ADMINISTRAÇÃO DA DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO SEMPRE!
A GLOBALIZAÇÃO TROUXE A TONA O DESAFIO DA DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO, DISCRIMINAÇÃO. AS ORGANIZAÇÕES ESTÃO SE TORNANDO MAIS HETEROGÊNEAS EM TERMOS DE RAÇA, ETNIA E SEXO DE SEUS PARTICIPANTES. O TERMO APLICA-SE A QUALQUER PESSOA QUE FUJA DA NORMA CONVENCIONAL: PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, REPRESENTANTES DA TERCEIRA IDADE E HOMOAFETIVOS. A DIVERSIDADE DA FORÇA DE TRABALHO TRAZ IMPLICAÇÕES IMPORTANTES PARA AS PRÁTICAS ADMINISTRATIVAS E PARA COMPREENSÃO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. OS EXECUTIVOS PRECISAM MODIFICAR SUA FILOSOFIA DE TRATAR TODO MUNDO DO MESMO MODO, RECONHECENDO AS DIFERENÇAS E RESPONDENDO A ELAS DE MANEIRA A ASSEGURAR A RETENÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS E UMA MAIOR PRODUTIVIDADE, SEM QUE SE COMETA NENHUMA DESCRIMINAÇÃO.
CESPE: "A gestão da diversidade cultural, um dos desafios da gestão de pessoas, consiste na valorização da diversidade no trabalho, fomentando o respeito mútuo, promovendo as diversas culturas e tratando com seriedade os colaboradores." (CERTO)
CESPE: "Temas como diversidade sexual, multiculturalismo, acessibilidade e questões de gênero tornaram o processo de interação nas organizações mais complexo, por estimularem, ainda mais, a valorização do trabalho em equipe." (CERTO)
CESPE: "A heterogeneidade das organizações decorrente da inclusão de diferentes grupos sociais é um desafio para os estudos acerca do comportamento organizacional." (CERTO)
CESPE: "O administrador que busque aumentar a capacidade da organização de se relacionar com o público e de responder a novos problemas deve diversificar a equipe de trabalho." (CERTO)
GABARITO CERTO
Assunto muuuito recorrido em questões e tembém um ótimo tema para uma possível dissertação.