SóProvas


ID
1984027
Banca
UNIRIO
Órgão
UNIRIO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A hipertermia maligna tem como quadro sintomatológico a elevação acentuada da temperatura central (até 42ºC), alcalose metabólica, hipercalemia e hipotensão grave. A cirurgia e a anestesia devem ser interrompidas, e iniciada a administração de Dantrolene, além de resfriamento ativo do paciente e correção dos distúrbios eletrolíticos. Como causa principal da hipertermia maligna, tem-se a reação a algumas drogas, tais como

Alternativas
Comentários
  • GABARITO E

    O suxametónio (DCI/DCB) ou succinilcolina, na forma de cloreto de suxametónio, é um fármaco, estruturalmente formado por duas moléculas de acetilcolina, utilizado pela medicina como relaxante do músculo esquelético, nas entubações, tratamento de convulsões induzidas e cirurgias.

    O seu uso médico está limitado ao relaxamento muscular durante a anestesia e no tratamento intensivo, normalmente para facilitar a intubação endotraqueal. Apesar de apresentar perigosos efeitos colaterais como hipertermia maligna, hipercaliemia e choque anafilático é bem popular em emergências médicas, porque de forma argumental possui ação rápida após a absorção e seus efeitos duram pouco em relação aos outros relaxantes musculares.

  • Fármacos: halotano e suxametônio