SóProvas


ID
1982998
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Considere que determinada organização esteja estruturada em dois tipos de órgãos: os órgãos principais de trabalho, com vida limitada à duração do projeto; e os órgãos de apoio funcional, de natureza permanente, que apoiam os projetos e os orientam em assuntos especializados, atuando principalmente em termos normativos e na qualidade de prestadores de serviços. Referida estrutura organizacional é do tipo

Alternativas
Comentários
  • Gabarito A.  RENNO (2013) = A estrutura matricial é um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com uma estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto. Nesse modelo, tenta-se juntar as vantagens das duas estruturas (funcional e por projeto) de forma a juntar os especialistas em cada área nos projetos ou produtos que sejam necessários no momento. A lógica desse modelo é o que se chama autoridade dual, ou seja, o funcionário responde a dois chefes ao mesmo tempo! Lembrem-se sempre desta informação, que as bancas adoram cobrar: não há unidade de comando na estrutura matricial! Vamos imaginar que você trabalhe em uma empresa, como o exemplo a seguir. Você pode estar subordinado ao diretor da filial do Brasil, por exemplo, mas também responder ao gerente do produto “seguros” da empresa. Este pode estar lançando um produto no mercado e necessitar de uma equipe multidisciplinar, composta de funcionários de várias filiais ao redor do mundo, por exemplo. Essa estrutura é chamada de matricial, pois seu aspecto é semelhante a uma matriz, como vocês podem ver. Dessa forma, a estrutura matricial foi uma tentativa de conciliar uma estrutura rígida e hierárquica a uma maior flexibilidade, cada vez mais necessária nestes tempos de muitas mudanças no contexto das organizações. Portanto, a estrutura matricial é utilizada normalmente para atender a projetos ou negócios que demandem equipes com pessoas que tenham vários perfis diferentes, funcionando temporariamente no caso dos projetos ou que possam trabalhar em várias áreas da empresa ao mesmo tempo. Como vocês podem imaginar, responder a dois chefes ao mesmo tempo não é fácil! Da mesma forma, controlar alguém que não responde só a você também traz seus inconvenientes (como saber se o funcionário X está realmente fazendo um trabalho para o “outro chefe”?). Assim, essa coordenação pode realmente gerar conflitos internos e confusão. 

  • Quando falar de estruturas HÍBRIDAS, ou seja, parte das pessoas são agrupadas por projetos e parte por funções, sempre estará falando da estrutura MATRICIAL, que é exatamente uma MISTURA de ambas.

    Gabarito letra A.

  • Estrutura Funcional: É um modelo misto, que comporta ao mesmo tempo uma estrutura funcional com um estrutura horizontal, que normalmente se refere a um projeto, uma divisão específica ou um produto.

     

    Estrutura Divisional: Nessa estrutura a organização agrega as tarefas e recursos em divisões, de acordo com os produtos, clientes e/ou mercados importantes para ela.

     

    Estrutura Funcional: É a estrutura mais comum na administração, pois é dividida de acordo com as tarefas e funções organizacionais, como marketing, finanças etc.

     

     

    Gabarito: A

     

     

    Fonte: Rennó,2013.

  • PALAVRAS CHAVES:

    estruturada em dois tipos de órgãos

    duração do projeto

    órgãos de apoio funcional,permanente,na qualidade de prestadores de serviços.

    MATRICIAL = FUNCIONAL+PROJETIZADA

  • FALOU PROJETO, MATRIZZZZZZZZ NELES!!!!!!!!!

  • Estrutura Matricial:

    - concilia estrutura rígida e hierarquica  + flexibilidade de uma estrutura temporária;

    - cada funcionário responde para dois chefes = autoridade dual

    - potencializa as vantagens das duas estruturas;

    - favorece o espirito de equipe e o desenvolvimento de projetos complexos

    - custo elevado e alta dependência de tecnologia.

  • A

    As estruturas organizacionais que envolvem projetos e dualidade de comando, são matriciais.

  • Estrutura matricial, visto que mesclou funcional com outro tipo de departamentalização.

  • ESTRUTURA MARTICIAL= Funcional + Projetos

  • FALOU DE ÓRGÃO DE APOIO FUNCIONAL JÁ ME LEMBREI DA ESTRUTURA MATRICIAL - STAFF. OU SEJA: A ESSÊNCIA DA MATRIZ É COMBINAR AS DUAS FORMAS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO - A FUNCIONAL COM A DEPARTAMENTALIZAÇÃO DE PRODUTO OU PROJETO - NA MESMA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL. TRATA-SE, PORTANTO, DE UMA ESTRUTURA HÍBRIDA. O DESENHO MATRICIAL APRESENTA DUAS DIMENSÕES: GERENTES FUNCIONAIS E GERENTES DE PRODUTOS OU DE PROJETO. A ORGANIZAÇÃO ADOTA OS DOIS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO. COM ISSO, O PRINCÍPIO DA UNIDADE DE COMANDO VAI PARA O ESPAÇO E SE CRIA UMA DELICADA BALANÇA DE DUPLO PODER QUE CARACTERIZA A MATRIZ. CADA DEPARTAMENTO PASSA A TER UMA DUPLA SUBORDINAÇÃO: SEGUE ORIENTAÇÃO DOS GERENTES FUNCIONAIS E DOS GERENTES DE PRODUTO/PROJETO SIMULTANEAMENTE. ASSIM, A ESTRUTURA MATRICIAL FUNCIONA COMO UMA TABELA DE DUPLA ENTRADA.

     

     

     

    GABARITO ''A''

  • pelo que já vi a FCC ama estrutura matricial.

  • Letra A

    A estrutura matricial é baseada no conceito de projeto, que constitui um centro de resultado, ou, sob outro prisma, uma unidade (órgão) da estrutura, com duração limitada ao tempo do projeto.  

  • Matrixial= funcional + divisional(por projetos,produtos,clientes, serviços).