SóProvas


ID
1983016
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Administração de Recursos Materiais
Assuntos

A curva ABC é um método de classificação estatística, baseado no princípio de Pareto, comumente utilizado para a administração de materiais. Também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada. Relativamente a tal metodologia, considere:

I. No que diz respeito à análise de clientes, é utilizada para segmentá-los por grau de dependência ou de risco, sendo os inseridos na Classe C os mais relevantes.

II. Para a administração de estoques, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.

III. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque; proporção sobre o faturamento no período e margem de lucro obtida.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • A curva ABC é um importante instrumento para o administrador; ela permite identificar aqueles itens que justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua administração. Obtém-se a curva ABC através da ordenação dos itens conforme a sua importância relativa.
    Verifica-se, portanto, que, uma vez obtida a seqüência dos itens e sua classificação ABC, disso resulta imediatamente a aplicação preferencial das técnicas de gestão administrativa, conforme a importância dos itens. A curva ABC tem sido usada para a administração de estoques, para a definição
    de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação da produção e uma série de outros problemas usuais nas empresas.
    Após os itens terem sido ordenados pela importância relativa, as classes da curva ABC podem ser definidas das seguintes maneiras:


    Classe A: Grupo de itens mais importantes que devem ser tratados com uma atenção bem especial pela administração.
    Classe B: Grupo de itens em situação intermediária entre as classes A eC.
    Classe C: Grupo de itens menos importantes que justificam pouca atenção por parte da administração.

     

    DIAS (2010)

  • I) Incorreta. Os clientes classificados na letra C são, embora  MAIS NUMEROSOS, os menos relevantes.

    Gabarito letra D

  • COMENTÁRIOS PROF. ADRIEL SÁ (site www.tecconcursos.com.br).

     

    A curva ABC ou 80-20 é um método baseado nas teorias do italiano Vilfredo Pareto. É um método de classificação de informações a fim de se separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente se apresentam em menor número. Resumidamente, temos o seguinte:

     

    Classe A: principais itens e de alta prioridade. Geralmente, 20% dos itens correspondem a 80% do valor.

     

    Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. Geralmente, 30% dos itens correspondem a 15% do valor.

     

    Classe C: itens com mais quantidade, mas de valores financeiros baixos. Geralmente, 50% dos itens que correspondem a 5% do valor.

     

    A afirmativa I está incorreta.

     

    No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.

     

    Assim, os clientes inseridos na Classe C seriam os menos relevantes.

     

    A afirmativa II está correta.

     

    O principal objetivo da análise ou curva ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.


    No entanto, frisa-se que na sistemática da curva ABC os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor financeiro; entretanto, existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.

     

    A afirmativa III está correta.

     

    Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc.

     

    Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque; proporção sobre o faturamento no período; margem de lucro obtida (CARVALHO, 2002).

     

    Em suma,  o que a afirmativa quer dizer é que a consequência da utilidade da curva ABC para a administração de estoques é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.

     

    GABARITO: D.

     

    CARVALHO, J. M. C. de. Logística. Lisboa: Edições Silabo, 2002.

  • I. Errada, o Grupo C envolve os MENOS relevantes para a organização. Itens da Classe C são em maior número no estoque e de menor faturamento e preço.

    II. Certa.

    III. Certa.

    D