SóProvas


ID
1984414
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Um técnico de segurança foi designado para formar a brigada de incêndio de uma empresa que atua na área de geração, transmissão e comercialização de energia elétrica. A empresa possui 90 funcionários em uma das unidades descentralizadas e o nível do treinamento é intermediário. De acordo com a NBR-14276 − Brigada de Incêndio, são pontos importantes a serem considerados:

I. Se o funcionário já foi um brigadista da empresa por mais de um ano, para reciclagem, ele pode ser dispensado de participar da parte teórica do treinamento e/ou primeiros-socorros, desde que seja aprovado em pré-avaliação em que obtenha 70% de aproveitamento.

II. No caso de uma situação real, simulado de emergência ou eventos, os brigadistas devem usar somente um botton ou broche visível para facilitar sua identificação e auxiliar na sua atuação.

III. A carga horária mínima (em horas), para o nível de treinamento intermediário, da parte teórica de combate e incêndio e primeiros socorros é de 4 horas e para a parte prática é de 4 horas.

IV. Para o dimensionamento de instrutores e auxiliares (treinamento intermediário), na parte teórica de incêndio será 1 instrutor para um grupo de 30 alunos e para a parte prática de incêndio será 1 instrutor e 2 auxiliares do instrutor para o grupo de 30 alunos.

Está correto o que se afirma APENAS em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: C
    I) Verdade - 4.1.4.3 - Para a reciclagem, o brigadista pode ser dispensado de participar da parte teórica do treinamento de incêndio e/ou primeiros-socorros, desde que seja aprovado em pré-avaliação em que obtenha 70% de aproveitamento.
    II) Falsa - 5.1.2/3 - Deve utilizar constantemente em lugar visível identificação, no caso de situação real deve ser usada outra identificação, braçadeira, colete, boné, capacete com jugular etc...
    III) Falsa - Tabela B.2 - Módulo e carga horária para o nível intermediário são de 8hr a parte teórica 
    IV - Verdadeira conforme Tabela B.3 (ctrl+c, ctrl+v)

    De acordo com a NBR-14276/2006

  • I. Se o funcionário já foi um brigadista da empresa por mais de um ano, para reciclagem, ele pode ser dispensado de participar da parte teórica do treinamento e/ou primeiros-socorros, desde que seja aprovado em pré-avaliação em que obtenha 70% de aproveitamento.

    II. No caso de uma situação real, simulado de emergência ou eventos, os brigadistas devem usar somente um botton ou broche visível para facilitar sua identificação e auxiliar na sua atuação.  Isso é válido para situações normais de trabalho. Em caso de situação real, simulado, de mergência ou eventos, o brigadista deve usar outra identificação além da citada no enunciado (braçadeira, colete, boné, capacete com jugular etc) para facilitar sua identificação e auxiliar na sua atuação

    III. A carga horária mínima (em horas), para o nível de treinamento intermediário, da parte teórica de combate e incêndio e primeiros socorros é de 4 horas e para a parte prática é de 4 horas. Para a parte teórica em primeiros socorros a carga  é de 8 horas.

    IV. Para o dimensionamento de instrutores e auxiliares (treinamento intermediário), na parte teórica de incêndio será 1 instrutor para um grupo de 30 alunos e para a parte prática de incêndio será 1 instrutor e 2 auxiliares do instrutor para o grupo de 30 alunos