SóProvas


ID
198340
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Com relação às atividades de treinamento e desenvolvimento de
pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

Para evitar o desperdício de recursos, o desenvolvimento deve estar centrado no processo, e não nas pessoas, pois o que importa, nesse caso, é o cargo daquele que vai receber o investimento da organização.

Alternativas
Comentários
  • Exatamente o contrário, pois o desenvolvimento é um conjunto de experiências e oportunidades de aprendizagem para o crescimento do SER HUMANO, sem direcioná-lo para uma trajetória profissional específica.

  • O processo de desenvolvimento é  voltado para longos prazo e focalizado nas pessoas... 

  • A questão estaria correta se se tratasse de um modelo tradicional de desempenho. Este tinha como foco o processo, a hierarquia formal, as atribuições do cargo etc.

    Como a questão versa sobre treinamento e desenvolvimento, modelo em consonância com a Adm. Púb. Gerencial, o foco está nas pessoas, no desenvolvimento de seus conhecimentos, habilidades e atitudes (o famoso "CHA´s"). 
  • Quem vai receber o investimento do desenvolvimento não é o cargo, e sim a pessoa. O desenvolvimento vai além do cargo.
    Gabarito: E
    Bons estudos

  • CHIAVENATO DIZ QUE AS PESSOAS É O FATOR CONTINGENCIAL MAIS IMPORTANTE DO DESEMPENHO ORGANIZACIONAL, SÃO AS PESSOAS - ELEMENTO FUNDAMENTAL E ESSENCIAL - QUE IMPULSIONAM A ORGANIZAÇÃO PARA AÇÃO. 

     

    CESPE: Os funcionários constituem um dos principais ativos das organizações e a gestão de pessoas, ao ser bem executada, é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas e o alcance dos objetivos organizacionais e individuais. (CERTO)

     

     

     

     

     

    GABARITO ERRADO

     

  • Hoje estamos na era da Administração gerencial na qual o foco deixou de ser os processos (como na época da Administração Burocrática) e passou a ser os resultados. Para atingi-los é necessário alinhar a gestão de pessoas, por meio da gestão de competências, com a gestão estratégica. Aí sim, alcançaremos tantos os objetivos e metas da organização quanto os dos colaboradores. 

     

    Logo, errado.