Pessoal ás vezes para se entender a interpretação deve saber um pouco sobre o autor e a corrente literária a qual ele está inserido, Luís Vaz de Camões era do classicismo e esse movimento valoriza:
- Busca pelo equilíbrio, pela proporção, pela objetividade e pela transparência.
- Obra mimética como reflexão de uma natureza que segue leis universais, ou seja, a obra como concerto harmônico.
- Contenção da subjetividade, dos ímpetos da interioridade: o que vale é a obra, não o que sente ou pensa o autor. O autor deve desaparecer perante a obra.
- Rigor formal: cada forma utilizada no texto clássico deve seguir um conjunto de regras próprio.
A estrofe exemplifica a lírica clássica portuguesa, na qual
A
o mundo das realizações humanas é narrado em sua dimensão ideal e grandiosa.------->Falso, Não se é citado as realizações humanas, mas sim a natureza e o equilíbrio que deveria ser alcançado pelo ser humano.
B
a natureza, pelo seu equilíbrio, deve servir como modelo para o homem. EXATO
C
o espaço natural mimetiza o conflito amoroso do poeta, através das cantigas.----->Falso, não mimetiza o conflito amoroso, mas sim o equilibro presente na natureza
D
o extravasamento dos sentimentos supera, de modo exacerbado, o domínio da razão.---->Falso, ele busca demonstrar o equilíbrio existente na natureza
E
a descrição da natureza e de tudo que lhe diz respeito é feita de modo objetivo.------> Importante destacar essa era a que mais induzia ao erro, porém note que no. enunciado ele quer uma opção que resume as características de uma lírica clássica e as líricas clássicas não possuem como característica generalizante serem uma mera descrição, mas sim de serem uma "Busca pelo equilíbrio"