São quatro as concepções conceituadas por BEATRIZ M. DE SOUZA WAHRLICH;
Concepção dos Engenheiros: Os integrantes desta escola têm sido chamados os en~enheiros da or~anização, em grande parte porque eram eles, na maioria, engenheiros profissionais, e também porque atacaram os problemas de organização partindo da unidade fundamental da qual se originam todas as organizações humanas - a função e seu ocupante - e dela prosseguiram na constituição da estrutura até o topo.
Concepção Anatômica: A escola anatômica se preocupa com a forma e a disposição organizacional e com as inter-relações estruturais das partes.
Concepção dos psicólogos: Os psicólogos da organização interessaram-se pelo estudo da organização como um sistema de controle baseado no reconhecimento das motivações dos indivíduos. Encararam a organização como algo dinâmico, contrastando com o conceito estático dos engenheiros e dos anatomistas. Preocuparam-se com a coisa em processamento e não com seus aspectos estruturais.
Concepção dos sociólogos: Os administradores, realmente, se preocupam com os sentimentos e atitudes dos indivíduos a seu cuidado, mas essa preocupação decorre quase que exclusivamente de um senso social não analisado e não de qualquer compreensão definida. Um administrador conceberá muitas vezes seu trabalho em termos estritamente econômicos e reconhecerá em seguida que os objetivos só podem ser alcançados se os sentimentos humanos não se opuserem às atividades necessárias.
GABARITO LETRA A