SóProvas


ID
198349
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
INCA
Ano
2010
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Considerando as relações com os empregados e os sistemas de
informações de recursos humanos, julgue os próximos itens.

Em razão da sua função de estafe, o órgão de ARH deve receber dos órgãos de linha as informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada uma das unidades da organização.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO!

    Se a ARH é função de estafe, é ela é quem fornece informações para os órgãos de linha tomarem decisões, já que são os órgãos de linha os responsáveis a ARH apenas aconselha, orienta.

  • Outra questão controversa... e as avaliações de desempenho, as informações sobre necessidades de treinamento, a análises e descrições de cargo feitas pelos gestores, etc? Tudo isso não é informação do pessoal de linha que é passada para o ARH?

  • É óbvio que deve receber infomações relevantes, tais como as citadas pelo colega. Gabarito absurdo.
  • Também concordo com os dois colegas acima, aliás, é bom saber que ambos tiveram o mesmo raciocínio que eu para esta questão o que alivia um pouco minha angústia pelo gabarito desta questão.
  • Pessoal,

    A questão está errada sim, pois houve inversão dos agentes. Como dito no primeiro comentário, quem deve providenciar as informações descritas na questão é o órgão de gestão e não os gerentes de linha, pois eles devem tomar decisões com base nas informações dadas pelo ARH.
  • A ARH recebe algumas informações relevantes dos órgãos de linha, mas informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada uma das unidades da organização deve ser passada pela ARH.

    Temos que nos atentar para qual tipo de informação se refere em cada questão.
  • O erro da questão está na citação : "órgãos de linha"  em que o correto seria atividade ou responsabilidade de linha (gerentes) o órgão se refere a ARH (Estafe).

  • As informações sobre o pessoal lotado em cada unidade da organização é uma atividade administrativa, logo uma responsabilidade linha e não uma função de staff. A função de staff na organização é estratégica. 

    Veja as principais diferenças da função de staff e responsabilidade de linha listadas no livro "Gestão de pessoas para concursos" da Prof. Andréia Ribas e Prof. Cassiano Salim:


    FUNÇÃO DE STAFF:

    - responsável: Área de gestão de pessoas

    - objetivo: Assessoria, aconselhamento, consultoria e serviços especializados

    - atividades: cuidar das políticas de GP, prestar assessoria e suporte, dar consultoria interna de GP, proporcionar serviços de GP, dar orientação de GP, cuidar das estratégias de GP

    - função: estratégica


    RESPONSABILIDADE DE LINHA

    - Responsável: Gestores da empresa

    - Objetivo: Responsabilidade linear e direta pela condução de seus subordinados

    - Atividades: cuidar da sua equipe de pessoas, tomar decisões sobre subordinados, executar as ações de GP, cumprir metas de GP, alcançar resultados de GP, cumprir metas de GP, alcançar resultados de GP, cuidar da tática e operações

    - Função: Administrativa


  • Eu acho que a questão está errada exatamente porque limitou, dando a entender que o órgão de ARH deve ficar sentado esperando as informações relevantes chegarem dos órgãos de linha.

    Todos sabem que a visão de que só o RH tem obrigação de cuidar da gestão de pessoas é ultrapassada, cada gerente tem essa responsabilidade também. Mas acho que foi ai que a questão tentou confundir dizendo que o ARH só deve receber dos órgãos de linha as informações relevantes. Também não é verdade, o órgão de ARH pode e deve ser proativo na busca dessas informações também.

    No fundo, a teoria hoje determina que ARH é uma função compartilhada por todos na organização e por isso uma afirmativa que limite isso estaria errada.

    Bons estudos!

  • Justamente o contrário. Como a ARH é uma responsabilidade de linha e função de staff, o órgão de ARH deve municiar e abastecer os órgãos de linha das informações relevantes sobre o pessoal lotado em cada um dos órgãos para que os respectivos gerentes possam administrar seus subordinados.