SóProvas


ID
1983004
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

No que diz respeito aos conceitos de centralização e descentralização no âmbito das organizações, com suas correspondentes implicações, vantagens e desvantagens, considere:

I. Delegação não é o mesmo que descentralização, sendo, na verdade, um instrumento para a efetivação desta última.

II. Uma das formas mais eficazes de efetuar a descentralização é por meio de comitês, que são os órgãos de execução das atividades delegadas.

III. Quando há centralização, a maioria das decisões relativas ao trabalho a ser executado não é tomada por aqueles que o executam.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Descentralização: Distribuição de competência para OUTRA pessoa, física ou jurídica. Exemplo: UNIÃO ----> AUTARQUIA

    Desconcentração: Distribuição de competência dentro da MESMA pessoa jurídica. Exemplo: União ----> Ministério da Fazenda

    I) Correto. A Descentralização Administrativa pode ocorrer por Território(para um território federal), por Outorga(Para a administração indireta) ou por Delegação(para um particular).

    II) Errado. Distribuição de competência para orgãos(mesma pessoa jurídica) é DESCONCENTRAÇÃO e não DESCENTRALIZAÇÃO.

    III) Correto. Quando há centralização as decisões são tomadas pela pessoas integrantes da cúpula da administração, enquanto os executantes destas ações são os funcionário de niveis hierarquicos inferiores.

    Gabarito: Letra A

     

  • A questão se relaciona à materia de Administração Geral e não Direito Admnistrativo,como colocou a colega Lisa Concurseira. Precisamos estar atentos para não dar contribuições equivocadas.

  • A intenção foi boa, mas a colega confundiu administração publica com adm. geral. 

  • Apenas para conhecimento referente á Delegação

     

    A delegação pode ser feita por tranferëncia verbal,ämbito privado, diferente da delegação no ambito publico que deverá ser feita formalmente.

     

    bjokas

  • Comitês são uma forma de integração e não de descentralização.

  • I. Certa.

    II. Errada, os comitês fazem a INTEGRAÇÃO para a tomada de decisões entre os setores da organização.

    III. Certa.

    A

  • Isso! se você descentraliza precisa delegar o trabalho. Torna-se assim, a delegação, um instrumento da descentralização.

  •  

    Descentralização está ligada a orgãos e departamentos. O carater dela é mais permanente que uma simples delegação de competência.

     

    Delegação está mais intimamente ligada as pessoas. Por exemplo um chefe delega uma tarefa de decisão a um subordinado. O carater dela é temporário.

  • Delegação: transfere autoridade e responsabilidade para posições inferiores na hierarquia.

    Descentralização: o processo decisorial vai para a base da organização.

    Ex: chefe da vigilancia sanitaria solicita que seu subordinado faça uma vistoria no estabelicemento x, por conseguinte, o agente vai até lá, vê irregularidade e com base na lei decide autuar o proprietário, ou seja, houve nesse processo delegação e descentralização, pois o agente para tomar a decisão não precisou consultar a cupula do órgão.

     

  • Com relação ao Item (I), segue uma explicação sucinta do professor Fenili:

     

    "...a descentralização dá-se por um processo denominado delegação de autoridade, de origem dos níveis hierárquicos mais elevados na organização."

     

    At.te, CW.

    RENATO FENILI. Administração Geral e Pública para concursos. p116. 3ª edição. Editora Impetus, 2017.

  • A alma do último nível da Administração é descentralizar. Isso é regra. Avocar é exceção. Infelizmente muitos chefes de repartição de comportamentos medíocres e de alma carente de evolução, não delegam as atividades, enxergando o subordinado como alguém que pode fazer melhor do que ele e o ofuscá-lo. Esse perfil carrega a repartição nas costas. Em pouco tempo é acometido de doenças neuronais e baixa.  

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento sobre centralização e descentralização.

    Diante disso, vamos a uma breve explicação.

    A centralização ou a descentralização depende do nível hierárquico no qual as decisões são tomadas, caso as decisões sejam tomadas no topo da pirâmide organizacional, teremos uma centralização. Por outro lado, caso o poder de tomar decisões seja distribuído pelos níveis inferiores da organização, tem-se uma descentralização.

    Sobral (2008) lista as principais vantagens e desvantagens da centralização, que são descritas na tabela abaixo:


    Fonte: Sobral e Peci, 2008, pág. 266.

    Por fim, a descentralização é quando o poder decisório está espalhado entre as unidades locais. Portanto, a decisão está alocada mais próxima das unidades de execução. Sobral (2008) lista as principais vantagens e desvantagens da centralização, que são descritas na tabela abaixo:


    Fonte: Sobral e Peci, 2008, pág. 266.

    Posto isso, vamos à análise das afirmativas.

    I. CERTAA descentralização está voltada para agilidade no processo de tomada de decisão. Delegação é o instrumento utilizado para atribuir a um subordinado a responsabilidade de planejar, decidir ou executar uma tarefa, logo a delegação pode ser utilizada na descentralização de uma tarefa.

    II. ERRADA. De fato, os comitês fazem parte da descentralização, contudo funcionam como órgãos consultivos. Sua função fulcral é auxiliar o desempenho da atividade descentralizada.

    III. CERTANa centralização as decisões são tomadas por indivíduos que possuem uma visão global da empresa, logo as decisões são tomadas por pessoas que estão distantes dos fatos.


    Fonte:

    SOBRAL, F.; PECI, A. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. São Paulo: Prentice Hall, 2008.


    Gabarito do Professor: Letra A.