-
Letra C
Análise de Cenários
O planejamento por cenários não se baseia apenas em probabilidades, mas é resultado de um raciocínio de causa e efeito, e depende, portanto, de uma compreensão abrangente das estruturas envolvidas nas mudanças do ambiente. É a formalização (por escrito) de sequencias hipotéticas de situações complexas, elaboradas com o intuito de concentrar esforços nos processos causais e nos pontos de decisão.
As organizações constroem cenários alternativos que servem para avaliar premissas, explorar potenciais futuros e idealizar novos caminhos. Em vez de enfrentar o futuro às cegas (de maneira contingente).
O processo de construção de cenários:
Identificação e focalização do tema - definição do tema central >
Identificação das forças motrizes (de mudanças) - variáveis que têm o poder de explicar os futuros desdobramentos dos acontecimentos: sociocultural, Demográfico, econômico, político, tecnológico e de recursos naturais - utiliza regra de pareto >
Categorização das forças motrizes - “Matriz de Impacto e Previsibilidade”: incerto ou previsível e muito ou pouco impactante >
Consistência das forças motrizes -Nessa etapa é feito o agrupamento das forças motrizes selecionadas em torno de seus elementos predeterminados mais relevantes >
Alinhamento das incertezas críticas - o que há de comum nos agrupamentos consolidados na etapa anterior para obter as linhas de incertezas >
Criação de roteiros plausíveis - proporcionar uma ideia de como essas forças podem plausivelmente se comportar com base na forma como elas comportaram no passado >
Avaliação das implicações - verificação da aproximação do cenário com a história que está acontecendo.
-
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) (em português) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente), sendo usada como base para gestão e planejamento estratégico de uma corporação ou empresa, mas podendo, devido a sua simplicidade, ser utilizada para qualquer tipo de análise de cenário, desde a criação de um blog à gestão de uma multinacional.
A Análise SWOT é um sistema simples para posicionar ou verificar a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A técnica é creditada a Albert Humphrey, que lídeR de pesquisa na Universidade de Stanford nas décadas de 1960 e 1970, usando dados da revista Fortune das 500 maiores corporações. O termo SWOT é uma sigla oriunda do idioma inglês, e é um acrónimo de Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).
-
Acertei a questao porque considerei que analise de cenarios nao esta associada necessariamente à gestao da qualidade total.
-
Gabarito Letra C.
a) verdadeira: Através da Matriz SWOT – forças, fraquezas, oportunidades e ameaças - faz-se uma análise criteriosa dos ambientes internos e externos. Integram os processos de planejamento estratégico e permitem avaliar o quão competitiva é a organização, ou seja, o quanto aproveita suas oportunidades e quanto é capaz de mitigar suas ameaças.
b) verdadeira: O Balanced Scorecard –é sistema de gerenciamento estratégico que utiliza indicadores financeiros e não financeiros para mensurar o sucesso da estratégia organizacional.
c) falsa: Análise de Cenários é mais comumente utilizada em ambientes de grande incerteza. Através dos cenários, é possível materializar uma gama de prováveis situações futuras e preparar-se para tais cenários. Logo, essa assertiva é incorreta.
(*)Fonte: facebook.com/admfederal
-
A c traz o conceito de benchmarking