SóProvas


ID
1982812
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Conhecido como modelo taylorista-fordista esse sistema de gerenciamento provoca a intensificação da divisão social do trabalho

porque

existe uma rigorosa separação entre as fases de concepção e execução do processo produtivo, rígida hierarquia funcional e extremo controle e burocratização gerando dois níveis bastante diferenciados de trabalhadores.

(SENAC.DN, 1996: 34)

Sobre as duas afirmativas, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA TEORIA CIENTÍFICA (FREDERICK TEYLOR):
    A abordagem da teoria pautava-se nas tarefas, visando aumentar a eficiência nas indústrias; Utilizou a observação e a mensuração como os principais métodos para resolver os problemas administrativos, visando evitar (ou eliminar) os desperdícios e elevar a produtividade; Ênfase na Organização Racional do Trabalho (ORT), busacando substituir os métodos empíricos e rudimentares, por isso, resolvel estudar a fadiga humana, analisar o trabalho e estudar o tempo e os movimentos dos trabalhadores, bem como desenho de cargos e de tarefas e a supervisão funcional.

  • Aonde entra a burocratização nas teorias taylorista e fordista? Eu pensei que fosse a letra a. Só marquei a afirmativa 2 como falsa por causa dessa palavra (burocratização).

    Alguém poderia comentar por favor?

  • Burocratização não se limita só a teoria burocrática 

  • Nao entendi a segunda parte correta citando burocratização.

  • Letra D

    Os princípios de Ford eram:

    Intensificação: consiste em diminuir o tempo de produção  (lembrar da linha de montagem) - justificativa para a primeira afirmativa,

    Economicidade: consiste em reduzir ao mínimo o volume de estoque ( Ford conseguiu fabricar, vender e receber um trator antes do vencimento da matéria prima),

    Produtividade: consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da linha de montagem,

    oras, para que isso ocorre era necessário uma " rigorosa separação entre as fases de concepção e execução do processo produtivo, rígida hierarquia funcional e extremo controle e burocratização gerando dois níveis bastante diferenciados de trabalhadores".

  • Para o autor Maximiano a abordagem clássica também contempla a teoria da burocracia

  • A Burocracia traz definição de funções. Cada pessoa sabe exatamente o que tem que fazer.

  • A questão da burocracia na segunda afirmação diz respeito que na teoria científica era pautada na rigidez da execução do trabalho, o trabalhador não "deveria" pensar apenas realizar o trabalho como foi designado pelo os estudos feitos, que definiram a melhor maneira de se fazer determinada tarefa. Seguir as normas e protocolos de realização da tarefa sem questionar, apenas fazer. Voltado apenas para o processo.

  • quando estudei taylor e fayol na faculdade, em nenhum momento os professores falaram sobre burocratização. se eu não tivesse lido os comentários pra tirar a dúvida, teria errado!

  • SITUAÇÃO→CORRETO.

    COMENTÁRIO→PARA COMPLETAR A AFIRMATIVA ACIMA DEVEMOS CONSIDERAR, AS NORMAS ESTABELECIDAS, AS REGRAS PARA OS MÉTADOS, A HIERÁRQUIA E A DIVISÃO DE TRABALHO, VEREMOS QUE A BUROCRATIZAÇÃO DE FORMA DISCRETA FORAM TRABALHADAS POR TAYLOR E FORD. SENDO ASSIM AS DUAS AFIRMATIVAS SÃO VERDADIRAS E A SEGUNDA É UMA AFIRMA TIVA DA PRIMEIRA SITUAÇÃO.