBOPE (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística) revolucionou o mercado publicitário brasileiro pelo estudo das audiências.
( ) As agências internacionais foram as precursoras do uso do marketing e das pesquisas no Brasil.

Alternativas
Comentários
  • A chegada da família real portuguesa ao Rio de Janeiro, em março de 1808, é um marco sob vários aspectos. Foi a senha para a abertura dos portos brasileiros ao comércio exterior, para a implantação do primeiro banco da colônia e para a instalação das primeiras instituições de ensino de nível superior. Com dom João, o Brasil nascia como país. E como mercado. Em meio à onda de novidades que desembarcaram com os nobres lusitanos, do florescimento do comércio à intensificação da vida em sociedade, eis que surge a publicidade. Os anúncios de produtos e serviços passaram a existir formalmente no Brasil com o primeiro jornal escrito e impresso no país, a Gazeta do Rio de Janeiro, editado pela Imprensa Régia a partir de setembro de 1808. 

    Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/912/noticias/a-publicidade-tambem-chegou-com-d-joao-m0152086

ID
63058
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INSS
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

House organ é um periódico de comunicação institucional e ferramenta de relações públicas distribuído gratuitamente e dirigido exclusivamente ao público externo.

Alternativas
Comentários
  • O House organ é um veículo de comunicação que circula dentro da empresa, portanto, destinado ao público INTERNO.
  • HOUSE ORGAN: Veículo impresso, periódico, de comunicação institucional, distribuído gratuitamente e dirigido ao público interno e/ou ao público externo.


    FONTE: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/q-u.html
  • Resposta: Errado

    House organ
    é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.

          A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.
  • O house organ é veículo impresso ou eletrônico, periódico, de comunicação institucional, dirigido ao público interno (funcionários e seus familiares) e/ou a determinados segmentos do público externo (revendedores, acionistas, clientes, fornecedores, autoridades, imprensa, etc.). Podemos classificar quatro funções principais das mensagens mais frequentemente veiculadas pelos jornais e revistas de empresa:

    a) informação - notícias sobre a companhia, sua performance, planos e políticas, explicações sobre condições de trabalho, novas técnicas, procedimentos administrativos, etc.;

    b) integração - mensagens destinadas a promover um sentimento comunitário entre os participantes da organização, e em mantê-los coesos e harmonizados em torno de objetivos comuns;

    c) educação - mensagens sobre prevenção de acidentes, direitos trabalhistas, relações humanas, cultura, etc.;

    d) motivação - estímulos a maior eficiência e produtividade, valorização do pessoal, apelos a um comportamento positivo no ambiente de trabalho.


    Dicionário essencial de comunicação, Rabaça e Barbosa

    Item ERRADO 


ID
72682
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Abaixo o trecho de um texto informativo sobre uma escola que forma mão de obra especializada para Websites:

...... é a organização do fluxo de informação visando tornála útil e inteligível. Trata-se de planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual ...... de um sistema, seja ele qual for, tornando as informações identificáveis, assimiláveis e claras. Se refere também ao desenho de uma interface, incluindo todos seus fluxos de navegação e estruturação de conteúdo. O objetivo final é assegurar a facilidade de utilização ...... de um site e/ou sistema.

Os termos que completam corretamente o texto são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Questão nojentinha #prontofalei
  • Historicamente o termo "arquitetura da informação" é atribuído a Richard Saul Wurman. Wurman enxerga a arquitetura assim como ela é "usada por arquitetos de palavras de política externa". O Sistema de Plataforma Web deve ser desenvolvido com base em análises criteriosas e aspectos como Arquitetura de Informação e Usabilidade devem ser avaliados desde o layout. 

     A Arquitetura da Informação é a organização do fluxo de informação visando torná-la útil e inteligível e que envolve a estruturação do fluxo de navegação de um site. Trata-se de um planejamento e mapeamento visual (wireframe) e contextual (fluxograma de navegação) de um sistema, seja ele qual for, para tornar as informações identificáveis, assimiláveis e claras. A Usabilidade é encarada como um subconjunto da Arquitetura de Informação, sendo muito focalizada no estudo de usabilidade. A diferença entre os dois conceitos é vital para se entender porque a arquitetura da informação compreende muito além do que os usuários querem e necessitam.
  • A questão parece não ter sido transcrita corretamente... completando-se as lacunas com as palavras, as frases não fazem sentido.

  • O wireframe é um protótipo simples navegável que permite interagir com as funcionalidades das páginas. A prototipação preliminar utiliza uma versão simplificada de cada tela do conteúdo, desprovida de qualquer tratamento visual.


ID
95866
Banca
CESGRANRIO
Órgão
ANP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

"Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente"; "matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado" e "instruções transmitidas aos responsáveis pela execução de um trabalho". Estas três definições, respectivamente, descrevem:

Alternativas
Comentários
  • Gente! "Anúncio breve que pretende gerar curiosidade sobre produto a ser revelado posteriormente" não seria teaser? Para mim, essa questão está errada!
  • Concordo, a questão está errada. A resposta certa é letra D.
  • matéria produzida por terceiros com a finalidade de divulgação, que recebe tratamento visual diferenciado é o mesmo que matéria paga e o veículo de comunicação deve informar ao leior que se trata de um informe publicitário.Portanto,a resposta correta é letra E.
  • Teaser: O teaser é uma técnica de marketing para chamar a atenção para uma campanha publicitária, aumentando o interesse de um determinado público alvo a respeito de sua mensagem, por intermédio do uso de informação enigmáticas no início da campanha.
    Briefing:

    O briefing é um conjunto de informações uma coleta de dados passadas em uma reunião para o desenvolvimento de um trabalho, documento, sendo muito utilizadas em Administração, Relações Públicas e na Publicidade. O briefing deve criar um roteiro de ação para criar a solução que o cliente procura, é como mapear o problema, e com estas pistas, ter idéias para criar soluções

    O briefing é uma peça fundamental para a elaboração de uma proposta de pesquisa de mercado. É um elemento chave para o planejamento de todas as etapas da pesquisa de acordo com as necessidades do cliente.

    fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/i.html
     


ID
113434
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo Gaudêncio Torquato, para a opinião pública, a verdade
sobre a identidade das organizações só aparece em momentos de
crise. Já para Alexandre Caldini, uma crise não necessita de um
fato, pois pode se iniciar com um boato. A partir do que afirmam
esses dois autores, julgue os próximos itens.

As crises começam quando a opinião pública quer saber a verdade.

Alternativas
Comentários
  • As crises começam quando os fatos, ainda sem eslcarecimento por parte da emrpesa, chegam  à imprensa. Neste momento, a opinião pública cobra respostas e esclarcimentos. 
  • Na minha opinião, as crises começam quando da ocorrência do fato.
  • Erro por contradição: as crises começam quando a verdade vem à tona (ou seja, o público já sabe da verdade quando a crise começa).


ID
114646
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos procedimentos de gestão de crise, julgue o
próximo item.

A criação de um comitê de crise somente deve ocorrer após o reconhecimento do estado crítico da organização, para não gerar reações precipitadas.

Alternativas
Comentários
  • A organização deve fazer um Plano de Gerenciamento de Crises.
    Uma crise pode surgir a qualquer momento. Planejamento e treinamento prévios para situações de risco podem prevenir notícias e fatos negativos.
  • Planos de administração de crises têm dois objetivos centrais:

    Primeiro: prever as crises potenciais que uma instituição pode ter de encarar realizando-se um conjunto de ações prévias para evitar que elas venham a ocorrer efetivamente.

    Segundo: Define as ações a deflagrar no caso de crises de alguma forma não puderem ser evitadas, mas que exijam ações concatenadas, normalmente previsíveis e planejáveis. Mario Rosa ( 2001, p. 101)
  • O comitê de crise deve ser um órgão permanente nas empresas e não ser criado quando a crise for deflagrada. Ao contrarário do mero gerenciamento da crise, feito quando a crise ja foi iniciada, deve ser feito um trabalho constante de gestão de crise. 

ID
114655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue o item que se segue, acerca dos produtos adequados à
comunicação interna de uma organização.

A comunicação interna de uma organização pode apoiar-se em vários meios, mas especialmente em house organs e em websites de Internet e intranet.

Alternativas
Comentários
  • websites de Internet para comunicação interna?? Não entendi...

  • Também não entendi... Website - qualquer público pode acessar. 

  • Website é comunicação externa...a questão poderia ser anulada...

  • A questão está correta pessoal, pois Torquato cita em seu livro "Tratado de Comunicação Organizacional" o Portal Corporativo como um canal de comunicação interna, colocando como conteúdos deste: apresentação da empresa, estrutura - processos - produtos-gestão-políticas_-valores e princípios (usos interno e externo) Pag. 58.
  • Website "espcialmente" p/ comunicação interna?

  • Galera, para quem não entendeu o website para comunicação interna, há empresas, instituições e órgãos que utilizam o website, a página aberta mesmo, para sua comunicação interna. Neste caso, a informação é tão clara e transparente que a mesma informação destinada ao público externo será consumida pelo público interno.


ID
131101
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

A técnica de grupos focais (focus groups) é adequada para pesquisas de opinião de natureza quantitativa, com grandes amostragens, com o propósito de captar dados objetivos dos inquiridos sobre o contexto internacional.

Alternativas
Comentários
  • Focus group ou em português "discussões de grupo" é uma técnica utilizada na pesquisa de mercado qualitativa, na qual se emprega a discussão moderada de entre 8 e 12 participantes. Discussões de grupo costumam durar entre uma hora e meia e duas horas e devem ser coordenadas por um moderador experimentado. O moderador é também o facilitador da sessão, pois para além de regular a sessão dentro dos seus moldes, vai também ajudar o grupo a interagir. Os focus groups são usados nos temas mais diversos. Muito frequentemente são usados em testes da publicidade, testes de conceito e como pré-fase de estudos quantitativos maiores.

     

    Fonte: Wikipedia

  • As entrevistas de grupo focal constituem uma técnica de pesquisa bastante utilizada na área do Marketing. Trata-se de um método de pesquisa qualitativo, dada a ausência de medidas numéricas e análises estatísticas.

    fonte: http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/q-u.html
  • Errado
    Pesquisas de opinião envolvendo grupos focais são de natureza qualitativa, que podem ter variados graus de aprofundamento a depender dos objetivos visados pela pesquisa.
  • Ao contrario, os grupos focais, assim como as entrevistas em profundidade, são adequados para pesquisas qualitativas.

ID
131104
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

As perguntas de controle são utilizadas nas pesquisas de opinião para aperfeiçoar os instrumentos de interatividade. Esse recurso é largamente utilizado nas enquetes realizadas pelos portais corporativos sobre temas de interesse geral.

Alternativas
Comentários
  • Perguntas de Controle: Servem para saber se nos compreenderam e para aplicar a Técnica de Reformular. Permitem-nos descobrir e compreender as verdadeiras razões, desejos e motivações de nosso interlocutor.

    Se lhe compreendi bem,...?
    Você disse que...?



    fonte:
    http://www.representantes.org.br/?O-uso-das-perguntas-na-comunica%C3%A7%C3%A3o-Comercial&content=97&show

  • Se o compreendi bem, amigo Paulo R.


ID
131107
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

Em uma instituição governamental, as pesquisas de clima organizacional são ferramentas eficientes de aferição das propriedades da opinião pública, tais como intensidade e distribuição.

Alternativas
Comentários
  •  Clima organizacional  é a percepcao/imagem q os empregados tem do ambiente.

     
  • Pesquisa de Clima Organizacional é uma das mais importantes ferramentas para Gestão de Pessoas e Planejamento Estratégico de Recursos Humanos.

    O objetivo da Pesquisa de Clima Organizacional é mensurar o nível de satisfação dos colaboradores com relação aos aspectos do ambiente organizacional e a maneira como as pessoas interagem uma com as outras.

    O resultado final da Pesquisa de Clima Organizacional deve apresentar as informações necessárias para a identificação de oportunidades de melhoria e a elaboração de um plano de ações.

    http://www.equestiona.com/Clima_Organizacional.asp
  • A pesquisa de clima organizacional funciona como um termômento das práticas de comunicação dentro da empresa e não fora dela, daí o uso incorreto do termo opinião pública. As pesquisas de clima organizacional, muitas vezes feitas em parcerias com o RH, servem para aferir motivação dos funcionários, grau de envolvimento, eficácia da comunicação entre colaboradores e gestores /

ID
131113
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SERPRO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Deve-se levar em conta que, na sociedade atual, o
indivíduo é levado a assumir cada vez mais uma série de papéis
que, às vezes, chegam a ser antagônicos e contraditórios. E o
problema das lealdades múltiplas, referentes aos diversos papéis
que o indivíduo é obrigado a assumir, prejudica a formação da
opinião pública e torna mais complexo seu estudo.

Sara da Viá. Opinião pública: técnica de formação e
problemas de controle, 1983, p. 13 (com adaptações).

Acerca do tema tratado no fragmento de texto acima, das teorias
de opinião pública, das técnicas de pesquisa de opinião e das
formas de interatividade na comunicação, julgue os itens
de 92 a 99.

No jornalismo, é comum o uso de enquetes para realizar curtos e rápidos levantamentos de opinião da comunidade, embora tal recurso não tenha a mesma validade de uma pesquisa de opinião, no sentido técnico.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Las Casas (2006), a pesquisa de mercado é uma forma sistemática de coleta, registro e análise de dados relativos a problemas ou oportunidades de marketing e pode ser realizada de forma constante (painéis) ou para resolver um problema específico. Isto quer dizer que este tipo de pesquisa afasta quaisquer pré-julgamentos, com a introdução de métodos científicos que garantam a objetividade e a busca pela realidade dos fatos, para o embasamento de ações posteriores.

    Assim, no sentido técnico, as enquetes jornalisticas não possuem a mesma validade das pesquisas de opinião, principalmente pela ausência de bases empíricas ou metodos científicos em sua formulação.


    Questão correta.
  • Tal recurso é conhecido como "Povo Fala".


ID
138559
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Segundo informações da Agência France Press, no
último ano a circulação diária média dos jornais norte-americanos
caiu mais de 10%. Entre abril e setembro de 2009, os jornais
publicaram 30,39 milhões de exemplares por dia, em média,
contra 34 milhões durante o mesmo período de 2008. A queda é
maior que a registrada no período de outubro de 2008 a março de
2009 (!7,09%) ou no período precedente (!4,64%).

O escritório de auditoria da difusão (ABC) confirmou
que o Wall Street Journal, o único entre os 25 maiores jornais
do país a ganhar leitores (+0,61%, atingindo 2,02 milhões de
exemplares), tornou-se o diário com maior circulação semanal,
passando o USA Today (cujas vendas caíram 17,05%, chegando
a 1,9 milhão de exemplares).

O San Francisco Chronicle sofreu a maior queda
(25,82%), e o New York Times teve mais sorte que muitos
outros, com uma circulação reduzida em 7,28%, chegando a
927.851 exemplares.

O recuo não poupou os tablóides: o New York Post, que
como o Wall Street Journal pertence ao império News
Corporation de Rupert Murdoch, viu sua difusão cair 18,77%,
atingindo a marca de 508.042 exemplares.

Luciana Medeiros. Desmoronamento da imprensa americana se
acelera. Verbo Virtual, 26/10/2009 (com adaptações).

A respeito da situação atual das empresas jornalísticas, no mundo
e no Brasil, julgue os itens seguintes.

Nos Estados Unidos da América, a redução na circulação dos jornais é acompanhada pela queda das receitas publicitárias e pela migração dos leitores para a Internet, o que tem provocado a falência de vários grupos de imprensa, além de causar reduções de efetivos nas redações de todo o país.

Alternativas
Comentários
  • Esta é a típica pergunta que só acerta quem fica ligado no mundo da comunicação. Esta resposta não está nos livros.

  • Cristina, a resposta está no texto.


ID
138574
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à organização da empresa jornalística e às funções do
jornalista, julgue os itens

Ombudsman - palavra de origem latina que designa o provedor - é o profissional externo ao veículo, encarregado de supervisionar a produção diária e corrigir as falhas da equipe.

Alternativas
Comentários
  • Ombudsman é um profissional contratado por um órgão, instituição ou empresa que tem a função de receber críticas, sugestões, reclamações e deve agir em defesa imparcial da comunidade.

    Fonte: wikipedia

  • Questao errada!

    Ombudsman é uma palavra sueca que significa representante do cidadão. Designa, nos países escandinavos, o ouvidor-geral -função pública criada para canalizar problemas e reclamações da população.

    Na imprensa, o termo é utilizado para designar o representante dos leitores dentro de um jornal.

    A função de ombudsman de imprensa foi criada nos Estados Unidos nos anos 60. Chegou ao Brasil num domingo, dia 24 de setembro de 89, quando a Folha de São Paulo, numa decisão inédita na história do jornalismo latino-americano, passou a publicar semanalmente a coluna de seu ombudsman.

    O profissional é contratado pelo veículo, tornando-se funcionário, ou seja, fazendo parte do quadro interno do grupo. Em geral, o profissional não pode ser demitido durante o mandato e tem estabilidade de mais seis meses no jornal após deixar a função.
  • O erro da questão está em afirmar que o Ombudsman é o profissional externo ao veículo. Na verdade, o profissional é contratado pelo próprio veículo, ou seja, interno.

  • errada

    Ombudsman é uma expressão de origem sueca que significa `representante do cidadão`.

  • Ombudsman: Do sueco, ombud, representante, e o inglês man, homem. Profissional contratado por uma organização (empresarial, governamental etc.) para observar, receber e investigar reclamações do público ou consumidor e apresentar críticas às falhas da organização. Fazendo parte do próprio quadro de empregados da organização ou atuando de modo terceirizado, o ombudsman precisa, necessariamente, de apoio e da confiança e seus superiores hierárquicos. Diz-se também ouvidor. 

    Profissional encarregado de fazer a crítica interna de uma publicação jornalística, bem como receber, avaliar e encaminhar as ponderações dos leitores. Esse profissional, contratado pela empresa que edita o jornal ou revista, surgiu na imprensa americana a partir da década de 1960, embora sua função já existisse em países como a Noruega e Suécia, com objetivos voltados para a administração pública.

    Dicionário Essencial de Comunicação, Barbosa & Rabaça, p. 193/194

    GAB E


ID
138712
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

A assessoria poderá decidir-se por entregar a alguns jornalistas a íntegra de uma pesquisa inédita, combinando com os profissionais da imprensa que os dados somente sejam divulgados a partir de uma data previamente acordada. Esse procedimento, em que o veículo de comunicação aceita um acordo a respeito da divulgação das informações, denomina-se embargo.

Alternativas
Comentários
  • certa

    embargo:

    Qualquer tipo de impedimento ou obstáculo:

    1 impedimento, obstáculo, empecilho, dificuldade, adversidade, oposição, embaraço, entrave, estorvo, engasgo, atravanco, óbice.


ID
138727
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a área de assessoria de imprensa do Ministério
da Saúde decida fazer uma grande ação de comunicação,
buscando informar a sociedade sobre riscos e providências a
serem tomadas a respeito da gripe A (H1N1), também chamada
de gripe suína, julgue os próximos itens, relativos às decisões a
serem tomadas pela referida assessoria.

Para reunir informação sobre a gripe, a assessoria de imprensa poderá produzir um hotsite, que se caracteriza por reunir, em um único ambiente na Internet, informações sobre um único assunto e por possuir tempo de vida útil determinado.

Alternativas
Comentários
  • Hot siteMicro-site ou Lino-site, traduzindo significa site quente elaborado para o momento voltado para destacar uma ação de comunicação e marketing pontual.

ID
138742
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O release é um dos principais instrumentos de assessoria de
imprensa e uma de suas funções é manter os jornalistas de
redação informados sobre ações, eventos, políticas e estratégias
das organizações. Com relação ao release, julgue os itens de
108 a 114.

Desde que gravadores analógicos deixaram de ser utilizados, o audio-release perdeu a importância.

Alternativas
Comentários
  • Pense na acessibilidade da informação.

  • Gab.: Errado.

    O suporte tecnológico mudou mas não alterou a importância dos produtos jornalísticos da assessoria de imprensa como o audio-release, release, release eletrônico (vídeo) etc.


ID
138766
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A publicação institucional é uma das principais formas de
divulgação das informações no ambiente organizacional e um
instrumento bastante valioso na comunicação interna. Julgue os
itens que se seguem, acerca de publicações de organizações.

Um jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Errado
    Acho que o erro na questão está em afirmar que "deve atender aos interesses". O jornalismo empresarial deve estar voltado tanto ao público interno (funcionários) quanto ao público externo (clientes, fornecedores, distribuidores - enfim, formadores de opinião). Significa "estar voltado, direcionado", mas não necessariamente "atender aos interesses". Muita atenção a esses jogos de palavras.
  • Deve atender ao interesse da empresa.
  • O erro está em dizer que o jornal DEVE atender os interesses de TODOS os públicos. Isso dependerá da infraestrutura da organização, do objetivo, do projeto. Ora, nada impede a criação de um jornal segmentado.

  • Errado

    Uma empresa detém diversos públicos, internos, externos e mesmo esses segmentos podem ser divididos, portanto é errado afirmar que o jornal empresarial deve ser capaz de atender aos interesses de todos os públicos da empresa, pois isso simplesmente não seria possível, admitindo-se um grau mínimo de interesse desses variados públicos e um grau de feed-back.


ID
141538
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As novas empresas de multimídia têm alterado a estrutura tradicional da comunicação envolvendo desde aspectos ligados ao marketing até a interação com o cliente. Sobre esta realidade em gestação, é correto afirmar o(as)

Alternativas
Comentários
  • b) marketing se voltará para pequenas audiências disponíveis para muitos serviços.
  • Seu comentário se restringe a copiar a alternativa correta?
  • a questão foi mal formulada, não é clara, uma vez que no novo cenário um mesmo conteúdo é produzido e exibido de maneiras diferentes, podendo uma matéria de televisão ser utilizada na web e gerar um texto para um jornal impresso. É comum a convergência da produção para a divergência de publicação, o que levou a maioria a colocar opção E. Tecnicamente ela está correta, embora confusa, mas como não fala em marketing, a resposta correta é a B mesmo.

  • Nos meus estudos de Provologia, já constatei que quando duas alternativas são claramente excludentes, como é o caso da A e da B, é obrigatório que a resposta correta esteja em uma delas, o que já restringe muito a probabilidade de erro ao responder a questão (no caso, com 5 alternativas, de 80% para 50%).

    Explicando melhor:

    Se A diz que o marketing se voltará às grandes audiências e B diz exatamente o contrário... a briga já para aí. Uma das duas têm de ter razão, independentemente do que digam C, D e E.


ID
141550
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No jargão da Internet, banner pode ser definido como

Alternativas
Comentários
  • e) propagandas em sites da Internet com links para o site do anunciante.
  • Banner eletrônico
    Banners são gráficos medidos em pixels utilizados para fazer publicidade na internet. Podem aparecer como imagens no formato .jpg ou .gif, ou animações em Java, Shockwave ou Flash. Um banner eficiente é normalmente aquele que chama a atenção e desperta a curiosidade do internauta ao ponto de fazê-lo clicar no mesmo para ter acesso a mais informações sobre o que está sendo divulgado.
    Um banner eficiente é normalmente aquele que chama a atenção e desperta a curiosidade do internauta ao ponto de fazê-lo clicar no mesmo para ter acesso a mais informações sobre o que está sendo divulgado.

    Fonte: http://www.universografico.com.br/



ID
141580
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Numa empresa em que uma situação de crise se tornou pública, a Assessoria de Comunicação, ao cuidar da imagem da empresa em sintonia com o marketing, deve

Alternativas
Comentários
  • b) controlar as notícias desfavoráveis e disseminar as favoráveis.
  • Controlar noticias desfavoráveis não tem como, isso não está nas mãos da empresa. É impossível por maior que seja a empresa ter tamanho poder de impedir a imprensa de divulgar informações negativas sobre o fato. É só ver os vários casos de acidentes aéreos por exemplo. A TAM, GOL não conseguiram impedir notícias negativas sobre os acidentes. Furado o gabarito. Ela pode promover encontros com a imprensa e mostrar a sua versão e medidas tomadas para resolver a situação - melhor opção letra D.
  • Concordo totalmente com o Daniel.

    A opção correta seria a D.

    A empresa não tem controle de notícias desfavoráveis, principalmente se a crise já veio à público.
  • Também concordo com o Daniel. Gabarito furado. Não tem como a empresa controla as notícias desfavoráveis. O certo seria a letra D. Cabe recurso.
  • Concordo com vocês, a resposta mais acertiva seria a letra = D
  • EU TB FICO COM A LETRA D, TOTALMENTE INAPROPRIADA A LETRA B.

    CONCORDO COM OS COLEGAS ACIMA
  • Caberia recurso, concordo com vocês : promover encontros com a imprensa para mostrar a versão da empresa. É a decisão mais acertada a ser feita.

  • Parece que o examinador não compareceu às aulas de assessoria/crise de imagem... e não fez nem o dever de casa lendo Jorge Duarte... 

  • Para Kotler, um setor de relações públicas voltados para o cliente: 

    Divulga notícias favoráveis sobre a empresa e controla os danos de notícias desfavoráveis.

    Kotler, Philip; Kevin L. Keller. Administração de Marketing (Página 22).  . Edição do Kindle. 

     

  • Como a colega mencionou, a questao trouxe a visao do marketing. E pra Kotler é isso aí msm.

  • As bancas pinçam afirmações de livros quaisquer e sequer se dão ao trabalho de ver se fazem sentido.


ID
141583
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A aferição do retorno de imagem é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo. Muitos instrumentos podem se utilizados para isso, sendo o principal deles o

Alternativas
Comentários
  • CLIPPING - É uma expressão idiomática da língua inglesa, uma "gíria", que define o processo de selecionar notícias em jornais, revistas, sites e outros meios de comunicação, geralmente impressos, para resultar num apanhado de recortes sobre assuntos de total interesse de quem os coleciona. Serve também como aferição do retorno de imagem que é um trabalho realizado pelas assessorias de imprensa das empresas e do governo.

    FONTE:
    http://dicionarioparaconcursos.blogspot.com/p/g-k.html

ID
141598
Banca
CESGRANRIO
Órgão
TJ-RO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um anúncio publicitário eficiente pode ser mais bem caracterizado por

Alternativas
Comentários
  • Não concordo com essa resposta. Acredito que a questão deveria ser anulada ou ter a alternativa B como resposta.
    A opção D dada como certa estimula a criação de anúncios mentirosos para iludir o consumidor - levar mais em conta os valores dos consumidores do que as características dos produtos. Nesse caso teríamos vários produtos milagrosos no mercado e o CONAR não permite anúncios falsos. A resposta B foca no poder de persuasão que é o correto a ser feito na comunicação.

ID
146806
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

No âmbito institucional, os assessores de imprensa exercem a função de promotores de notícia, ou seja, tentam promover a publicação de notícias que favoreçam a imagem da instituição que representam. Para obter êxito nessa tarefa, uma rede eficiente de relacionamento com jornalistas e editores de veículos convencionais é imprescindível.

Alternativas
Comentários
  • certa

    Imprescindível é sinônimo de: indispensável, insubstituível, essencial.

  • Essa função de promotores da notícia, se eu não me engano, está expressamente prevista no livro Assessoria de Imprensa do Jorge Duarte. Exste também a função preventiva, que está ligada à contenção de crises no âmbito organizacional.


ID
146818
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Atividade originalmente exercida por profissionais
de relações públicas, a assessoria de imprensa, assim como a
edição de publicações jornalísticas empresariais, passou a ser
executada no Brasil essencialmente por jornalistas, a partir da
restrição no mercado e pelo interesse das organizações em
profissionais com acesso facilitado às redações.

Jorge Duarte. Assessoria de imprensa: o caso brasileiro, 2001, p. 19 (com adaptações).

Acerca do jornalismo institucional, das rotinas de assessoria
de imprensa e das publicações jornalísticas empresariais e
considerando o texto acima, julgue os itens de 86 a 91.

Entre as técnicas de pesquisa no âmbito organizacional está a análise de conteúdo, que pode ser aplicada para o acompanhamento de temas relacionados ao desempenho ou aos interesses da organização. Nesse caso, os primeiros passos são a definição do tema a ser monitorado, dos objetivos do estudo e da amostragem de material de divulgação na mídia. Essa técnica pode ser utilizada tanto por pesquisadores como por assessores de imprensa, auditores e consultores da área de comunicação organizacional e afins.

Alternativas

ID
146821
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANATEL
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca do projeto gráfico e da produção das novas mídias
eletrônicas, julgue os itens subsequentes.

Ao organizarem publicações empresariais eletrônicas, os responsáveis pela redação e diagramação do material devem levar em conta os princípios da fotocomposição, com caracteres medidos em paica.

Alternativas
Comentários
  • Fotocomposição é a composição tipográfica feita por projeção de caracteres sobre papel (ou película de filme) fotossensível. Está diretamente ligado ao processo de impressão. É uma método pré-era digital e está rapidamente se tornando obsoleto, ou seja, o diagramador atual não tem necessidade de conhecer tal mecanismo.

    A diagramação é o arranjo dos textos, fotos e todos os elementos de um impresso, feito no computador.

    Para efeitos de esclarecimento, PAICA é um tipo de medida tipográfica muito usado: 1 paica = 1/2 cm

  • KKKKK viajei no tempo com esta questão! Sou do tempo da Fotocoposição e da Paica! A evolução da computação e das mídias eletrônicas eliminou esta etapa na produção gráfica e de mídia digital.


ID
152275
Banca
CESGRANRIO
Órgão
CAPES
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em um ambiente de trabalho em que grande parte dos funcionários não tem acesso a terminais de computadores, as empresas encontram dificuldades para usar a intranet como único canal de comunicação com o público interno. Em uma situação como esta, o instrumento mais indicado para ser usado como veículo de comunicação interna é o(a)

Alternativas
Comentários
  • Release é: Um comunicado de imprensa, geralmente usado em jornalismo e produzido também por assessorias de comunicação... Produto que vai gerar a matéria no jornal.
    Comunicado de imprensa, press-release ou simplesmente release é um comunicado feito por um indivíduo ou organização para a imprensa visando divulgar uma notícia ou um acontecimento, através do qual jornalistas decidem se vão ou não divulgar certa notícia e como fazê-lo.

    Reprinte (vem do inglês Reprint) de republicção de algo que já foi publicado antes.
    Encontrei as seguintes definições:
    REPRINT
    : (Inglês) Prova de anúncio pronto. Reprodução de uma peça publicitária com o objetivo de divulgá-la junto a públicos específicos.http://glossario.horusstrategy.com.br/

    REPRINT - 1. Prova do anúncio já pronto, definitivo. 2. Impressão em pequena escala de anúncio publicado em jornal ou revista, para uso interno e para distribuidores e varejistas. http://www.portaldomarketing.com.br/dicionario_de_propaganda/R.htm

    Os reprints editoriais são reimpressões exclusivas nas quais o cliente escolhe as matérias de sua preferência, preserva a capa original da edição e ainda tem a opção de inserir anúncios de sua empresa.

    Com uma tiragem mínima de 500 exemplares e disponibilidade para as últimas seis edições da revista, o reprint é um serviço único que ajuda a reforçar e consolidar o relacionamento com fornecedores, clientes e funcionários. http://vocesa.abril.com.br/midiakit/pub_reprints_editoriais.shtml

    Jornal Mural é:
    - Veículo de informação corporativo dirigido ao público interno da empresa; 
    - Enfoque sobre temas como negócios da empresa, recursos humanos, segurança, saúde, meio ambiente, responsabilidade social, lazer cultura, entre outros.
    -  Ele deve seguir os princípios para funcionar de maneira correrta: Basear-se na confiança em torno da identidade da empresa, buscando clareza;
    Proporcionar o conhecimento a todos os níveis; Levar informação adequada a cada   empregado; Tornar possível a expressão de todos; Divulgar o trabalho das equipes.
    - Acessível a todos os funcionários, independentemente do nível hierárquico, possui papel relevante para aqueles que não podem acessar os terminais eletrônicos, como os operários nas fábricas. Sem contar que, entre suas vantagens, há uma maior  cobertura imediata dos acontecimentos a um custo baixo quando comparado com as outras mídias  http://www.slideshare.net/cintiaenathalia/jornal-mural-presentation

     
    As famosas caixas de sugestôes são formas de comunicação conehcidas como de fluxo "de baixo para cima",que partem da base  da organização para as gerência. Ver TORQUATO, Gaudência (2004)






ID
162037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca da realidade das tecnologias da informação, que tem causado grandes impactos nas políticas de comunicação das organizações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Letra D está correta porque faz referência a nova relação entre empresas e tecnologias. Hoje as empresas tem que se adaptar para um conceito ampla de tecnologia da informação e suas ferramentas.

    Erros das questões:

    Letra Aé justamente ao contrário, os ativos intangíveis ganham cada vez mais importância nas organizações, tanto que a lei 11.638/07 menciona-os. Ativos intangíveis é um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (Exemplos de ativos intangíveisSoftwares; Licenças; Marcas; Patentes; Direitos autorais; direitos de exibição de filmes).

    Leia mais: http://www.afixcode.com.br/ativos-intangiveis-conceito-mensuracao-divulgacao/#ixzz39Kgr1lA2 
    Follow us: @afixcode on Twitter | AfixCode on Facebook

    Letra B: a incorporação das novas tecnologias nas organizações aprecia cada vez mais o fenômeno da cauda longa. O termo cauda longa ganhou popularidade recentemente como uma maneira de descrever a estratégia de varejo de se vender também uma grande variedade de itens onde cada um vende pequenas quantidades, ao invés de apenas os poucos itens populares que vendem muito. Esta estratégia é usada em negócios online e de comunicação de massa. Para mais veja o livro "A Cauda Longa - do mercado de massa para o mercado de nicho - Autor: Chris Anderson - Editora Campus

    Letra C: não há separação de ser no ambiente das novas tecnologias, muito pelo contrário, o que temos é o fenômeno da representação. Hoje vemos no ambiente virtual são representações de empresas e seres, não temos um ser e sim a representação de um ser ou empresa.

    Letra E: a problema da questão se encontra na parte final. A proposta da instituição é modificada e principalmente, hoje, dentro dos espaços de interação. De acordo com Eugenia Barichello: "Na sociedade de ambiência midiatizada a proposta da instituição pode ser modificada pelos sujeitos. A emergência de novos espaços de interação, especialmente na internet, amplia as possibilidades de resposta e a interpretação desses sujeitos que possuem condições de construir seus próprios espaços de atuação e, dessa forma, colocar em debate questões de seu interesse" 

    BARICHELLO, E.M.M.R. Apontamentos em torno da visibilidade e da lógica de legitimação das instituições  na sociedade midiatizada. In: DUARTE, Elizabeth Bastos e CASTRO, Maria Lilia Dias. (Orgs) Em torno das mídias: práticas e ambiências. Porto Alegre: Sulina, 2008



ID
165139
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Você foi contratado como assessor de comunicação de uma indústria de alimentos para resolver a seguinte situação: um boato se espalhou pela internet difamando um lote de refeições infantis em pote. O boato tomou grandes proporções e, a princípio, a reação da empresa foi bastante negativa, rebatendo duramente as acusações e ignorando as investidas da imprensa em obter informações. Amostras dos produtos analisadas pelo Ministério da Saúde não apontaram qualquer problema ou risco para a saúde. Agora, a empresa deseja resgatar a credibilidade do produto e melhorar a imagem de sua marca junto ao mercado.

Das alternativas abaixo, quais representam um raciocínio CORRETO para um planejamento de comunicação?

I. Convocar uma coletiva de imprensa, apresentar o laudo do Ministério da Saúde e estar disponível para atender todas as solicitações dos responsáveis pelos veículos de comunicação.

II. Fazer uma campanha publicitária de valorização da marca e do produto alvo da difamação.

III. Publicar um comunicado nos principais veículos de comunicação, responsabilizando a imprensa e os órgãos oficiais pela disseminação do boato.

IV. Realizar uma pesquisa de satisfação com o público infantil a respeito dos produtos.

V. Realizar uma campanha de Responsabilidade Social associada ao produto.

Alternativas

ID
165148
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

No mercado, as atividades de comunicação são realizadas por bacharéis em Comunicação Social e outros profissionais das mais diferentes áreas, tais como Administração, Direito, Marketing e Economia. No entanto, para uma prática segura, transparente e ética a formação em comunicação habilita e qualifica o exercício especializado e diferenciado para cada necessidade das organizações e para cada público, democratizando o acesso às informações e promovendo a cidadania. Conforme a legislação vigente, os profissionais habilitados para exercer a comunicação devem atender a alguma das seguintes áreas de formação:

I. Profissionais de qualquer área, desde que portadores do título de especialista, podem obter registro no Ministério do Trabalho para exercer as funções de relações públicas, publicidade e propaganda ou jornalismo.

II. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, com exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

III. Relações públicas. Profissional graduado em comunicação social. Habilitação regulamentada conforme a lei 5377, de 11.12.1967, sendo obrigatório o registro profissional.

IV. Publicidade e propaganda. Profissão não regulamentada, que, no entanto, deve ser exercida com o registro do Ministério do Trabalho.

V. Jornalista. Profissional graduado em comunicação social ou outras áreas, com registro no Ministério do Trabalho, sem exigência do diploma, pelo Supremo Tribunal Federal, desde o dia 17 de junho de 2009.

Alternativas

ID
165160
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Estrategicamente, no contexto da comunicação organizacional, a principal atuação do profissional de relações públicas deve ser:

I. Organizar festas e encontros com os principais atores envolvidos no processo de comunicação, tais como jornalistas e formadores de opinião.

II. Assessorar o corpo dirigente na implementação de políticas internas e externas, voltadas para a construção da identidade e da imagem da organização.

III. Coordenar equipes de editoração e jornalistas, na concepção de house-organs e na divulgação da organização junto à imprensa.

IV. Elaborar pesquisas de mercado, mapeando o interesse dos públicos-alvo da empresa e desenvolvendo inovações que atendam às prováveis demandas.

V. Promover eventos internos e externos, com o objetivo de congregar os funcionários com o meio social, fortalecendo a imagem da organização.

Alternativas
Comentários
  • Pessoal,
    No gabarito, tanto a resposta A, quanto a D , estão correctas.
    att,
    RafaelCinalli
    EquipeQC 
  • Questão mal elaborada!


ID
174262
Banca
FCC
Órgão
MPU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a atuação da assessoria de imprensa, é INCORRETO afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o gabarito da questão está errado. Pois o acessor de imprensa, de fato, NÃO pode agir como lobista.
  • Provavelmente, a correta é a letra d, já que a assessoria de imprensa deve estar, sim, ciente da política e do plano de ação da organização, trabalhando em conjunto com as outras áreas da empresa.
  • Tb acho que a correta é a letra "D". A atuação da Assessoria deve ser imparcial logo atuar como lobista é contraproducente.
  • Assessoria de imprensa pode sim atuar como lobista, mas esse seria o papel do RP e não do jornalista. Lobby não pode ser sempre confundido com corrupção.
  • Questão correta e bastante bem feita.

    Lobby, nada mais é do que a tentativa de influenciar as esferas do Excutivo ou Legislativo em busca de alguma causa privada. É parte do Estado democrático a existência do lobby. O que não pode haver é a troca escusa de favores, do tipo "toma lá, dá cá". Em outros países, principalmente nos Estados Unidos é muito comum a ação de grupos de interesses organizados por vários estratos da sociedade. Aqui no Brasil, basta pensar na Bancada Ruralista, na Bancada Evangélica ou na pressão dos produtores de bebidas alcóolicas para a liberação da venda de bebidas na copa.

    ---//---- 
    Segue o texto do site comunicação empresarial

    http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/conceitos/lobby.php


    Entende-se, tradicionalmente, por lobby o esforço desenvolvido por uma empresa ou entidade no sentido de influenciar o Executivo (o Governo) ou o Legislativo (os políticos) tendo em vista a defesa dos seus interesses. A indústria tabagista e a farmacêutica, os sindicalistas, os aposentados e os defensores das baleias podem (e têm feito) lobby para obter vantagens ou conseguir apoio às suas causas.

          Em princípio, o lobby é considerado normal em um regime democrático, porque os grupos organizados (empresas, entidades ou movimentos sociais) têm o direito (e até o dever) de se empenhar na defesa dos interesses que defendem ou das idéias que professam. (...)

          Qualquer que seja, no entanto, a conceituação (no processo de regulamentação do lobby no Brasil, em curso no Brasil, os profissionais de Relações Públicas, num determinado momento, defenderam - e alguns continuam defendendo até hoje - a atividade como privativa da categoria), o certo é que o lobby, em si, não merece o caráter pejorativo com que é distinguido.
  • Concordo que oa assessoria possa atuar como lobista. Porém a alternativa "D" diz que "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." 
    Acredito que todas essas ações devem ser integradas, portanto essa seria também uma alternativa incorreta, não?
  • Acredito que o resposta correta para essa questão seja a opção E, pois a afirmativa está relacionada aos deveres das Relações Públicas, que implica em manter em harmonia entre clientes internos e externos.
    Na minha concepção a questão D contém sim os deveres da assessoria de imprensa.
  • Se teoricamente "lobista" tem significado pejorativo ou não à profissão de Assessor de Imprensa/Comunicação, se eu tivesse feito este concurso, tinha buscado meus direitos para anular a questão. No Manual de Assessoria de Comunicação, de 2007, da Federação Nacional de Jornalistas – FENAJ, nossa autoridade máxima, já que não temos Conselho Federal, diz, na página 14: “Assessor não é ‘lobista’. Não há garantias de que oassessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazerpressão junto aos colegas de redação”. Portanto, não há resposta correta para esta questão. Ao menos que a questão tivesse embasada a algum autor que defende esta afirmação sobre lobistas.
  • Gente, prestem atenção! A questão pede a alternativa INCORRETA!


  • O item INCORRETO, que é o que pede o enunciado, é a letra D, pois as ações da assessoria de imprensa não podem estar apartadas do plano de comunicação ou demais ações da empresa como um todo. Se o item diz que isso pode acontecer, logo ele está incorreto. Além disso, mesmo que RP possa atuar como lobista, o item B está errado, pois JORNALISTA não pode, que é o profissional habilitado para exercer a função de assessor de IMPRENSA. RP pode ser assessor de comunicação. Mas quando se fala em assessoria de imprensa, é o jornalista que está a frente dela!

  • Realmente esta questão está estranha.

    Na letra B, que é o gabarito, diverge do Manual da Assessoria de Imprensa da Fenaj que diz:  "Assessor não é 'lobista'. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação".

    Letra D - o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações. Quando o enunciado diz "apartadas" seria o mesmo que "separadas". Diferente do que do conceito de Comunicação Integrada.

  • A atividade de lobista é desenvolvida pelo profissional de RP e fora do âmbito da assessoria de imprensa.  mas o gabarito oficial deu letra B. 

  • Também entraria com recurso, se tivesse feito essa prova. O assessor não é lobista. E o trabalho dele não pode ser apartado das diretrizes da empresa. Fico com a letra d.

  • o gabarito com certeza esta errado, a questão incorreta é a D

    o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações.

    Essas tarefas devem sim estar ligadas e em concordancia com as politicas e planos de ação das organizções... 

  • Camila carvalho e Marcus Jardim, a alternativa INCORRETA seria, pela lógica a d. O que se afirma na d NAO eh verdade. Mas o gabarito deu b, o que não faz sentido pois afirma q o assessor não pode atuar com lobista (sim ele não pode. Então a b estaria correta e ele não quer a correta e sim a INCORRETA). Sendo assim, o comentário dos nossos colegas estão certo e o gabarito me parece errado. Essa questão deveria ter sido anulada.

  • 'Logo vi que tinha duas afirmativas incorretas. Optei pela letra "D" pois visivelmente pareceu uma pegadinha.
    Na opção b, "ela não pode atuar como lobista que defende os interesses da organização em que trabalha." eu concordo que a Assessoria pode de certa forma atuar como Lobby, apesar de ser um campo nebuloso. Assessoria de imprensa é uma atividade inerente das Relações Públicas, que também são os responsáveis pelo Lobby. Mas ainda assima função da assessoria é disntinta da do Lobby.
    Já na alternativa d,  "o envio de releases, o agendamento de entrevistas e o serviço de clipping são tarefas operacionais das assessorias de imprensa, que devem estar apartadas das políticas e planos de ação das organizações." está errada. Estas atifvidades tem de estar em sintonia com os planos e ações das organizações sim. O termo "apartado" visivelmente está errado ai, a comunicação tem de ser integrada. 

    Alguém revisou esse gabarito?
    Recorreria dessa questão!

  • Claramente a incorreta é a letra D. Recorreria com certeza.

  • "Assessor não é “lobista”. Não há garantias de que o assessor consiga espaços na mídia. Ele não deve fazer pressão junto aos colegas de redação" Trecho do Manual de Assessoria de Comunicação da FENAJ.


    A alternativa d) claramente errada.


ID
187705
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A respeito da comunicação interna nas organizações e ao uso de veículos de difusão de informações, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • O "olho no olho" ainda faz da comunicação algo mais humanizado. Por isso, é a fonte de informação preferida entre chefes e empregados.

  • Será que hoje essa resposta ainda seria a mesma. Hoje fazemos tudo através de aplicativos de conversa, de forma remota. Ainda mais depois da pandemia....


ID
187708
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As organizações estão constantemente expostas ao risco da eclosão de uma crise institucional com a mídia e com a opinião pública. Com relação às crises e à sua gestão, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Tudo bem que a alternativa dada como correta é D, mas não vejo como possa estar errada a E.

    Afinal, uma nota paga, se bem redigida e expondo os fatos do ponto de vista mais favorável, não tem como não ser eficaz.

  • Acredito que o erro da letra E seja o uso da palavra "sempre". Na maioria dos casos as dúvidas dos repórteres só serão sanadas com uma boa coletiva. A nota paga virá para complementar as informações dos jornais e passar o ponto de vista da organização, sem a interferência das omissões e interptetações dos veículos.

  • O erro da "B" acredito ser:

    Gerenciar crise de comunicação é [estruturar] botar em prática um plano já estruturado anteriormente de contingência para situações especiais.

  • (...) uma resposta só deve ser dada se for convincente

    Caso contrário a organização deve ficar quieta? Não concordo com isso não. Pra mim a B é muito mais certa!

  • Sobre a B: acredito q ela restringe o conceito de gestão de crise à elaboração de um plano de contingência. Não está de todo errada a B, só está rasa, superficial.

    Na verdade, a gestão de crise implica a tomada de uma série de medidas, tais como, organização de uma coletiva (quando o assunto for de interesse público e de vários veículos), elaboração de nota oficial, monitoramento do ambiente externo e interno a fim de detectar as eventuais vulnerabilidades que venham a "estourar" em uma crise etc.

  • Outra questão dessa prova, que eu acho que não tem resposta correta. Essa alternativa dada como gabarito dá a entender que , se não tiver uma resposta boa, a instituição não deve falar nada. O que, segundo todos os autores referência na área, não deve ser feito. Segundo Mafei "Deixar a crise seguir o próprio rumo, correndo solta e sem que você tome as rédeas da situação, é a pior alternativa a ser adotada." (MAFEI, p. 88), só pra pegar um exemplo, mas Jorge Duarte e outros falam a mesma coisa

  • Em resposta à colega Amanda, vou tentar explicar algo que é mais fácil de entender quando se está inserido na prática diária da assessoria de imprensa. Em muitos casos de crise as respostas aos problemas apresentados não virão "redondas" e "polidas" do meio técnico que as gerou. As respostas poderão ser boas, do ponto de vista de resolverem o problema gerado, mas não serão "convincentes" se o público não conseguir entendê-las. Exatamente aí que entra o papel do assessor. Ele vai pegar a resposta "boa", porém truncada, da organização e irá traduzi-la e transformá-la em uma informação coerente e convincente, ou seja, que faça sentido ao público e se mostre de fato uma solução.

    Boa parte dos técnicos, gerentes e diretores não têm ideia de como falar com o público. Se deixá-los sem orientação e treinamento as respostas poderão sair sem nexo algum com uma possível solução da crise.

  • Eu concordo com o seu comentário, Vinícius, mas as questões de concursos são sempre baseadas em referências bibliográficas, nunca na vivência prática. Inclusive, é por conta disso que há tantas questões que apontam como certo o que está na letra da lei, por exemplo, embora na prática não aconteça como diz a lei. Falei da questão legal só pra dar um exemplo mas isso se aplica a questões como essa sobre Assessoria de Imprensa tbm. A resposta deve ser baseada nas referências bibliográficas e elas são unânimes em afirmar que o ideal é dar alguma reposta à imprensa, que o silêncio é a pior tática. pelo menos todos os livros que já li falam isso.


ID
198121
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

A comunicação administrativa relaciona-se aos fluxos, aos níveis e às redes de comunicação que permitem o funcionamento do sistema organizacional, confundindo-se com a comunicação interna e, às vezes, sendo substituída por ela.

Alternativas
Comentários
  • A comunicação administrativa tem a finalidade de orientar, atualizar, ordenar e reordenar o fluxo das atividades funcionais. Ela também ajuda a informar regras e normas da organização. Algumas características dessa comunicação são: caráter prioritariamente informativo, conversação em prol da boa execução de tarefas, instruções, diretrizes, informações técnicas ou acontecimentos administrativos e operacionais. Enfim, trata-se do suporte informacional normativo da organização, que tem um caráter instrumental: instrutiva, de comando, informativa.

    Já a comunicação interna é caracterizada por objetivos bem definidos que tendem viabilizar a interação da organização com seus funcionários. Os seus objetivos principais são: informar, convencer sobre alguma ideia, motivar e criar espírito de equipe (integrar).

    É importante lembrar que a comunicação interna não pode ser confundida com a comunicação administrativa, uma vez que esta é prioritariamente informativa e tem conhecimento sobre gestão administrativa da organização e sobre o que o funcionário pode contribuir em prol da boa operacionalidade das tarefas, e a comunicação interna é persuasiva, pretende convencer e procura o apoio dos funcionários para que possam aderir a determinadas ideias e objetivos da organização.

    Ou seja, a questão está errada não porque os significados são sinônimos, mas porque eles não podem ser confundidos e uma não substitui a outra.
  • De forma resumida, SEGUNDO A PROFESSORA PAOLLA MARLETTI (ESTRATÉGIA CONCURSOS)


    1) COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: Coordena o fluxo de atividades funcionais. Os recursos habitualmente utilizados são: cartas, emails, memorandos, instruções, normas, portarias, regulamentos, etc. 


    2) COMUNICAÇÃO INTERNA: Consiste no fluxo de comunicação com o público interno da organização.

  • Na própria obra de Margarida Kunsch, usada como referência pela banca, a autora afirma que comunicação administrativa e interna não se confundem.


    Item ERRADO

  • Segundo Margarida Kunsch em "PLANEJAMENTO DE RP NA COM. INTEGRADA"


    COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVA: é aquela que se processa dentro das organizações, no âmbito administrativo; é a que permite viabilizar todo o sistema organizacional por meio de uma confluência de redes e fluxos. Ela permite à organização a sua sobrevivência, progressão e desenvolvimento. É um intercâmbio de informações!

    EX: a comunicação relacionada aos Recursos Humanos e Contratação.


    COMUNICAÇÃO INTERNA: setor bem planejado, com objetivos definidos, para viabilizar toda a interação possível entre a organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica.

    EX: House Organs, Intranet




ID
198124
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

A qualidade da comunicação interna pode ser avaliada com base em alguns itens, entre os quais: a disposição da direção em abrir as informações; a autenticidade dessas informações, tendo a verdade como princípio; a rapidez e competência; e a implantação de uma gestão participativa, capaz de propiciar oportunidades às mudanças culturais necessárias na instituição.

Alternativas
Comentários
  • CERTA

    de maneira geral, os objetivos da COMUNICAÇÃO INTERNA se enquadram em três grupos:

    1- aprimoramento dos processos comunicacionais administrativos;
    2- melhora do ambiente interno e das relações humanas, refletindo positivamente na produtividade e inovação;
    3- harmonização com a comunicação externa.

ID
198127
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade institucional, a imagem e a identidade corporativas são os instrumentos da comunicação institucional, que constitui uma instância da comunicação organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Comunicação Organizacional é o tipo ou processo de comunicação que ocorre no contexto de uma organização, seja esta pública ou privada. Fazem parte da Comunicação Organizacional o conhecimento e o estudo dos grupos de interesse de uma instituição (públicos), o planejamento de práticas de comunicação nos âmbitos interno (comunicação interna) e externo (comunicação externa), aí compreendidos a escolha e os usos de medias empregadas, sua implementação e sua contínua avaliação. A Comunicação Organizacional normalmente é uma área de atuação do profissional de Relações Públicas, mas atualmente vem contando também com a presença de jornalistas (Jornalismo institucional ou corporativo) e publicitários.

  • CERTA

    a COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL é formada pela coordenação estratégica entre a comunicação interna/administrativa, a comunicação institucional (relações públicas,  jornalismo empresarial, assessoria de imprensa, imagem corporativa) e a comunicação mercadológica (marketing, propaganda,merchandising, promoção de vendas).

     
  • Discordo que a imagem seja um "instrumento" da com institucional....

  • Segundo o proprio livro em que a questão trás a citação no incio, são INSTRUMENTOS DA COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL: As relações públicas, o jornalismo empresarial, a assessoria de imprensa, a publicidade/propaganda institucional, a imagem e a identidade corporativas, além do marketing social, cultural e a editoriação muldimidia. 

  • Atualizando: Artigo 59 revogado! inconstitucional

  • CARAMBA, 2010. TU JÁ PASSOU MAH?? KKKKK


ID
198130
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Comunicação organizacional, comunicação empresarial e
comunicação corporativa são terminologias usadas indistintamente
no Brasil para designar todo o trabalho de comunicação levado a
efeito pelas organizações em geral. Fenômeno inerente aos
agrupamentos de pessoas que integram uma organização ou a ela se
ligam, a comunicação organizacional configura as diferentes
modalidades comunicacionais que permeiam sua atividade.
Compreende, dessa forma, a comunicação institucional, a
comunicação mercadológica, a comunicação interna e a
comunicação administrativa. O termo comunicação organizacional,
que abarca todo o espectro das atividades comunicacionais,
apresenta maior amplitude, aplicando-se a qualquer tipo de
organização - pública, privada, sem fins lucrativos, ONGs,
fundações, etc. -, não se restringindo ao âmbito do que se
denomina empresa.

Margarida Kunsch. Planejamento de relações públicas na comunicação
integrada. 2.ª ed. São Paulo: Summus, 2002, p.149-50 (com adaptações).

Com base nos conceitos apresentados no texto acima, julgue os
itens de 41 a 45.

Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.

Alternativas
Comentários
  • CERTO

    a COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL ou COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL tem como objetivos:
    1- convencer a opinião publica de que a organização é uma excelente cidadã;
    2- construir e divulgar a imagem institucional da organização: uma boa imagem institucional garante a confiança de colaboradores, dos consumidores e da sociedade;
    3- fortalecer a credibilidade das informações divulgadas;
    4- garantir, por meios éticos e legais, noticiário favorável na imprensa de forma não distorcida;
    5- fazer com que a organização seja uma fonte natural de noticiário na imprensa;
    6- atender as demandas dos consumidores;
    7- abiri e manter canais de comunicação diversificados;
    8- contribuir para a boa imagem pessoal da diretoria e da gerência;
    9- envolver e estimular o desempenho dos empregados.
  • Vou te contar, viu....

    Eliminar conflitos?

    Eu entraria com recurso nessa questão com certeza.

    Creio que as organizações modernas trabalham para gerir os conflitos, inerentes a todas as relações humanas.

    Dizer que a comunicação visa eliminar conflitos é forçar muito a barra...
  • E vou mais além Luana, a assertiva solicita o objetivo das abordagens tradicionais da comunicação empresarial, ao invés da perspectiva complexa da comunicaçao organizacional. Por isso considerei ERRADA a questão. 

    Nas abordagens tradicionais da comunicação empresarial, que estão cedendo lugar a uma perspectiva mais complexa de comunicação organizacional, o objetivo primordial da empresa ou instituição é buscar a melhor mensagem e o melhor meio para estabelecer contato com os públicos-alvo, visando mudar modos de pensar, influenciar decisões, modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais, anunciar eventos, vender algum produto e eliminar conflitos.
  • Pensei igual ao colega Leite. Eu pergunto: objetivo primordial de qual abordagem, examinador cara pálida?

  • O que eu achei estranho nessa questão também foi o trecho: " modificar os subordinados para o alcance dos objetivos organizacionais". Entendo que na verdade, a comunicação empresarial busca conquistar atitudes favoráveis, conscientes a sua missão, visão e valores obtendo assim uma imagem positiva.


ID
198154
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

Um informativo ou boletim privilegia a informação especializada e apresenta os pontos de vista da organização sobre um tema ou projeto, por meio de artigos, podendo ser impresso ou digital.

Alternativas
Comentários
  • Errado:

    Boletim: lida com informações imediátas, que precisam chegar com urgência ao público. Os ntervalos entre suas edições são pequenos, precisando contar, por isso, com um sstema rápido e eficaz de distribuição. Possui um número reduzido de páginas, o que eva a pouca variedade temática.

  • Por sua natureza de notícias curtas e rápídas, em boletins usam-se notas ou notícias curtas, artigos não

  • O Informativo/ boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. Tem poucas páginas e visual simples. Circula em intervalos curtos e deve ser distribuído com agilidade para garantir a atualidade. Resumindo: o informativo/boletim é uma publicação corriqueira de comunicação e nele não cabe essa informação especializada. 

    Item ERRADO.

ID
198157
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

A página inicial da intranet funciona como um mural eletrônico e atinge facilmente os diferentes públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que a intranet atinge aos vários públicos.
    Diferentemente da internet, a intranet é uma forma de comunicação interna, ou seja, entre os membros da empresa.
  • Se for o público que está de fora da organização, o nome é extranet. Além disso, nem todo público interno trabalha com o computador.
  • Gab.: Errado.

    Afirmar que a intranet atinge "diferentes públicos" é vincular um teor genérico à essa ferramenta de comunicação interna. A intranet atinge públicos específicos, não genéricos.

  • Intranet atinge parte do público interno: funcionários de escritório, pois são eles que costumam ter acesso à internet. Ela não atinge, por exemplo, empregados terceirizados, como os da limpeza.


ID
198160
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.

Alternativas
Comentários
  • Jornais - pode ter como foco principal tanto o público interno, quanto o externo dependendo de seu objetivo. Deve abranger matérias relacionadas a diferentes temas como: matérias institucionais que são as normas, regulamentos, avisos, produtos serviços, desenvolvimento de alguma atividade interna, orientações sobre a utilização de determinado tipo de manual, etc; de motivação apresentando estudos sobre um determinado tema recorrente no momento, como concursos, divulgação de prêmios entre outros; de orientação profissional sobre higiene, saúde, conselhos úteis, programas de treinamento etc; educativas sobre conhecimentos gerais como história, geografia, turismo etc; de interesse feminino; de entretenimento entre outras. Deve ter periodicidade definida, fotos e textos distintos para que desperte interesse em diversos públicos.

     

  • Alguém sabe porque esta questão está errada?
  • Creio que é devido à informação de que o jornal se destina a TODOS os públicos da organização. Ele pode, muito bem, destinar-se apenas ao interno.
  • Analisando a definição de jornais oferecida pela colega creio que o erro está no que se refere ao "resumo de fatos em determinado período". Acho que  a afirmativa refere-se à definição de informativo, já que o jornal não precisa ser um resumo de acontecimentos, podendo ( e devendo) abranger outros temas de interesse de variados públicos.
  • Marquei errado pelo público, como a colega bruna ja citou, embora ache interessante utilizar o jornal para divulgar eventos futuros, nao somente síntese do que já ocorreu.
  • Acho que o erro está na informação categórica de que o jornal atinge a todos os públicos da organização.

    Ele é feito principalmente para o público interno, mas PODE ser direcionado também para outros públicos, como acionistas, imprensa, governo, etc.

    Vejam que atingir vários públicos é a EXCEÇÃO, não a regra.
  • O informativo geralmente se refere a um tema específico, o jornal abrange outras temáticas como informei no meu comentário acima. O que está errado na questão é a afirmação de que é uma síntese dos acontecimentos da instituição. O jornal é muito mais abrangente que isso, pode falar sobre a história da empresa por exemplo, sobre um colaborador que tem um hobby, se isso for de interesse e aumentar o clima da empresa por exemplo. 
  • Definição de jornal institucional no site da aberje:

    JORNAL INSTITUCIONAL - Publicação com conteúdos informativos, interpretativos, opinativos e de entretenimento, dirigida a um ou mais elementos componentes do Público Externo (clientes, consumidores, fornecedores, comunidade, distribuidores, revendedores, imprensa, governo, universidades, associações de classes, entre outros) e/ou Público Interno (empregados e familiares e empregados de empresas terceirizadas que prestem serviços em caráter permanente).

  • Minha opinião:

    O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo (CERTO) e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período (ERRADO), atingindo a todos os públicos da organização (CERTO).

  • O jornal tem periodicidade mais estendida que o informativo e funciona como uma síntese dos acontecimentos da instituição em certo período, atingindo a todos os públicos da organização.

    Nem o jornal, nem nenhum outro canal atinge todos os públicos. O objetivo de cada publicação é justamente atender um determinado público, seja interno ou externo.

  • Impossível atingir todos os públicos de uma organização. Dependendo de onde circule o jornal (o que não foi especificado na questão), não são todos os públicos que terão contato com esse tipo de veículo, como os familiares do funcionários, concorrentes, público externo.


ID
198163
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação aos veículos de comunicação institucional, julgue os
itens que se seguem.

Quando direcionada ao público interno de uma organização, uma publicação precisa adotar uma atitude respeitosa, isto é, tratar o funcionário ou empregado como adulto, sem usar de paternalismo ou recorrer a imagens do campo familiar, adotando uma linguagem profissional, e uma atitude honesta, informando os fatos, sem esconder os problemas.

Alternativas
Comentários
  • O que me deixou em dúvida nessa questão foi o trecho "recorrer a imagens do campo familiar". Isso me fez pensar que a comunicação interna não estaria vinculada ao envolvimento dos familiares dos empregados, o que estaria errado.

    Enfim, interpretei assim, talvez o cespe quisesse dizer outra coisa....
  • Luana, ele quis se referir ao campo simbólico na linguagem e não aos familiares dos empregados.

  • Recorrer a imagens do campo familiar nessa questão refere-se à atitude de entender a organização como uma família, relação alheia ao trabalho e à "seriedade".


ID
198175
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando o release e o clipping, duas ferramentas da assessoria
de imprensa, julgue os itens a seguir.

A atividade de assessoria de imprensa pode ser avaliada por métodos qualitativos, como a definição das angulações das matérias publicadas na imprensa, ou por métodos quantitativos, como a medição de centimetragem publicada sobre a instituição, o que mostra da mesma forma a eficiência do trabalho de comunicação na produção da imagem da organização.

Alternativas
Comentários
  • O erro da questão está em afirmar que "mostra da mesma forma a eficiência do trabalho de comunicação", quando sabemos que o tipo de clipping baseado em análise (método qualitativo), o qual busca uma interpretação crítica das informação, não pode ser comparado à simples medição de centimetragem, que avalia apenas "quantos centimetros quadrados" saíram da imprensa ou contagem de tempo na TV etc.
  • Exatamente, Fernanda. Além disso, a tendência é a análise qualitativa. A análise quantitativa é considerada um erro, pois não é possível mensurar da mesma forma veículos e espaços distintos. Por exemplo, uma pequena nota em uma coluna de opinião de um jornalista conhecido e bastante lido pode ter um impacto muito maior do que uma reportagem de página inteira em um outro jornal. Outra questão que precisa ser considerada é que a centimetragem avaliava só o tamanho e não a angulação, considerando, também, material negativo à imprensa.

ID
200623
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A Internet oferece a seus usuários uma gama de possibilidades
de comunicação, que parece dar origem a uma nova forma de
expressão e de concepção da realidade. A respeito desse assunto,
julgue o item subsequente.

O advento da Internet possibilitou a resolução de todos os problemas referentes à comunicação e à publicidade.

Alternativas
Comentários
  • Errado. A Internet não resolveu o meu problema de comunicação com a minha esposa.
  • Muito pelo contrário. Só ampliou os problemas!

  • kkk juliano a internet até aumenta o problema de comunicação familiar se não for bem usada.

    ter paciencia, ouvir, conversar esse é o caminho.

    se for forte nunca desita

    isso é para os forte

  • Absoluta como Q66872

  • Sonho meeeeeu


ID
214534
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os próximos itens no que se refere à função do assessor de
imprensa.

A assessoria de imprensa, hoje, ao atuar com base na autoridade e na influência da instituição, busca a legitimação desses valores pelos consumidores e cidadãos.

Alternativas

ID
214561
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens seguintes a respeito da pauta jornalística interna e do
atendimento das pautas externas, que demandam procedimentos
inerentes às rotinas produtivas das assessorias de imprensa e fazem
parte de uma cultura profissional.

Tornar pública as habilidades e competências de funcionários e executivos, incumbi-los de tirar dúvidas de internautas e incentivá-los a produzir reflexões e posts para portais e blogs são estratégias inadequadas à comunicação corporativa, por haver risco de superexposição da instituição.

Alternativas
Comentários
  • Errado! Isso se chama transparência.


ID
214576
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um assessor de imprensa deve estar atento à qualidade dos
produtos e aos canais de comunicação internos e externos da
organização. A esse respeito, julgue os próximos itens.

Newsletters, boletins informativos eletrônicos ou impressos, house organs, jornais e revistas institucionais, de alcance interno ou externo, incluem-se entre os produtos midiáticos de natureza organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Newsletter pode ser impresso? Pensei que o formato era apenas eletrônico. 
  • Respondendo a pergunta do colega ... segundo o consta no livro "Assessoria de imprensa e relacionamento com a mídia", ed.2010, p.295: 

    Newsletter - publicação sobre tema específico, dirigida a um público determinado. Em geral, a periodicidade é estendida e a produção do conteúdo mais especializada. Pode ser utilizada por uma empresa, por exemplo, para divulgar entre clientes as especificações de uma linha de produtos e sua evolução. Ou por uma associação de classe para difundir entre formadores de opinião sua avaliação de conjuntura, com análises sobre o setor da economia em que está incluída. Pode ser impressa ou digital. 


ID
214606
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPU
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca de TV corporativa, julgue os itens seguintes.

Cursos de media training e de media literacy integram o rol de alternativas para a gestão da comunicação nas organizações, mas, em razão de seu caráter estratégico, não são recomendados para um canal corporativo de TV, pois cursos dessa natureza são oferecidos apenas para os staffs mais elevados na pirâmide organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Media literacy é a habilidade para ler e escrever informação audiovisual ao invés de texto. No nível mais simples, media literacy é a habilidade para usar uma variedade de mídias e ser capaz de compreender a informação recebida.Em um nível mais avançado, a habilidade de ler se move do simples reconhecimento e compreensão para uma ordem mais elevada de habilidades de pensamento crítico, tais como saber questionar, analisar e avaliar a informação. Este aspecto da media literacy é algumas vezes descrito como “visão crítica” ou “análise crítica”.

    http://midialab.wordpress.com/2008/01/05/o-que-e-media-literacy/
  • Cursos de media training são recomendados a quaisquer organizações que pretendam manter contato com a imprensa ou desejem desenvolver seus próprios canais de comunicação, independentemente do público aos quais eles se destinam. O erro da questão consiste em afirmar que, além de não serem recomendados a um canal de TV corporativo, o media training deve ser oferecido apenas aos funcionários de alto escalão da empresa. Não há regra para isso, uma vez que a organização pode designar o membro que lhe aprouver para falar em nome da empresa, e ele deve estar muito bem preparado para atuar diante dos meios de comunicação.

    Item ERRADO


ID
222394
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DETRAN-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O texto jornalístico é factual. Cada veículo de
comunicação, no entanto, tem uma linguagem diferenciada,
respeitando suas especificidades.

Maria A. Baccega. Comunicação e linguagem: discursos e
ciência. 1.ª ed. São Paulo: Moderna, p. 54 (com adaptações).

O texto publicitário busca persuadir os públicos
favoravelmente acerca de um produto, serviço ou ideia,
utilizando-se, para isso, de informação incisiva, de criatividade e
elementos de atratividade. O texto publicitário deve ser capaz de,
ao mesmo tempo, divulgar, atrair, persuadir, fazer compreender.

João A. Anzanello. Razão e sensibilidade no texto
publicitário.
São Paulo: Futura, 2.ª ed. (com adaptações).

A partir das informações apresentadas nos fragmentos de textos
acima, julgue os itens a seguir.

Ao veicular comunicado oficial pela televisão, informando a população acerca da abertura de postos de trabalho, ou de saúde, a organização está praticando publicidade institucional.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito oficial deu como CERTO o item, porém acredito que no caso em tela dá-se a comunicação de utilidade pública e não comunicação institucional.
  • Está errada a questão. Isso se chama Publicidade de Utilidade Pública.

    PUBLICIDADE DE UTILIDADE PÚBLICA (publicidade governamental) 

    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  
    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  
    • Tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.  

      FONTE: http://comuniqueiro.blogspot.com/
  • Gabarito certo.

    1. Publicidade Institucional - a que tem como objetivo divulgar informações sobre atos, obras e programas dos órgãos e entidades governamentais, suas metas e resultados;
     É de utilidade mais reduzida, já que apenas anunciará para a população ato que já foi ou será praticado.

    2. Publicidade de Utilidade Pública - a que tem como objetivo informar, orientar, avisar, prevenir ou alertar a população ou segmento da população para adotar comportamentos que lhe tragam benefícios sociais reais, visando melhorar a sua qualidade de vida.


    Abertura de postos de trabalho e /ou saúde se encaixa em obras e programas (serviços), ou seja, publicidade institucional. Leia mais e entenda o ponto de vista de Maria Sylvia Zanella Di Pietro:  http://jus.com.br/artigos/12000/a-propaganda-governamental-no-dialogo-entre-estado-e-sociedade#ixzz2cA9AYpcv

  • Sobre a diferença entre propaganda institucional e publicidade institucional:

    Por serem assuntos muito ligados e com diferenças muito tênues: publicidade institucional, propaganda institucional e endomarketing cabe salientar que a publicidade institucional tem um caráter mais expositivo, visa uma associação paradoxal de valores com uma empatia que pode vir a gerar futuros ganhos a instituição.

    O público-alvo pode ser o interno em sua maioria, mas recentemente setores como o próprio governo brasileiro adotam uma outra posição a discorrer do assunto. Como a Lei Federal n. 9.504/97, que regula sobre as eleições dispõem no artigo 73, inciso Vi, caput b:

    "Com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral"

    Ou seja, fica subentendido que a publicidade institucional não visa apenas a boa figuração a seu público interno, ela busca essencialmente transpassar ao público externo determinados preceitos que irão valorizar a instituição de um ponto de vista simbólico para o comunidade/ambiente que a instituição pertence ou está inserida.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Publicidade_institucional


ID
231391
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Um dos grandes desafios dentro das empresas, sejam elas públicas ou privadas, é conscientizar os funcionários sobre seus papéis dentro da organização: trabalhar melhores formas de relacionamento, exercer a cidadania e a valorização do profissional. Para que isso aconteça, as empresas buscam trabalhar a Comunicação Interna aliada ao setor:

Alternativas
Comentários
  • É o RH que cuida do pessoal da empresa e por isso é se aliando a eles que se consegue formar uma boa Comunicação Interna.

ID
231403
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quais dessas ações um Gerente de Comunicação deverá trabalhar visando melhorar a qualidade dos serviços e a satisfação dos colaboradores?

Alternativas
Comentários
  • Resposta correta: a) Cultura Empresarial e Pesquisas
  • Questão muito mt mal formulada. Cultura empresarial é uma AÇÃO então? Fala sério.

  • Acho que Cultura Empresarial foi aplicada como um possível sinônimo de Cultura Organizacional. Dessa forma, o gabarito, alternativa "a", passa a ter sentido no que se refere ao público interno.

  • Acho que "Comunicação Interna e Pesquisas" seria a melhor resposta. Uma vez que esta ação é voltada para o público interno (os colaboradores) de uma organização. Já a Cultura Empresarial, ou organizacional, é mais abrangente. Tem a ver com a identidade da instituição. Tanto internamente quanto externamente. Além do que, não se trata de uma ação e sim de um fenômeno. 


ID
231427
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com a chegada da intranet nas corporações, a comunicação com o público interno passou a ser:

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Não sei de onde essa banca tirou essa resposta. Desde quando uma intranet deixa a comunicação interna mais "pessoal"? O que há de pessoal num portal de intranet? Informatizada tudo bem, mas não consigo vislumbrar o que teria de pessoal nessa comunicação -- com o uso de uma intranet.

    Aff.
  • Klaus, "pessoal" talvez no sentido de que o portal de intranet oferece informações personalizadas a partir do logon do usuário.

  • Em resposta ao klaus, acredito que o item "pessoal" se refira ao fato de poder existir nas intranets recursos semelhantes ao e-mail e "chats" para comunicação entre os funcionários. Dessa forma um chefe de setor pode mandar um comunicado exclusivo para o seu subordinado: "Não esqueça da reunião com os fornecedores nesta quinta-feira, às 14h".


ID
231448
Banca
FUNCAB
Órgão
DETRAN-PE
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A opinião pública tem papel relevante para o posicionamento das organizações, sejam elas públicas ou privadas em um momento de crise. Para atingir de forma eficaz os diversos públicos que compõem a opinião pública são necessárias ações perfeitamente integradas do composto da comunicação. É necessário planejamentos fundamentados em pesquisas e análise ambiental que definirão as melhores ações de trabalho. A execução dessas ações fica a cargo do profissional de:

Alternativas
Comentários
  • R: B
    profissional de Relações Públicas planeja, executa e avalia as políticas de relacionamento da instituição, de maneira ética e estratégica, com todos os segmentos sociais, dando suporte para que ela se adapte num ambiente de constante transformação. Em resumo é um profissional que trabalha com Comunicação Estratégica e Mediada
  • Questão para dar ponto de graça.


ID
234688
Banca
NC-UFPR
Órgão
UFPR
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considere os seguintes elementos envolvidos no processo comunicativo:

1. As fontes de informação.
2. O conteúdo transmitido.
3. O público atingido.
4. A satisfação do público atingido.

Entre esses elementos, quais são abordados nas pesquisas sobre o consumo dos meios de massa?

Alternativas

ID
270229
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos dias atuais, a utilização de programas de edição de texto e
imagem é comum nas principais áreas de comunicação. Com
relação a esses programas, julgue os itens subsequentes.

O Page Maker é o programa ideal para o desenvolvimento de logomarcas.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado.

    O Pagemaker é um programa de layout de páginas ideal para a editoração, diagramação e criação de publicações de alta qualidade como folhetos e boletins informativos.

    Os programas mais adequados para o desemvolvimento de logomarcas são aqueles que trabalham com imagens vetoriais, assim você pode alterar a proporção e o tamanho sem comprometer a visualização. Os mais comuns são o Adobe Illustrator e o bom e velho Corel Draw.

    Bons estudos!
  • O Adobe Pagemaker é o programa de layout de páginas ideal para profissionais da área de negócios e da educação; também para os pequenos empresários e para os que trabalham em casa e querem criar publicações de alta qualidade como folhetos e boletins informativos.

    Depois de pesquisar um pouco, para a criação de logomarcas o ideal é Corel Draw,  Adobe Photoshop e também o Logo Maker, bem comentado pelos usuários, principalmente para os iniciantes. 

    Bons estudos!



  • "LOGOMARCA"?

    Logo(Latim) - idéia | markas (Germânico) - ideologia

  • Pagemaker e Indesign são usados para diagramação.


ID
289369
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando a responsabilidade da comunicação institucional
pelo desenvolvimento de ações de aproximação com públicos
de interesse para a ampliação da visibilidade da organização e
promoção de seus propósitos, julgue os itens seguintes.

Uma das atribuições da comunicação institucional é a assessoria de imprensa, que consiste em conseguir publicidade gratuita para a organização por meio de estratégias de relacionamento com a mídia para encaminhamento de press releases, fornecimento de pautas jornalísticas, clipes de vídeo, promoção de entrevistas e convite à participação da imprensa em eventos da instituição ou com a sua participação.

Alternativas
Comentários
  • A redação da questão está errada,ou induzindo a êrro,pois é reducionista ao afirmar,sem citar que há outras atribuições da assessoria de imprensa,que
    "...a assessoria de imprensa, que consiste em conseguir publicidade gratuita para a organização por meio...  "
    Reparem que a questão usa um atributo correto,conferindo às assessorias de imprensa o objetivo de conseguir publicidade gratuita,mas a redação deixa de indicar que existem outras atribuições da assessoria de imprensa,o que reduz (caráter reducionista) o papel das assessorias,sendo ,dúbia ou incorreta a afirmação pela restrição que impôs.
    Infelizmente ,este tipo de questão dúbia é frequente...
  • publicidade gratuita??????
  • A redação da questão leva à ambiguidade.

    Dizer que uma das atribuições da Assessoria é conseguir publicidade gratuita é plausível, mas pelo texto o "que" após a vírgula retoma " assessoria de imprensa " e dá a entender que seu trabalho consiste apenas em conseguir publicidade gratuita, quando na verdade sabemos que esse é um dos seus objetivos, dentre vários.

    Por entender que o examinador, na assertiva, restringiu o trabalho da assessoria, errei a questão.
  • Cuidado! Reducionismo para a CESPE é o uso de palavras como "apenas", "somente", "exclusivamente". No contexto do enunciado "que (a assessoria) consiste em conseguir publicidade gratuita...", a banca entende que não há restrição, mas explicação/exemplificação (note a vírgula após o "que").

  • Não sei o que é pior, a banca dizer um absurdo desses ou os colegas tentarem justificar.


ID
289456
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A propaganda é a principal responsável pela construção da imagem institucional, sobretudo a que é dirigida ao público externo.

Alternativas
Comentários
  • A preocupação mercadológica com a questão simbólica teve inicio na década de 1950, 
    quando ficou constatado que os consumidores adquiriam produtos e serviços não apenas 
    pelos seus atributos, mas também, pela imagem que a empresa possuía.

    Imagem é a soma das crenças, sensações e impressões que uma pessoa 
    ou grupo de pessoas têm de um objeto, de uma pessoa, de um lugar, 
    de uma marca de uma organização, de um produto ou de serviço. 
    (BARICH; KOTLER, 1991, p. 94) 

    Para que ocorra a formação de uma imagem é necessária à empresa ou organização, 
    entender os fatores que formam sua imagem atual e também como conduzir uma 
    possível mudança para o fortalecimento dos pontos positivos e negativos fortalecendo 
    assim a imagem da organização. (KOTLER, 1998)

    Todos os meios de comunicação utilizados pela empresa, incluindo a 
    propaganda televisiva, internet, imprensa, o ambiente, a interação com 
    funcionário, experiência com o produto ou serviço, o boca a boca, irão 
    contribuir para a formação da imagem percebida pelo consumidor. 
  • Aprofundando:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo


ID
289459
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A comunicação interna pouco contribui para a construção da imagem das organizações.

Alternativas
Comentários
  • Uma boa comunicação interna reflete diretamente na prestação do serviço ao público, o que, por sua vez, é um dos fatores mais importantes para a imagem das instituições.

     

    Aprofundando:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos


ID
289462
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

A imagem institucional, cuja construção resulta de um trabalho de longo prazo, é afetada pelo posicionamento momentâneo assumido pela instituição diante de determinados acontecimentos.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que o examinador deveria ter se utilizado da expressão "pode ser afetada", ao invés de "é afetada".

  • Acredito que "reputação" seria melhor do que "imagem" para essa assertiva.

     

    Aprofundando:

     

    IDENTIDADE - como a empresa quer ser vista

    IMAGEM - como a empresa é vista

    REPUTAÇÃO - resultado da soma das imagens da empresa ao longo do tempo

     

    A imagem, portanto, ou as imagens (para sermos mais exatos) de uma organização são percepções que estão na cabeça dos públicos ou das pessoas individualmente, formadas pelo contato direto ou não com essa organização (temos imagens para organizações com as quais nunca tomamos contato direto como , por exemplo, o Pentágono, reino dos falcões da guerra).

     

    A reputação também é um conceito, uma avaliação, que, como a imagem, decorre das percepções dos públicos e das pessoas individualmente mas, diferentemente da imagem, ela é menos fluída, é construída num prazo maior de tempo, tem maior consistência e intensidade. A maioria das organizações tem imagens, mas poucas chegam a ter uma reputação, porque essa é resultado de um processo mais demorado de interação.  A gente pode dizer que a imagem é como algo que se sente na pele e a reputação como algo que se sente na alma.

     

    A identidade encerra, porém, outra perspectiva. Ela é a somatória de esforços, produtos, significados, valores, marcas etc, construídos ou produzidos por uma organização. Podemos falar na identidade visual, por exemplo, que incorpora as formas pelas quais a organização se torna visível, "legível" no mercado e na sociedade (embalagens, logos, fachadas, papelaria),  e que é um dos componentes da identidade de uma organização. A identidade inclui também a missão e a visão da organização,  sua capacidade de inovação, seu talento humano (capital intelectual) e assim por diante.

     

    Fonte: http://www.portalimprensa.com.br/noticias/wilson+da+costa+bueno/193/imagem+reputacao+e+identidade+revisitando+conceitos

  • Concordo com a Mônica: o ideal seria reputação ao invés de imagem, mas como a reputação tb não deixa de ser imagem, só que com caráter de longo prazo, a banca deu como certo


ID
289465
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsecutivos, referentes a imagem institucional.

O controle da construção da imagem da instituição depende de cuidados com a produção dos discursos da organização sobre si mesma.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe dizer o erro da questão?
  • A construção dos discursos que a corporação faz de si mesma dizem respeito à identidade e não à imagem. Enquanto a imagem compreende o conjunto de tributos e valores mostrados aos públicos estratégicos, a identidade refere-se a visão que a corporação tem de si mesma, ao que de fato ela é. 
  • Discordo. Também considero que o gabarito deveria ser 'certo'. É claro que o discurso da organização sobre si mesma chega ao público, ou no mínimo ao público interno e é a partir disso também que a imagem é construída. 
  • Cara, o cespe caprichou na zoeira pra fazer essa prova. Não tem erro nenhum nessa questão. É óbvio que os discursos que a empresa faz sobre si mesma influenciam em sua imagem!

  • Caros colegas, a Cespe é a banca que mais faz pegadinhas de comunicação. Nesta questão percebam que a palavra "controle" é a chave para indicar a alternativa como errada. Retire ela da frase e teríamos uma assertiva verdadeira. Podemos controlar a imagem que alguém fará de nós ou de uma instituição? Não. Nós podemos influenciar, tentar conduzir, mas jamais controlar. 

  • Concordo com a Isabela Pimentel: os discursos da organização podem sim ser controlados, mas isso faz parte da identidade, e não da imagem, já que a identidade abrange tudo o q a empresa é e o q ela faz (as falas, os discursivos, os símbolos institucionais etc.)


ID
289510
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens a seguir, acerca de comunicação interna.

House organ é uma publicação da organização voltada para pautar a imprensa.

Alternativas
Comentários
  • House organ é a denominação dada ao veículo (jornal ou revista) de uma empresa ou entidade . Ele geralmente é concebido para divulgar os fatos e as realizações da empresa ou entidade e pode assumir diferentes configurações, dependendo do público a que se destina.
          A maioria dos house organs tem o público interno como prioritário, mas há casos ( cada vez mais frequentes) em que a empresa ou entidade concebe dois ou mais house organs tendo em vista atingir, de maneira adequada (em termos de pauta e linguagem) públicos distintos.

    Para pautar a imprensa é utilizado os releases.
  • House Organ é comunicação INTERNA.


ID
289933
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

O informativo, publicação que traz notícias curtas e tem circulação diária ou semanal, é voltado ao público interno de uma organização, podendo também ser distribuído a outros stakeholders ligados a problemas circunstanciais da organização.

Alternativas
Comentários
  • De fato, o informativo é muito importante para outros públicos em circunstancias especiais, como uma crise ou um evento.


ID
289936
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O gestor da comunicação em uma organização deve formular
estratégias de relacionamento com diferentes stakeholders, entre
eles, os colabores e seus familiares. A respeito da comunicação
interna e das ferramentas utilizadas para sua execução, julgue os
itens subsequentes.

Entre as vantagens das emissoras de TV corporativas, está o fato de conseguirem atingir amplo público interno de maneira simultânea, utilizando-se de modelos de comunicação de massa similares aos adotados pelas emissoras de TV abertas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    TVs Corporativas são programações internas, canais de TV de determinadas empresas, algo semelhante à uma intranet. Temos a TV Bradesco, TV LG, TV Siemens e até mesmo de alguns clubes de futebol, como a TV Milan-AC (Itália). Mas obviamente não se trata de modelos de comunicação semelhantes às da TV aberta, pois os conteúdos são selecionados a públicos restritos (direcionados), bem diferente da programação da TV aberta voltada às massas.
  • Errado!

    A comunicação dirigida diferencia-se da comunicação em massa pela qualidade do público que se quer atingir. A característica típica dos meios de comunicação de massa é a possibilidade de atingir simultaneamente uma vasta audiência, formada por pessoas heterogêneas. A comunicação é realizada apenas em um sentido. As possibilidades de feedback são menores comparados a comunicação dirigida. A comunicação dirigida, geralmente, seria oposta da comunicação de massa. Não há necessidade do meio físico para mediação entre o emissor e o receptor. Não precisa de muitos profissionais para a realização dela. Então, o custo dela se torna menor. E sua audiência é pequena e homogênea comparada a da  comunicação de massa. Mas, além das diferenças elas também possuem semelhanças. As realizadas para veicular nos veículos de comunicação de massa buscam o mesmo objetivo da comunicação dirigida: causar impacto ao um determinado número de receptores. A comunicação dirigida destina-se a públicos específicos, prédeterminados, e conseqüentemente, mais conhecidos pelos idealizadores das diferentes estratégias de aproximação possíveis (KUNSCH, 1997). O autor Andrade (1965) define comunicação dirigida como sendo o “processo que tem por finalidade transmitir ou conduzir informações para estabelecer comunicação limitada, orientada e freqüente com determinados números de pessoas homogêneas e identificadas" (ANDRADE, 1965, p.163). Os veículos de comunicação dirigida proporcionam que se desenvolva uma comunicação eficiente e diversificada sem que haja um alto custo para isso. Seu uso é eficiente para a venda e divulgação de qualquer produto porque alia a personalização da mensagem com um custo/benefício mais vantajoso. A empresa investe recursos com mais racionalidade e sabe exatamente qual o retorno deste investimento.

    FONTE: http://pt.scribd.com/doc/23435956/Comunicacao-dirigida

ID
290023
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A eficácia da comunicação nas organizações depende da definição
de objetivos e da capacidade dos gestores de perceber o ambiente
em que ela ocorre e os atores envolvidos no processo. Julgue os
itens de 91 a 95, acerca da comunicação como ferramenta
de gestão.

Entre os modelos de relações públicas e assessoramento de comunicação tem-se o de persuasão, também chamado de modelo de duas vias, que é considerado o mais efetivo e viável para o alcance das metas de relacionamento entre as assessorias e a mídia.


Alternativas
Comentários
  • o modelo de duas vias não é de persuasão, mas justamente o que muitos consideram utópico, pois alia a informação obtida pela empresa, de seus públicos, com sua informação para estes de forma a encontrar soluções mais viáveis aos dois. É simétrico de duas vias, que teoricamente é o mais efetivo, mas nem sempre o mais viável, e não exatamente com a mídia. Portanto, a frase inteira contém erros.
  • Erro por contradição: persuasão remete ao modelo de RP de propaganda (Grunig e Hunt), no qual o objetivo é unicamente promover produtos e serviços; já o modelo de duas vias, que pode ser simétrico ou assimétrico, envolve uma circulação de informações de forma mais ou menos equilibrada para gerar algum tipo de relacionamento ou compreensão.


ID
290038
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Julgue os itens subsequentes, relativos aos produtos elaborados
pelas assessorias de imprensa para o relacionamento com a mídia.

A posição da organização a respeito de tema polêmico ou complexo pode ser expressa por meio de um informativo, que pode ser distribuído tanto à imprensa como também a empregados e dirigentes, para orientá-los em momentos de crise.

Alternativas
Comentários
  • Estaria o erro em "Informativo", quando na verdade para a impressa o termo usado é uma "Nota"?
  • Comentário pertinente, Rodrigo!
    A nomenclatura "informativo" é mais adequada para o público interno (empregados e dirigentes).
    No caso do público externo (leitores, telespectadores e ouvintes da imprensa), o termo mais correto seria "comunicado" ou, como você opinou, "nota".
    BONS ESTUDOS!
  • Colegas,
    apesar de que o mais correto fosse o  "COMUNICADO" e não o  "informativo",este não é o erro da questão.Observem:
    "que pode ser distribuído tanto à imprensa como também a empregados e dirigentes, para orientá-los em momentos de crise."
    A organização pode usar um "informativo" para se posicionar sobre tema polêmico ou complexo.Mas,usar o informativo para orientar os dirigentes é subverter ou contradizer a função do informativo e a própria função de um dirigente de organização,que é "dirigir,administrar" a organização.E nunca os dirigentes podem ser informados e orientados conjuntamente com imprensa e empregados,o que é absurdo.Os dirigentes são responsáveis pela gestão estratégica da organização.São eles que orientam ou,quando são orientados,isto é feito em particular e de maneira reservada.
    Que Deus a todos ilumine!!! 
     
  • O erro da questão está em considerar o público interno (empregados e dirigentes) e dizer que o informativo serve para orientá-lo.

    A definição exposta na questão (Informativo que expressa a posição da organização a respeito de tema polêmico ou complexo) diz respeito a um produto da assessoria de imprensa: o conceito de position paper ou nota oficial, que é o informativo com a posição oficial da organização sobre determinado tema e tem como destinatário a IMPRENSA, seu objetivo é esclarecer a posição da organização sobre tema relevante, geralmente polêmico ou complexo.

    Fonte: Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a mídia. Jorge Duarte.



  • O termo correto seria Position Paper para posicionar o público sobre posição polêmica.

  • A questão fala sobre Position Paper, ele é distribuído aos empregados (tem circulação interna e restrita), mas não à imprensa. O que é distribuído à imprensa é a nota oficial


ID
295882
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Por ser um dos setores mais técnicos de publicidade e de propaganda, a área de mídia usa termos específicos. Nesse sentido, a CIRCULAÇÃO diferencia-se de TIRAGEM, pois CIRCULAÇÃO representa

Alternativas
Comentários
  • O gabarito (letra "a") corresponde à definição apresentada por Rabaça e Barbosa, no Dicionário essencial da comunicação.
    Ainda segundo os conceitos dos autores, tiragem = total de exemplares impressos (de uma só vez) de jornal, revista ou qualquer publicação. Encalhe = quantidade de exemplares devolvida ao editor por não ter sido vendida. O encalhe nos pontos de venda é previsto e, em certa medida, considerado necessário pelas técnicas de circulação para garantir uma distribuição que atenda suficientemente à demanda. Diz-se também que encalhe é a publicação que não obteve boa vendagem, sendo assim, o oposto de best-seller.


ID
295993
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2008
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como ferramenta de pesquisa, o índice de penetração de um programa é

Alternativas
Comentários
  • A penetração é a porcentagem  ou número de pessoas atingidas por um veículo, em relação ao total da população ou a um de seus subconjuntos (classe socioeconômica, idade, sexo, escolaridade, etc.).

    Dicionário essencial da comunicação, Rabaça e Barbosa.


ID
329539
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 21ª Região (RN)
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com relação à história do jornalismo empresarial e ao
funcionamento de uma assessoria de imprensa, julgue os próximos
itens.

A difusão em larga escala de um release, sobretudo via e-mail, é vantajosa porque amplia o alcance da divulgação da informação para veículos e profissionais de diversas áreas.

Alternativas
Comentários
  • Os releases disparados para quantidades menores de jornalistas costumam dar mais resultado do que os enviados a um grande número de profissionais. Disparos feitos para até 500 contatos selecionados no mailing têm taxa de abertura de 30%. Essa taxa cai para pouco mais de 20% se o número de destinatários é elevado para 1000.


ID
374065
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

As alterações de controle societário das empresas jornalísticas devem ser comunicadas à assembleia legislativa da unidade federativa onde a empresa tem sede.

Alternativas
Comentários
  • § 5º As alterações de controle societário das empresas de que trata o § 1º serão comunicadas ao Congresso Nacional. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 36, de 2002)


ID
374074
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das características e das estruturas de funcionamento das empresas jornalísticas, julgue os itens a seguir.

Diferentemente de outros negócios, as empresas jornalísticas obtêm lucros não só com a comercialização de seus produtos (jornais e revistas, por exemplo), mas também por meio da venda de espaço publicitário.

Alternativas

ID
374224
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Um dos principais problemas que atingem as publicações organizacionais é a falta de sondagem inicial para verificar por que motivos a organização quer produzi-las. Objetivos claros e definidos são essenciais para a continuidade e o acerto de qualquer publicação organizacional.

Alternativas

ID
374227
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Em geral, as instituições desenvolvem apenas um veículo de publicação de informações para os públicos interno e externo, estratégia mais recomendada para se atingir o sucesso na publicação e comunicar com eficiência.

Alternativas
Comentários
  • O público interno e externo não podem ser tratados da mesma maneira: guardam particularidades que os diferenciam.


ID
374230
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

A definição do perfil editorial de uma publicação organizacional precisa levar em conta o que os gestores querem comunicar, não as demandas do público que será atingido pelo veículo.

Alternativas

ID
374233
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

O jornal mural é o veículo jornalístico empresarial mais simples e com a vantagem da facilidade de produção, atualização e acesso direto pelos empregados da organização. Por meio dele, notícias são afixadas em espaços próprios nas paredes ou muros.

Alternativas

ID
374236
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
UNIPAMPA
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Pode-se afirmar que a comunicação institucional atua como reforço de determinada marca, empresa, instituição, órgão público ou privado, cujo objetivo imediato não é a venda propriamente dita, mas a compreensão dos propósitos de tais organizações por parte dos públicos considerados de seu interesse.

Helenice Carvalho. As relações públicas e a gestão estratégica das informações nas empresas. In: Nilda Jacks et al (Org.). Tendências na comunicação, vol. 4. Porto Alegre: L&PM, 2001, p. 132-8 (com adaptações).

Com relação à comunicação institucional, julgue os seguintes itens.

Um jornal organizacional tem como objetivo principal divulgar as políticas, os princípios e os valores da companhia.

Alternativas

ID
396655
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

Alternativas
Comentários
  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso privados de informação.

    Acredito que devido à interatividade o caráter transformador reside justamente na capacidade de utilização coletiva na produção e utilização das informações.
    A wikipedia é um bom exemplo onde existe essa colaboração entre os usuários.
    Bons estudos!
  • Concordo com o comentário anterior. Entendi que o erro está em uso privado da informação, quando se trata, na verdade, de compartilhamento da informação.

  • Apesar da interatividade característica das novas tecnologias de comunicação, o caráter transformador dessas mídias reside na capacidade de oferecer aos clientes mídias individuais que proporcionem a produção e o uso COLETIVOS de informação.


ID
396658
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

A comunicação digital presente em mídias sociais e portais corporativos, por ser dinâmica e quase instantânea, não precisa estar alinhada com a estratégia global de comunicação da empresa.

Alternativas
Comentários
  • Todas as formas de comunicação devem estar alinhadas com a estratégia de comunicação da empresa.

ID
396661
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

As chamadas mídias sociais oferecem às empresas perfis mais detalhados de usuários, facilitando, assim, o planejamento de mídia e de comunicação publicitária.

Alternativas
Comentários
  • podemos segmentar, fazendo assim, a comunicação dirigida.
    No facebook é possivel segmentar idade, sexo, localidade dentre outros.

ID
396664
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que as novas tecnologias de comunicação vêm
revolucionando o pensar e o fazer da comunicação empresarial e
governamental em todo o mundo, julgue os itens a seguir.

E-readers são dispositivos tecnológicos que proporcionam a leitura dos livros em formato eletrônico, os quais são comumente denominados e-books.

Alternativas
Comentários
  • Leitor de livros digitais (e-Reader, em inglês) é um pequeno aparelho que tem como função principal mostrar em uma tela, para leitura, o conteúdo de livros digitais (e-books) e outros tipos de mídia digital. Ao utilizar a tecnologia de tinta eletrônica, também chamada de papel eletrônico,[1] nas telas desses leitores, isso os aproximou muito da sensação de se ler um livro convencional por não utilizar iluminação, como as telas de cristal líquido (LCD), o que tem impulsionado a venda desses aparelhos em todo o mundo. O mais famoso deles é o Kindle, criado pela empresa estadunidense Amazon, que teve seu primeiro modelo lançado nos Estados Unidos, em 19 de Novembro de 2007; e no Brasil em outubro de 2009.[2]


ID
398941
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

O jornalista que trabalha em assessoria de imprensa de determinada empresa pode optar, na produção da cobertura jornalística de um evento, por não ouvir todas as partes nele envolvidas. Por exemplo, se trabalha para uma mineradora, pode não ouvir a reclamação da comunidade sobre supostos danos ambientais por ela causados.

Alternativas
Comentários
  • Código de Ética dos Jornalistas

    Art. 12. O jornalista deve:

    I - ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;
  • Certo

    Realmente isso é possível, mas não seria uma infração ao código de ética do jornalista? Pois nesse caso há uma parcialidade na divulgação da notícia, enfim, isso ocorre muito na prática, não só no Brasil, mas além-mar também.
  • Poder, pode, mas não deve. 

  • Art. 12. O jornalista deve:

    I - ressalvadas as especificidades da assessoria de imprensa, ouvir sempre, antes da divulgação dos fatos, o maior número de pessoas e instituições envolvidas em uma cobertura jornalística, principalmente aquelas que são objeto de acusações não suficientemente demonstradas ou verificadas;


ID
398959
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Correios
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Com base no disposto no Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros (CEJB) e na Constituição Federal de 1988 (CF), julgue os itens seguintes.

Segundo o CEJB, organizações privadas, diferentemente das públicas, não têm obrigação social de prestar informações ao público.

Alternativas
Comentários
  • As outorgas de concessões de radiodifusão são públicas, por tanto, de interesse público. As organizações privadas funcionam devido à uma outorga pública, por isso devem se preocupar com o interesse público também.
  • Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros

    Art. 2º Como o acesso à informação de relevante interesse público é um direito fundamental, os jornalistas não podem admitir que ele seja impedido por nenhum tipo de interesse, razão por que:

    IV - a prestação de informações pelas organizações públicas e privadas, incluindo as não-governamentais, deve ser considerada uma obrigação social;

ID
405412
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca dos métodos e das técnicas de pesquisa em comunicação,
julgue os itens seguintes.

As pesquisas de opinião, ferramenta desenvolvida por estudiosos da escola de Frankfurt, adquiriram grande projeção na imprensa após a II Guerra Mundial. Sua finalidade era compreender comportamentos de plateias do cinema de arte e dos concertos de música clássica.

Alternativas
Comentários
  • As pesquisas de opinião não foram ferramentas desenvolvida por estudiosos da escola de Frankfurt.

ID
405460
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FUB
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em relação à prática da assessoria de imprensa, julgue os itens
seguintes.

Se um jornal institucional for editado com periodicidade mensal, um fato da agenda da instituição ocorrido entre duas edições continua sendo de interesse para o seu público, razão pela qual deve ser publicado na edição seguinte.

Alternativas

ID
411811
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de
publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no
campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

A comunicação organizacional não se limita à publicação de boletins informativos ou à produção de releases para a imprensa, por isso o profissional que trabalha nessa área precisa considerar os diversos públicos da instituição, inclusive o público interno.

Alternativas

ID
411814
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBRAM-DF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Considerando que a assessoria de imprensa e a produção de
publicações jornalísticas empresariais podem ser incluídas no
campo da comunicação organizacional, julgue os itens a seguir.

Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se as súmulas, as sinopses e as análises, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO

     

    O erro da questão está em afirmar que súmulas, sinopses e análises fazem parte do press clipping. A sentença poderia ser corretamente reescrita da seguinte forma: "Entre os produtos da assessoria de imprensa, incluem-se os recortes, que fazem parte do press clipping, entregue aos gestores diariamente."

     

    "Recortes - As notícias de interesse imediato, por sua relação direta ou indireta com os interesses dos assessorados, bem como aquelas que poderão ser consultadas posteriormente, são recortadas, selecionadas e destinadas, nas primeiras horas da manhã, aos escalões de decisão (press clipping)."

     

    Livro: Assessoria de Imprensa: como fazer. Rivaldo Chínem. São Paulo: Summus, 2003.

     

     

     

     

  • Pelo que entendi, o erro está em que as súmulas, análises e sinopses não fazem parte do press clipping.

    Assim como o press clipping, a súmula, a sinopse e a análise são produtos/serviços da Assessoria de Imprensa de acordo com o Manual de Assessoria de Imprensa (FENAJ - 4ª edição, 2007, páginas 13 e 14). Aliás, o termo press clipping não existe no manual e não achei em nenhum lugar. Segue trecho:

    Clipping Impresso, Clipping Eletrônico e em Tempo Real (on-line) - Levantamento das matérias publicadas nos veículos de comunicação. Organizados a partir da leitura, acompanhamento e seleção das notícias que interessam ao assessorado.
    Súmulas - Relação dos assuntos divulgados indexada por: veículo, título da matéria e página (quando impresso), programa e horário (TV ou rádio), endereço eletrônico (Internet).
    Sinopse - Resumo das notícias veiculadas nos Jornais e Revistas de maior circulação. Também se faz resumo de publicações específicas da área de interesse do assessorado.
    Análise - O assessor faz a sua leitura do material coletado, analisando o teor do que foi publicado.

     

    Disponpivel em: http://fenaj.org.br/wp-content/uploads/2014/03/manual_de_assessoria_de_imprensa.pdf

     

  • Para Ferraretto, súmula, sinopse e análise são tipos/modalidades de clipping, e não partes do clipping. Há ainda o tipo/modalidade clássico de recorte.

  • Sobre o clipping ou Clipagem

    Impressa, eletrônica e em tempo real (online): compilação de matérias publicadas em diferentes periódicos e sites que digam respeito ao assessorado ou possam atrair seu interesse.

    Súmula: resumo das principais notícias de interesse do cliente veiculadas em rádio e televisão, incluindo ou não gravações.

    Sinopse: resumo das principais notícias de interesse do cliente publicadas em jornais e revistas, incluindo ou não a transcrição de trechos.

    Análise: interpretação crítica, por parte do assessor, das informações divulgadas, avaliando o teor do que foi dito e procurando revelar intenções e dados omitidos.

    Fonte: Assessoria de Imprensa - Teoria e Prática, Elisa Kopplin Ferrareto e Luiz Artur Ferraretto, p. 126/127


ID
421144
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma instituição, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico é de longo prazo, tem maior impacto e refere-se às decisões da instituição. O tático é de médio prazo e busca resposta a questões imediatas. O operacional cuida da documentação escrita e da normalização dos processos. A partir dessas informações, julgue o  próximo  item.

O profissional de comunicação, por suas habilidades e competências, pode inserir-se nos três níveis de planejamento de uma instituição.

Alternativas
Comentários
  • Item correto.

    VEJA UM BREVE RESUMO SOBRE OS 3 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO:

    . Planejamento estratégico [=estratégia corporativa ou organizacional]: abrange a organização como um todo. abrange a direção. relaciona a organização com o ambiente externo. longo prazo. genérico e abrangente.

    Sobre a direção, Chiavenato (2000, p. 7) diz que:

    "Definido o planejamento e estabelecida a organização, resta fazer as coisas andarem e acontecerem. Este é o papel da direção (liderança): acionar e dinamizar a empresa. A direção (liderança) está relacionada com a ação, com o colocar-se em marcha, e tem muito a ver com as pessoas. Ela está relacionada diretamente com a atuação sobre os recursos humanos da empresa."

    . Planejamento tático [=estratégias funcionais]: abrange cada um dos departamentos ou áreas que compõem a organização. abrange a gerência. departamentos. médio prazo. menos genérico, mais detalhado que o anterior.

    . Planejamento operacional: abrange as tarefas e atividades, ou seja, as formas de execução do trabalho. operações, abrange a supervisão. curto prazo, o que será executado no nível operacional. detalhado, específico e analítico.


ID
421159
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INMETRO
Ano
2009
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Em uma instituição, o planejamento ocorre em três níveis: estratégico, tático e operacional. O estratégico é de longo prazo, tem maior impacto e refere-se às decisões da instituição. O tático é de médio prazo e busca resposta a questões imediatas. O operacional cuida da documentação escrita e da normalização dos processos. A partir dessas informações, julgue o   próximo   item.

Jornalistas trabalham o factual, portanto, não é sua atribuição participar da elaboração do planejamento da instituição, uma vez que planejamentos são prospecções.

Alternativas

ID
543259
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A medida da soma dos índices de audiência domiciliares de TV, correspondente ao número de inserções do comercial, ou ao produto do número de inserções pela audiência do programa, é chamada de

Alternativas
Comentários
  • Correta B

    Pontos de audiência bruta (em inglês Gross Rating Points - GRP) é termo criado para designar o somatório das audiências de uma campanha publicitária.

    Ou seja, é uma unidade de medida para observar o impacto dos veículos publicitários, ajudando assim empresas e profissionais de propaganda e marketing mensurarem o efeito de uma campanha publicitária.

    Os GRP são medidos conforme o número absoluto de pessoas impactadas por uma mensagem, ou seja, no caso da televisão, ocorre com a soma das audiências dos horários onde foram retransmitidos os Vts de uma determinada campanha.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Pontos_de_audi%C3%AAncia_bruta

    Bom estudo ;)

ID
544222
Banca
FCC
Órgão
TRT - 23ª REGIÃO (MT)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O projeto gráfico de um house organ da Instituição prevê que os títulos deverão ser compostos em tipos da família lapidária. O título composto com tipos que pertencem a essa família é

Alternativas
Comentários
  • Lapidária ou Sem Serifa
    Criada na Alemanha no século XIX, possui caracteres com poucas variações em suas hastes, cujos arremates não possuem serifas. Indicada para a confecção de hastes e embalagens, mas desaconselhável para textos longos.

    http://www.lsc.ufsc.br/~edla/design/design.htm

    http://vsites.unb.br/fac/ncint/pg/galeria/tipografia.htm
  • Sinceramente, o termo lapidário é pouquissimo usado. Eu nunca ouvi esse termos associado às fontes sem serifa. De qualquer modo, a letra A é a única que não tem serifas, ou seja, é sem "arremates" nas pontas das letras.
  • Eu acho que o QC deveria ampliar essa imagem, fica muito dificil diferenciar os detalhes da fonte desse jeito.

  • Essa questão é aquela que você sabe, mas não tem certeza. Realmente o termo "Lapidário" é pouquíssimo usado. E muitos ficam na dúvida.

  • Lapidárias é sem serifa, é a segunda questão da FCC que vejo pedir o termo ; )

  • Errei porque simplesmente não vi serifa na B, mas um olhar mais detalhado confirmomou que era a A mesmo.


ID
550945
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A comunicação em uma organização se movimenta segundo três fluxos: ascendente, descendente e lateral, os quais devem ser levados em conta em um planejamento. São exemplos desses fluxos, respectivamente:

Alternativas
Comentários
  • Kunsch 

    Ascendente: informal / comunicacao dos funcionarios para os membros de alto escalao (diretoria, gerencia, presidencia). 

    Descendente: linguagem formal

    Lateral: entre duas pessoas (funcionarios) de mesmo nivel hierarquico, podendo ser de departamentos distintos.

  • LETRA D


ID
550948
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

O conceito de comunicação integrada pode ser definido como a(o)

Alternativas

ID
564646
Banca
CESGRANRIO
Órgão
Petrobras
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Como parte de suas ações de comunicação dirigida, uma empresa do setor petroquímico planeja a criação de podcasts para divulgação de seus programas educativos. Sendo assim, a empresa produzirá

Alternativas
Comentários
  • Podcast é uma forma de transmissão de arquivos multimídia na Internet criados pelos próprios usuários. Nestes arquivos, as pessoas disponibilizam listas e seleções de músicas ou simplesmente falam e expõem suas opiniões sobre os mais diversos assuntos, como política ou o capítulo da novela.


ID
593395
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Acerca das pesquisas de opinião, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Pesquisa quantitativa é uma classificação do método científico que utiliza diferentes técnicas estatísticas para quantificar opiniões e informações para um determinado estudo.


    Pesquisa qualitativa é um método de investigação científica que se foca no caráter subjetivo do objeto analisado, estudando as suas particularidades e experiências individuais, por exemplo.


    Gabarito: Letra C


ID
594085
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A valorização da imagem de uma marca está diretamente ligada à opinião que o público tem dela e de seus princípios e valores. Uma ferramenta que atua na manutenção dessa imagem é o relatório anual da empresa, cujas características estão citadas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
594109
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

As ferramentas de comunicação interna desempenham a importante função de informar o público da empresa sobre dados, eventos e até curiosidades históricas sobre a instituição. Alguns exemplos desses canais podem ser identificados nas alternativas abaixo, EXCETO:

Alternativas

ID
594133
Banca
FUNCAB
Órgão
IDAF-ES
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Sobre a opinião pública, pode-se afirmar:

Alternativas

ID
596758
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Desde que a área de comunicação das organizações passou a contar com as assessorias de imprensa, propaganda e publicidade e relações públicas, considera-se consolidado, do ponto de vista estratégico, o composto da comunicação integrada.

Alternativas
Comentários
  • Item Errado

    A Comunicação Integrada consiste no conjunto articulado de esforços, ações, estratégias e produtos de comunicação, planejados e desenvolvidos por uma empresa ou entidade, com o objetivo de agregar valor à sua marca ou de consolidar a sua imagem junto a públicos específicos ou à sociedade como um todo (Bueno, 2010).

    Assim, afirmar, simplesmente, que possuir assessoria de imprensa, depto de propaganda e publicidade e relações públicas já garante a comunicação integrada é incorreto, uma vez que necessita de muito mais. Não basta ter as ferramentas, é preciso saber usá-las.

    Bom estudo ;)
  • Não basta a existência dos setores, é preciso haver, além da atuação conjunta, uma filosofia e articulação de esforços em cada uma das áreas da comunicacao integrada.

  • Questãozinha danada...afff. Depois q a gente erra, para, pensa, pensa mais um pouco e entende o porquê do erro.

    Acredito que o que se considera consolidado, do ponto de vista estratégico, para o composto da comunicação integrada, seja a junção sinérgica entre as comunicações administrativa, interna, institucional e mercadológica.


ID
596764
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Nos últimos anos, a comunicação tem conquistado cada vez mais
espaço nas organizações. A globalização e as novas tecnologias
definiram um papel decisivo para a comunicação, com
possibilidades sem fronteiras de participar do negócio e interagir
com os mais diversos públicos. A próxima etapa a ser vencida pela
comunicação deverá ser a sua consolidação como instrumento de
inteligência empresarial. Com referência a esse assunto, julgue os
itens que se seguem.

Por ser a guardiã do discurso institucional e, consequentemente, zelar pela identidade, imagem e marca da organização, a área de comunicação deve estar ligada diretamente à instância máxima de comando das instituições públicas e privadas.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Devido à importância que possuem, alguns órgãos de assessoria devem estar ligados diretamente à cúpula de uma organização. Aqui no Ministério do Meio Ambiente temos a Assessoria de Comunicação, a Assessoria Internacional e Assessoria Parlamentar estão ligados diretamente ao Gabinete da Ministra.
  • Correto. Coladinho com o dono da empresa rs


ID
596767
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no
campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às
decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando
essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

Uma das primeiras obrigações da administração de uma organização em situação de crise é dar satisfações ao público: o público interno deve ser o primeiro a ser informado e, a seguir, os demais, como acionistas, mídia, clientes, fornecedores e outros stakeholders estratégicos com os quais a organização mantenha algum tipo de relacionamento especial.

Alternativas

ID
596770
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
EBC
Ano
2011
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

A administração de crises constitui, hoje, um recorte específico no
campo da cultura organizacional, por sua vez inter-relacionado às
decisões, ações e produtos da área de comunicação. Considerando
essa inter-relação, julgue os itens seguintes.

A constituição de um comitê ou gabinete de crise, condição indispensável à administração de crises, deve ser a primeira providência a ser tomada para a neutralização de uma situação de crise institucional.

Alternativas
Comentários
  • Alguém sabe me informar por que esta resposta está errada?
  • Acredito que a constituição de um comitê é um fator muito importante na crise, mas não neutraliza a crise e nem é a solução para os problemas. A crise só consegue ser "neutralizada", se é que isso é possível, a partir do momento que a empresa assume o ocorrido e mune os principais públicos estratégicos de informação acerca das ações tomadas para minimizar os impactos.
  • Na verdade, a criação de um Comitê deve ser ANTERIOR à crise. Deve haver treinamento e definição das funções que cada membro do Comitê deverá ter diante da crise.
    Sendo assim, diante da crise, o comitê (já existente) será acionado.
  • (Complementando a resposta da colega Aline Corte)

    A primeira preocupação das empresas e governos, quando se envolvem em situações críticas e de crise é tentar resolver logo a parte operacional, para tentar minimizar a repercussão. Deve-se levantar todos os dados com a maior transparência e fixar uma estratégia de esclarecimento. Lição que fica: prevenir é melhor que remediar.


    Assessoria de Imprensa e Relacionamento com a Mídia. Jorge Duarte. pág 414