Complementando o comentário do colega, e respondendo a questão sob outra perspectiva utilizada por demais estudiosos da matéria:
A) ALAVANCAGEM (Oportunidades + Forças): Tem como objetivo maximizar as forças para aproveitar as oportunidades.
B) LIMITAÇÕES / RESTRIÇÕES (Oportunidades + Fraquezas): Quando há oportunidades a serem aproveitadas, mas as fraquezas da organização limitam o aproveitamento.
C) VULNERABILIDADES (Ameaças + Forças): As ameaças tornam a organização vulnerável e a organização pode combater essas ameaças com as forças existentes internamente.
D) PROBLEMAS (Ameaças + Fraquezas): Quanto há dificuldades provenientes do ambiente externo, não havendo como enfrentá-las.
Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre a matriz SWOT e as estratégias dela decorrentes. Neste caso, marquemos a alternativa resultante da combinação de ameaças e pontos fortes.
A Análise SWOT é uma ferramenta de diagnóstico dos ambientes (interno e externo) da organização. Sua finalidade está na avaliação dos aspectos positivos e negativos que podem impactar no negócio da organização em cenários futuros. A Sigla SWOT é uma abreviação, de Strengths, Weaknesses, Threats, Opportunities, que significa Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades.
As Forças e as Fraquezas estão situadas no ambiente interno da organização, pertencem, por isso, àqueles aspectos que podem ser por ela controlados. Por outro lado, o ambiente externo, contém os aspectos incontroláveis pela organização, as Ameaças e as oportunidades.
O que representam as variáveis: Forças, Fraquezas, Ameaças e Oportunidades? Vejamos:
AMBIENTE INTERNO
- Forças/Strengths: representam aquilo que a organização tem de melhor, que funciona bem para o alcance das suas metas.
- Fraquezas/Weaknesses: são aqueles aspectos que têm o que melhorar para não comprometer o desempenho organizacional.
AMBIENTE EXTERNO
- Ameaças/Threats: são situações que colocam o negócio da organização em risco.
- Oportunidades/Opportunities: são situações que podem, se aproveitadas, alavancar o negócio da organização.
Agora veremos quais estratégias genéricas podem ser obtidas a partir da combinação das ameaças, forças, fraquezas e oportunidades da análise SWOT.
Fraqueza + ameaça = Sobrevivência (problemas): é a estratégia adotada quando não restam mais opções à organização, a não ser empreender esforços para permanecer em atividade.
Envolve:
- redução de custos
- desinvestimento
- liquidação de negócios
Força + ameaça = Manutenção (vulnerabilidade): em razão dos pontos fortes, o gestor envida esforços para manter a posição conquistada.
Envolve:
- estabilidade
- especialização:
- nicho
Fraqueza + Oportunidade = Crescimento (restrição): o ambiente fornece condições que são favoráveis para o crescimento em vendas, lucros e participação de mercado.
Envolve:
- inovação
- joint venture
- expansão
Força + Oportunidade = Desenvolvimento (alavancagem): o desenvolvimento ocorre a partir de duas formas: novos mercados/clientes e novas tecnologias.
Envolve:
- desenvolvimento de mercado
- desenvolvimento de produtos
- desenvolvimento financeiro
- diversificação
Sendo assim, concluímos que a estratégia resultante da combinação de forças e ameaças é a manutenção.
GABARITO: B
Fonte:
FENILI, Renato. Administração Geral e Pública para Concursos Públicos. 3. ed. Niterói, RJ: Impetus, 2017.