COMENTÁRIOS PROF. ADRIEL SÁ (site www.tecconcursos.com.br).
A curva ABC ou 80-20 é um método baseado nas teorias do italiano Vilfredo Pareto. É um método de classificação de informações a fim de se separar os itens de maior importância ou impacto, os quais são normalmente se apresentam em menor número. Resumidamente, temos o seguinte:
Classe A: principais itens e de alta prioridade. Geralmente, 20% dos itens correspondem a 80% do valor.
Classe B: itens que ainda são considerados economicamente preciosos. Geralmente, 30% dos itens correspondem a 15% do valor.
Classe C: itens com mais quantidade, mas de valores financeiros baixos. Geralmente, 50% dos itens que correspondem a 5% do valor.
A afirmativa I está incorreta.
No que diz respeito à análise de clientes, a curva ABC serve para analisar a dependência ou risco face a um cliente, ou ainda para que tipo de clientes a organização deve focar. Consiste em ordenar os clientes por ordem decrescente da sua contribuição para a empresa, de modo a se poder segmentar por grau de dependência, de risco ou ainda por outro critério a definir.
Assim, os clientes inseridos na Classe C seriam os menos relevantes.
A afirmativa II está correta.
O principal objetivo da análise ou curva ABC é identificar os itens de maior valor de demanda e sobre eles exercer uma gestão mais refinada, especialmente por representarem altos valores de investimentos e, muitas vezes com impactos estratégicos para a sobrevivência da organização.
No entanto, frisa-se que na sistemática da curva ABC os itens de material em estoque são usualmente classificados de acordo com seu valor financeiro; entretanto, existe a possibilidade de adoção de outros critérios, como, por exemplo, impacto na linha de produção, ou, itens mais requisitados pelos setores da organização.
A afirmativa III está correta.
Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção, etc.
Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC. No caso de administração de estoques, apresenta resultados da demanda de cada item nas seguintes áreas: giro no estoque; proporção sobre o faturamento no período; margem de lucro obtida (CARVALHO, 2002).
Em suma, o que a afirmativa quer dizer é que a consequência da utilidade da curva ABC para a administração de estoques é a otimização da aplicação dos recursos financeiros ou materiais, evitando desperdícios ou aquisições indevidas e favorecendo o aumento da lucratividade.
GABARITO: D.
CARVALHO, J. M. C. de. Logística. Lisboa: Edições Silabo, 2002.