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Questões de Quinhentismo


ID
976369
Banca
Exército
Órgão
EsSA
Ano
2012
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“A feição deles é serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas.” Essa passagem pertence à Carta de Pero Vaz de Caminha, primeiro texto escrito no Brasil, no qual eram descritos a terra e o povo que a habitava.A respeito da Literatura Quinhentista, é correto afirmar que :



Alternativas
Comentários
  • a) hahahahahah não ! nenhum professor fala isso.

    os textos dessa época têm grande valor literário.

     b) a palavra "apenas" ja queimou a alternativa

    registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados

     c) isso, era só dar esses textos aos indios e eles lendo ia se converter.

    toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens

     d) alem do padre entre os indios havia grandes mestres em letras e poetas brilhantes.

    os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia Pau-Brasil. 

     e) CORRETO - pra quem vcs acham que o rei mostrava as escrituras? postava no face pra se gabar.

    a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

  • a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

  • a) os textos dessa época têm grande valor literário.

    Errada, porque o quinhentismo não é considerada uma escola literária, e sem contar que " não tinha" texto eram mais cartas relatando como era a terra EX: A carta de Pero Vaz de Caminha

    b) registra apenas o choque cultural entre colonizadores e colonizados

    Errada, ela registra sim o choque cultural entre os colonizados e colonizadores mas a palavra apenas nessa assertiva queimou ela, porque não era apenas isso

    c) toda essa produção está diretamente relacionada à intenção de catequizar os selvagens

    Errada, essa assertiva faz parte do quinhentismo sim! porém não é o que se trata no texto, no texto ele fala dos primeiros momentos entre portugueses e índios

    d) os textos quinhentistas fazem parte do movimento literário intitulado Poesia P**-Brasil.

    Errada, o movimento do P**-Brasil só vai ocorrer no modernismo muito mais na frente

    e) a literatura da época está relacionada ao espírito aventureiro da expansão marítima e comercial portuguesa.

    Correta, os portugueses estavam se expandindo atrás de novas terras e também porque eles queriam levar a religião católica pra outros lugares porque na europa tinha dado uma decaída por causa da reforma protestante

  • Os textos do Quinhentismo têm grande valor informativo, porém não literário.


ID
1509031
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Em relação ao momento histórico do Quinhentismo brasileiro, podemos afirmar que

Alternativas
Comentários
  • Alguém saberia explicar por que é a letra B?

    Pra mim o Quinhentismo teria sido marcado pela chegada das navegações portuguesas ao Brasil. Na minha opinião a crise da Igreja teria sido no seiscentismo, na contra-reforma, reforma de Lutero e Renascimento.

  • O enunciado pede uma “afirmação correta sobre o Quinhentismo brasileiro”. A única resposta possível, por estar adequada ao Renascimento é o item B. Há, entretanto, séria discrepância entre o “Quinhentismo brasileiro” (período em que havia a literatura dos jesuítas, a literatura dos viajantes e a Carta de Caminha, apenas, por aqui, país recém  descoberto) e o que está mencionado no item indicado.

    http://projeto-militar.blogspot.com.br/2016/04/questao_6.html

  • A publicação das 95 teses por Martinho Lutero aconteceu no ano de 1517, devido a isso associamos de certa maneira a crise na igreja, ou melhor, o início dela.

  • O que significa Literatura Conformativa e Literatura Dominicana?

  • a questão b está correta, pois o período referente é o classicismo, em relação ao quinhentismo,ou seja, no classicismo já havia as primeiras contradições na igreja: de um lado,as novas forças burguesas, pois com o ascensão do comércio nesse período de renascimento a burguesia estava no auge, e de outro lado as forças tradicionais da cultura medieval ( os nobres)

  • A- Não recrudesce, contrário.

    C- Não sao contestados e sim reafirmados

    E- Um dos objetivos das navegações foi propagar a religião aos povos

  • os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.

    Creio que essa afirmativa estaria apropriada para o Barroco.

  • os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.

    Creio que essa afirmativa estaria apropriada para o Barroco.

  • os dogmas católicos são contestados nos tribunais da Inquisição (livros proibidos) e no Concílio de Trento, em 1545.

    Creio que essa afirmativa estaria apropriada para o Barroco.


ID
1619305
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.

Dura inquietação d’alma e da vida,

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios:

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios1;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio2 engana!


A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas

Debaixo dalgum nome preminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?

(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)

1 insultos

2 estúpido, ignorante

Considerando o contexto do discurso do Velho do Restelo, nos versos – Chamam-te Fama e Glória soberana, / Nomes com quem se o povo néscio engana! – as palavras em destaque enfatizam o

Alternativas
Comentários
  • O velho do restelo vai em contrapartida ao expansionismo lusitano, indaga os viajantes, pois a fama e glória que lhe prometeras são ilusórias e não passa da vaidade e ignorância do homem

    LETRA C

    APMBB


ID
1619308
Banca
VUNESP
Órgão
APMBB
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as estrofes do Canto IV de Os Lusíadas, referentes ao episódio do Velho do Restelo, para responder às questões de números 69 e 70.

Dura inquietação d’alma e da vida,

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinos e de impérios:

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo digna de infames vitupérios1;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio2 engana!


A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas

Debaixo dalgum nome preminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?

(Luís de Camões. Obra completa, 2005, p. 112. Adaptado)

1 insultos

2 estúpido, ignorante

A segunda estrofe destaca uma das motivações das navegações portuguesas, em busca de novas terras. Trata-se do interesse

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    "Que promessas de reinos e de minas

    De ouro, que lhe farás tão facilmente?"


ID
1891138
Banca
IOBV
Órgão
Prefeitura de Ituporanga - SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

“Os Lusíadas” – Luís Vaz de Camões.


Canto II


Já neste tempo o lúcido Planeta

Que as horas vai do dia distinguindo,

Chegava à desejada e lenta meta,

A luz celeste às gentes encobrindo;

E da casa marítima secreta he estava o Deus

Nocturno a porta abrindo,

Quando as infidas gentes se chegaram

Às naus, que pouco havia que ancoraram.


Os Lusiadas é um longo poema dividido em dez partes, denominadas “Cantos”. São 8.816 versos, distribuídos em 1.102 estrofes. Neste poema, retratam-se os feitos heroicos do povo português, especialmente as conquistas marítimas. A linguagem é solene, muito diferente da empregada no cotidiano. A objetividade dominada a cena, não havendo espaço para as divagações do “eu”. 


Tendo estas informações acerca do livro de Camões indique a que gênero literário pertence Os Lusíadas

Alternativas
Comentários
  • A questão afirma que o poema retrata os feitos históricos, portanto é gênero épico.

    GÊNERO ÉPICO: vem do grego “épos” (verso) + “poieô” (faço), e faz referência à narrativa feita em forma de versos. Geralmente conta histórias de fatos grandiosos e heróicos sobre a história de um povo. Tem como característica a presença de um narrador que fala do passado, o que faz com que os verbos apareçam no tempo pretérito.

     


ID
1985191
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O prado, as flores brancas e vermelhas
Está suavemente apresentando;
As doces e solícitas abelhas,
Com um brando sussurro vão voando;
As mansas e pacíficas ovelhas,
Do comer esquecidas, inclinando
As cabeças estão ao som divino
Que faz, passando, o Tejo cristalino.
(Luís Vaz de Camões. Obra completa, 1988.)

A estrofe exemplifica a lírica clássica portuguesa, na qual

Alternativas
Comentários
  • a natureza, pelo seu equilíbrio, deve servir como modelo para o homem.

  • alguem sabe explicar pq a B está certa??

  • Pessoal ás vezes para se entender a interpretação deve saber um pouco sobre o autor e a corrente literária a qual ele está inserido, Luís Vaz de Camões era do classicismo e esse movimento valoriza:

    1. Busca pelo equilíbrio, pela proporção, pela objetividade e pela transparência.
    2. Obra mimética como reflexão de uma natureza que segue leis universais, ou seja, a obra como concerto harmônico.
    3. Contenção da subjetividade, dos ímpetos da interioridade: o que vale é a obra, não o que sente ou pensa o autor. O autor deve desaparecer perante a obra.
    4. Rigor formal: cada forma utilizada no texto clássico deve seguir um conjunto de regras próprio.

    A estrofe exemplifica a lírica clássica portuguesa, na qual

    A

    o mundo das realizações humanas é narrado em sua dimensão ideal e grandiosa.------->Falso, Não se é citado as realizações humanas, mas sim a natureza e o equilíbrio que deveria ser alcançado pelo ser humano.

    B

    a natureza, pelo seu equilíbrio, deve servir como modelo para o homem. EXATO

    C

    o espaço natural mimetiza o conflito amoroso do poeta, através das cantigas.----->Falso, não mimetiza o conflito amoroso, mas sim o equilibro presente na natureza

    D

    o extravasamento dos sentimentos supera, de modo exacerbado, o domínio da razão.---->Falso, ele busca demonstrar o equilíbrio existente na natureza

    E

    a descrição da natureza e de tudo que lhe diz respeito é feita de modo objetivo.------> Importante destacar essa era a que mais induzia ao erro, porém note que no. enunciado ele quer uma opção que resume as características de uma lírica clássica e as líricas clássicas não possuem como característica generalizante serem uma mera descrição, mas sim de serem uma "Busca pelo equilíbrio"


ID
1985194
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O prado, as flores brancas e vermelhas
Está suavemente apresentando;
As doces e solícitas abelhas,
Com um brando sussurro vão voando;
As mansas e pacíficas ovelhas,
Do comer esquecidas, inclinando
As cabeças estão ao som divino
Que faz, passando, o Tejo cristalino.
(Luís Vaz de Camões. Obra completa, 1988.)

Considere as seguintes explicações para o recurso da inversão que ocorre no texto:

I. É uma característica do Classicismo renascentista que resulta da tentativa de imitar a sintaxe do Latim clássico.
II. Prende-se à necessidade de preservar as rimas, revelando uma preocupação com a perfeição formal.
III. Contribui de maneira decisiva para se alcançar a pretendida regularidade rítmica.

Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra E (para os não assinantes)

  • O classicismo busca o retorno aos clássicos, do latim por exemplo, e com isso trás a busca por rimas e ritmo.


ID
2087860
Banca
Exército
Órgão
EsPCEx
Ano
2016
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o soneto a seguir e marque a alternativa correta quanto à proposição apresentada.

                           Se amor não é qual é este sentimento?

                       Mas se é amor, por Deus, que cousa é a tal?

                                 Se boa por que tem ação mortal?


                         Se má por que é tão doce o seu tormento?

                           Se eu ardo por querer por que o lamento

                                Se sem querer o lamentar que val?

                                    Ó viva morte, ó deleitoso mal,

                             Tanto podes sem meu consentimento.


                              E se eu consinto sem razão pranteio.

                              A tão contrário vento em frágil barca,

                               Eu vou por alto-mar e sem governo.


                            É tão grave de error, de ciência é parca

                       Que eu mesmo não sei bem o que eu anseio

                         E tremo em pleno estio e ardo no inverno.

O artista do Classicismo, para revelar o que está no universo, adota uma visão

Alternativas
Comentários
  • Gabarito "c".O autor se utiliza da razão para tentar explicar o amor.

  • Como o Matheus falou, ele usa a razão, e faz isso devido a época da escrita. O classicismo (séc. XVI) tem sofre forte influência do Renascimento, no qual o homem busca explicações por meio da razão, por meio da experimentação científica.

  • JOGO DE LOGICA, RACIONALISMO;FLEXAO SOBRE O MUNDO E SOBRE O LUGAR DO HOMEM NO MUNDO, COMO ELE DIZ NO FINAL; para revelar o que está no universo

  • eu com certeza erraria na hora da prova


ID
2155201
Banca
CETRO
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

O Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa e é assinada por um de seus heterônimos. Assinale a alternativa que o apresenta. 

Alternativas
Comentários
  • Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa. É assinado pelo semiheterônimo Bernardo Soares. É um livro fragmentário, sempre em estudo por parte dos críticos pessoanos, tendo estes interpretações díspares sobre o modo de organizar o livro. Existe uma versão resumida do livro, com os trechos mais belos e representativos da obra, intitulada «palavras do Livro do Desassossego».

    Fonte: Wikipédia.

  • O Livro do Desassossego é uma das maiores obras de Fernando Pessoa. É assinado pelo semi-heterônimo Bernardo Soares. É um livro fragmentário, sempre em estudo por parte dos críticos pessoanos, tendo estes interpretações díspares sobre o modo de organizar o livro. 

  • Raul Pompeia- Naturalismo

    Cruz e Souza- Simbolismo

    Lima Barreto- Pré-modernismo


ID
2155207
Banca
CETRO
Órgão
PM-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Correlacione as colunas em relação aos autores e seus respectivos movimentos e obras e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

1. Camilo Castelo Branco.
2. Eça de Queirós.
3. Camilo Pessanha.

( ) Escritor lusitano realista autor de O Primo Basílio.
( ) Escritor lusitano romântico, autor de Amor de Perdição.
( ) Expoente máximo do simbolismo português.

Alternativas
Comentários
  •  O Primo Basílio.---- EÇA DE QUEIROZ FOI O AUTOR

    Amor de Perdição.---- CASTELO BRANCO FOI O AUTOR

     simbolismo português.--- CAMILO


ID
2172895
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A Marquesa de Alegros ficara viúva aos quarenta e três anos, e passava a maior parte do ano retirada em sua quinta de Carcavelos. (...) As suas duas filhas, educadas no receio do Céu e nas preocupações da Moda, eram beatas e faziam o chic falando com igual fervor da humildade cristã e do último figurino de Bruxelas. Um jornalista de então dissera delas: – Pensam todos os dias na toilette com que hão de entrar no Paraíso.

(Eça de Queirós. O crime do padre Amaro.)

O comentário do jornalista deve ser entendido por um viés

Alternativas
Comentários
  • Irônico, devido às ambiguidades flagradas na educação e nas preocupações das filhas da Marquesa.


ID
2172901
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

A ideia comum aos dois textos é que

Alternativas
Comentários
  • Texto I: 

    Assim que, só para mim,

    Anda o mundo concertado.

    Texto II:

    O mundo está de tal forma

    Que ninguém pode entender

    Claramente a ideia passada nos dois textos é a de que o mundo está desconcertado.

  • APMBB CFO 2°SEMESTRE 2021


ID
2172904
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Instrução: A questão baseia-se nos textos a seguir.

Texto I, de Luís Vaz de Camões

Os bons vi sempre passar

No mundo graves tormentos;

E para mais me espantar,

Os maus vi sempre nadar

Em mar de contentamentos.

Cuidando alcançar assim

O bem tão mal ordenado,

Fui mau, mas fui castigado.

Assim que, só para mim,

Anda o mundo concertado.


Texto II, de Leonardo Mota

O mundo está de tal forma

Que ninguém pode entender:

Uns devem, porém não pagam,

Outros pagam sem dever.

Considerando as relações entre as palavras nas frases, os dois últimos versos do Texto I, sem prejuízo à correção gramatical e ao sentido, podem ser reescritos da seguinte forma:

Alternativas
Comentários
  • Basta apenas colocar a Oração adverbial em seu devido lugar, que é no final da frase

  • GABARITO: B (Assim que o mundo anda concertado só para mim.)

  • Assim que o mundo anda concertado só para mim

  • APMBB CFO 2°SEMESTRE 2021


ID
2399740
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TJ-MG
Ano
2017
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Acerca da literatura brasileira e portuguesa, marque a opção que corretamente relaciona autor e obra:

Alternativas
Comentários
  •  

     

    Vejam como não se pode negar a importância do saudável hábito de leitura. Quem o tem, certamente acertou de pronto a questão.

     

    Os Lusíadas (Luís de Camões)

    Grandes Sertões e Veredas (João Guimarães Rosa)

    Vidas Secas (Graciliano Ramos)

    Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

     

    Gabarito D

  • caraca... pra ser tabeliao em mg .. o cara deve ser ninja..... literatura, geografia, espanhol.....

  • O qc errou ao classificar Memórias póstumas como QUINHETISMO, o certo é no REALISMO, 1881.

  • Memórias Póstumas é  uma obra do realismo...

  • Questão tosca!

  • Letra D.

    Dentre as alternativas propostas, apenas a Letra “d” está correta. Uma das principais obras de Machado de Assis, escritor expoente do Realismo ou Naturalismo, é Memórias Póstumas de Brás Cubas.

     


    Questão comentada pelo Prof. Diogo Surdi

  • "Os Lusíadas" de Luís Vaz de Camões

    "Grande Sertão Veredas" de João Guimarães Rosa

    "Vidas Secas" - Graciliano Ramos

    Portanto, apenas a letra D está correta: "Memórias Póstumas de Brás Cubas" é de Machado de Assis


ID
2428813
Banca
PUC - Campinas
Órgão
PUC - Campinas
Ano
2015
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

      (...) os mitos e o imaginário fantástico medieval não foram subitamente subtraídos da mentalidade coletiva europeia durante o século XVI. (...) Conforme Laura de Mello e Sousa, “parece lícito considerar que, conhecido o Índico e desmitificado o seu universo fantástico, o Atlântico passará a ocupar papel análogo no imaginário do europeu quatrocentista”.

(VILARDAGA, José Carlos. Lastros de viagem: expectativas, projeções e descobertas portuguesas no Índico (1498- 1554). São Paulo: Annablume, 2010, p. 197) 

Se no século XVI a presença de mitos e do imaginário fantástico se fazia notar nas artes e na literatura europeia, como em Os Lusíadas, de Camões, no Brasil isso não ocorria porque

Alternativas
Comentários
  • no seculo 16 o brasil tinha apenas literatura jesuita(catequese) e "literatura" informacional, que era apenas textos para contar a portugual o que tinha no brasil, quase que um jornal

  • Literatura de informação: exaltação do índio, da fauna e flora brasileira. (texto ufanista)

    Literatura de formação: exaltação do cristianismo. (texto de caráter didático)

  • Literatura de informação e literatura jesuítica; Não era uma literatura brasileiras, mas sobre o "Brasil'.

  • ''A literatura do Brasil'' consistia ser descritiva, ou seja tratar como se fosse um retrato fotográfico para a coroa, mas também ocorrera a literatura jesuítica, que mostrava com a óptica cristã os gentis/índios do Brasil.

    Alguns expoentes:

    Pero Vaz de Caminha

    Han Staden

    Padre Jose Anchieta

    Padre Manoel de Nóbrega

    LETRA C

    APMBB

  • Quinhentismo no Brasil - Carta de Pero Vaz de Caminha ( informativo)


ID
2828053
Banca
UECE-CEV
Órgão
SEDUC-CE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Atente para o que se afirma a seguir sobre o índio no imaginário literário do Brasil, e escreva V para o que for verdadeiro e F para o que for falso.


( ) O indianismo Barroco está presente na carta de Pero Vaz de Caminha, que define os índios como inocentes, curiosos e, até certo ponto, hospitaleiro, por receber os portugueses de modo acolhedor.

( ) O poeta árcade Basílio da Gama, no poema épico “O Uraguai”, compõe a história da resistência dos índios ao ataque português aos Sete Povos das Missões.

( ) No Brasil, os escritores indianistas dos romances românticos têm o interesse de retratar a cultura europeia, buscando resgatar a imagem do índio brasileiro como símbolo de um povo livre e soberano, de uma terra exuberante e incomparável.

( ) A imagem idealizada de pátria e de povo é questionada pelos modernistas, que promovem uma “releitura” dos textos quinhentistas e românticos, para propor uma visão desmistificada do Brasil e dos índios. O exemplo mais célebre dessa nova visão é “Macunaíma”, de Oswald de Andrade, em que Macunaíma é o índio indolente. Preguiçoso, sem caráter, que abre caminho para a desconstrução e dos mitos românticos e exemplifica a visão antropofágica defendida pelos modernistas.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Alternativas
Comentários
  • PIOR BANCA DO BRASIL

  • Gabarito: B

    Mas não fez sentido para mim.

  • ( F ) O indianismo Barroco está presente na carta de Pero Vaz de Caminha, que define os índios como inocentes, curiosos e, até certo ponto, hospitaleiro, por receber os portugueses de modo acolhedor. FALSO , pois a carta é literatura informativa(quinhentismo)

    (V ) O poeta árcade Basílio da Gama, no poema épico “O Uraguai”, compõe a história da resistência dos índios ao ataque português aos Sete Povos das Missões.

    (F ) No Brasil, os escritores indianistas dos romances românticos têm o interesse de retratar a cultura europeia, buscando resgatar a imagem do índio brasileiro como símbolo de um povo livre e soberano, de uma terra exuberante e incomparável. Na 1 geração era o oposto, queria-se afastar os moldes europeus, buscando o nacionalismo.

    ( F) A imagem idealizada de pátria e de povo é questionada pelos modernistas, que promovem uma “releitura” dos textos quinhentistas e românticos, para propor uma visão desmistificada do Brasil e dos índios. O exemplo mais célebre dessa nova visão é “Macunaíma”, de Oswald de Andrade, em que Macunaíma é o índio indolente. Preguiçoso, sem caráter, que abre caminho para a desconstrução e dos mitos românticos e exemplifica a visão antropofágica defendida pelos modernistas. Quase tudo certo, exceto pelo nome do autor, é MÁRIO DE ANDRADE, gentee ! banca bagunçou legal!!!!


ID
3656509
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Prefeitura de São Cristóvão - SE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

           Mesmo sem querer recuar conceitos anacronicamente, parece que Caramuru, de Santa Rita Durão, pode ser considerado uma epopeia do tipo que se chamaria hoje colonialista, porque glorifica métodos e ideologias que censuramos até no passado. Mas que ainda são aceitos, recomendados e praticados pelos amigos da ordem a todo preço, entre os quais se alinharia o nosso velho Durão, que era filho de um repressor de quilombos e hoje talvez se situasse entre os reacionários, com todo o seu talento, cultura e paixão. Como sabemos, Caramuru é uma resposta ao poema de Basílio da Gama, O Uraguai, cujo pombalismo ilustrado estava mais perto daquilo que no tempo era progresso. Mesmo sendo progresso de déspota esclarecido, useiro da brutalidade e do arbítrio.
          A possível atualidade do Caramuru estaria um pouco na presença constante da violência e da opressão, disfarçadas por uma ideologia bem arquitetada, que tranquiliza a consciência. Durão é, em grau surpreendente, um poeta da guerra e da imposição cultural, e não ficaria deslocado em nosso tempo excepcionalmente bruto e agressivo. Basílio da Gama, que celebra uma guerra destruidora, no fundo não simpatiza com ela e quase justifica o inimigo (que não consegue deixar de tratar como vítima), lamentando a necessidade cruel da razão de Estado. Mas Durão não só adere ideologicamente ao exercício da força, como parece ter por ela uma espécie de fascinação.

Antonio Candido. Movimento e parada. In: Na sala de aula: caderno de
análise literária. São Paulo: Editora Ática, 1985, p. 8-9 (com adaptações).

Tendo como referência inicial o texto precedente, publicado pela primeira vez em 1985, julgue o item a seguir.


Os expoentes da literatura colonial produzida no Brasil entre os séculos XVI e XVIII incluem textos colonialistas em defesa da política da metrópole portuguesa de exploração de terras, recursos e pessoas.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Certo

    O maior exemplo da literatura colonial é a carta de Pero Vaz de Caminha em 1° de maio de 1500, que fala constantemente acerca da exploração econômica de recursos materiais do Brasil recentemente descoberto.

  • Mas isso está no texto?

  • Esta questão está mais pra literatura que pra propriamente língua portuguesa.

  • As questões de literatura foram classificadas como interpretação de texto, essa deve ser a quinta questão de literatura que eu faço

  • Os expoentes da literatura colonial produzida no Brasil entre os séculos XVI e XVIII incluem textos colonialistas em defesa da política da metrópole portuguesa de exploração de terras, recursos e pessoas.

  • Só eu acho que essas questões nada tem a ver com interpretação de texto?

    Isso é LITERATURA!

    Coloca a classificação correta, QC!

    Essas questões não caem pra agente de sei lá o que ou pra analista seja lá do que for. Poupem nosso tempo, QC.

    Façam isso pra ver se eles consertam: Notificar Erro > Classificação Errada > Enviar

    Enquanto o QC não faz o trabalho dele, tô respondendo qualquer coisa pra sair da lista de "não resolvidas" pra começar a fazer o meu trabalho. #EuQueLute

  • incluem textos colonialistas EM DEFESA da política da metrópole portuguesa de exploração de terras, recursos e pessoas.

    Textos colonialistas são contra a exploração e não defesa.

  • Questão de literatura! Temos q notificar o erro. Perda de tempo... Chato isso viu QC...

  • O período citado na assertiva ocorre durante o Brasil colônia. Nessa época não se podia falar ao contrário do que a metrópole portuguesa queria ler ou ouvir.

    Assertiva correta.

  • Os autores desse período eram viajantes portugueses ou estrangeiros que aqui vinham e escreviam suas impressões sobre a terra recém descoberta. É, portanto, uma literatura sobre o Brasil e não do Brasil.

    -Chamada de literatura de informação ou de expansão.

    - Alto teor descritivo.

    - Temática de interesses mercantis, de belezas naturais e de clara demonstração de choque cultural.

    Literatura Jesuítica ➥ De caráter didático-religioso (poemas, canções, autos, sermões etc.). A literatura jesuítica se caracteriza por uma literatura didática e religiosa com uma linguagem simples e também musical para facilitar a compreensão do índio, mas também com poemas, canções e sermões. O principal representante é José de Anchieta

  • Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga participaram da Inconfidência ou Conjuração Mineira e são expoentes do Arcadismo; estando, portanto, no séc. XVIII. Se isso é defesa da Coroa...

  • O maior exemplo da literatura colonial é a carta de Pero Vaz de Caminha em 1° de maio de 1500, que fala constantemente acerca da exploração econômica de recursos materiais do Brasil recentemente descoberto.

    Resposta: C

  • Era colonial da literatura brasileira 1500 - 1808 ( Envolve Quinhentismo, Barroco ou Seiscentismo e Arcadismo ou Setecentismo)


ID
3694597
Banca
MS CONCURSOS
Órgão
Prefeitura de Jequié - BA
Ano
2018
Disciplina
Literatura
Assuntos

Relacione as duas colunas de acordo com a característica e o período literário e assinale a alternativa correta: 


A) Barroco.   
              
B) Arcadismo.

C) Simbolismo. 

D) Romantismo 

E) Parnasianismo. 

F) Modernismo.

1 - Regionalismo.             

2 - Oposições.          

3 - Bucolismo.          

4 - Busca da perfeição poética.     

5 - Condoreirismo.           

6 - Introspecção, mergulho nas profundezas do eu.  

Alternativas
Comentários
  • A) Barroco. Oposições

    B) Arcadismo. Bucolismo

    C) Simbolismo. Introspecção, mergulho nas profundezas do eu

    D) Romantismo Condoreirismo

    E) Parnasianismo. Busca da perfeição poética

    F) Modernismo. Regionalismo

  • Ótimo exercício para revisar literatura.

    LETRA A

    APMBB


ID
3805639
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram. Não podia ali haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sobreiro preto. Um deles deu-lhe um sobreiro de penas de aves, compridas, com uma copazinha pequena, de penas vermelhas pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o capitão manda a Vossa Alteza, e com isso se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. (CORTESÃO, 1943, p. 202).

   
    Segundo Eneida Leal Cunha, em Ainda a Carta de Caminha, ao se lançar um olhar contemporâneo sobre a narrativa de Caminha, é correto afirmar:

A Carta de Pero Vaz de Caminha é o marco inicial para uma série de textos que progressivamente se particularizaram e deram expressão às peculiaridades da Colônia em detrimento total da hegemonia metropolitana.

Alternativas

ID
3805642
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

E tanto que ele começou de ir para lá, acudiram pela praia homens, quando aos dois, quando aos três, de maneira que, ao chegar o batel à boca do rio, já ali havia dezoito ou vinte homens.

Eram pardos, todos nus, sem coisa alguma que lhes cobrisse as vergonhas. Nas mãos traziam arcos com suas setas. Vinham todos rijamente sobre o batel; e Nicolau lhes fez sinal que pousassem os arcos. E eles pousaram. Não podia ali haver fala, nem entendimento de proveito, por o mar quebrar na costa. Deu-lhes somente um barrete vermelho e uma carapuça de linho que levava na cabeça e um sobreiro preto. Um deles deu-lhe um sobreiro de penas de aves, compridas, com uma copazinha pequena, de penas vermelhas pardas como de papagaio; e outro deu-lhe um ramal grande de continhas brancas, miúdas que querem parecer de aljaveira, as quais peças creio que o capitão manda a Vossa Alteza, e com isso se volveu às naus por ser tarde e não poder haver deles mais fala, por causa do mar. (CORTESÃO, 1943, p. 202).

   
    Segundo Eneida Leal Cunha, em Ainda a Carta de Caminha, ao se lançar um olhar contemporâneo sobre a narrativa de Caminha, é correto afirmar:

A Carta de Pero Vaz de Caminha é uma versão unilateral do primeiro encontro e narra o espanto do homem europeu, do século XVI, diante de seres humanos radicalmente diferentes.

Alternativas

ID
3805696
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sete anos de pastor Jacob servia

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começa de servir outros sete anos,
dizendo: — Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida! (CAMÕES, 2005, p. 44).


 Sobre esse poema de Luís de Camões, é correto afirmar:

O tema do poema é bíblico e refere-se ao amor de Jacob por Raquel, filha de Labão, descrito no Gênesis.

Alternativas

ID
3805699
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sete anos de pastor Jacob servia

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começa de servir outros sete anos,
dizendo: — Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida! (CAMÕES, 2005, p. 44).


 Sobre esse poema de Luís de Camões, é correto afirmar:

Aforma verbal “servia” relacionada com a ação de Jacob em função de Raquel pode remeter à vassalagem amorosa comum nas cantigas de amor medievais.

Alternativas

ID
3805702
Banca
UFBA
Órgão
UFBA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Sete anos de pastor Jacob servia

Sete anos de pastor Jacob servia
Labão, pai de Raquel, serrana bela;
mas não servia ao pai, servia a ela,
e a ela só por prêmio pretendia.

Os dias, na esperança de um só dia,
passava, contentando-se com vê-la;
porém o pai, usando de cautela,
em lugar de Raquel lhe dava Lia.

Vendo o triste pastor que com enganos
lhe fora assim negada a sua pastora,
como se a não tivera merecida,

começa de servir outros sete anos,
dizendo: — Mais servira, se não fora
para tão longo amor tão curta a vida! (CAMÕES, 2005, p. 44).


 Sobre esse poema de Luís de Camões, é correto afirmar:

Constância do amor e brevidade da vida são, no poema de Luís de Camões, reflexões do pastor Jacob em face do seu destino.

Alternativas

ID
3808369
Banca
UNIMONTES
Órgão
Unimontes - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o trecho destacado do Auto de São Lourenço, de José de Anchieta.

GUAIXARÁ

Esta virtude estrangeira

Me irrita sobremaneira.

Quem a teria trazido,

com seus hábitos polidos

estragando a terra inteira?


Só eu

permaneço nesta aldeia

como chefe guardião.

Minha lei é a inspiração

que lhe dou, daqui vou longe

visitar outro torrão.


Quem é forte como eu?

Como eu, conceituado?

Sou diabo bem assado.

A fama me precedeu;

Guaixará sou chamado


Meu sistema é o bem viver.

Que não seja constrangido

o prazer, nem abolido.

Quero as tabas acender

com meu fogo preferido


Boa medida é beber

cauim até vomitar.

Isto é jeito de gozar

a vida, e se recomenda

a quem queira aproveitar.


Partindo do trecho acima e da leitura da obra, todas as alternativas estão corretas, EXCETO

Alternativas

ID
3815434
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Filho do Classicismo português, Luís Vaz de Camões sofreu influência de vários autores da Antiguidade. Quanto aos escritores que foram lidos e que terminaram por formar o gosto classicista do poeta lusitano, podemos incluir:

1) Virgílio.

2) Horácio.

3) Padre Antônio Vieira.

4) Petrarca.

5) Carlos Magno.


Estão corretas apenas:

Alternativas
Comentários
  • https://brainly.com.br/tarefa/10062226


ID
3815437
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Dentre os excertos de poemas abaixo, quais podem ser identificados como de Luís Vaz de Camões?
1) “Sete anos de pastor Jacó servia Labão, pai de Raquel, serrana bela; Mas não servia ao pai, servia a ela, Que a ela só por prêmio pretendia”.
2) “Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, Muda-se o ser, muda-se a confiança; Todo o mundo é composto de mudança, Tomando sempre novas qualidades”.
3) “Amor é fogo que arde sem se ver; É ferida que dói e não se sente; É um contentamento descontente; É dor que desatina sem doer”.
4) “A praia é tão longa! E a onda bravia As roupas de gaza te molha de escuma; De noite — aos serenos — a areia é tão fria, Tão úmido o vento que os ares perfuma!.
5) “Froixo o verso talvez, pálida a rima Por estes meus delírios cambeteia, Porém odeio o pó que deixa a lima E o tedioso emendar que gela a veia!
São de Luís Vaz de Camões apenas os excertos:

Alternativas

ID
3815440
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2011
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Muitas são as formas fixas que foram cultivadas por Camões. Muitas dessas formas também foram praticadas por outros poetas do Quinhentismo português, a exemplo de Sá de Miranda e Antônio Ferreira. Assim, dentre as formas literárias que compõem a poética de Camões, quais não podemos assinalar como cultivadas pelo poeta?

Alternativas

ID
3815803
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Um dos temas fundamentais de toda a lírica camoniana é o amor e, por consequência, a mulher. Sobre a representação feminina na poesia de Camões, assinale a alternativa correta.

1) A mulher, nos versos de Camões, toma feições claras, bem definidas e assume a condição de uma companheira humana.
2) Nos seus poemas, odes, canções e redondilhas, a mulher amada aparece como um ser angelical e iluminado por uma áurea sobrenatural que lhe transfigura as feições carnais.
3) A figura feminina é quase sempre representada como um ser pecador, à beira do abismo, tentado pelo pecado e clamando por socorro.

Está(ão) corretas apenas:

Alternativas

ID
3815806
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Grandes autores constroem obras que perpassam não apenas gerações, mas períodos históricos. Não são poucos os poemas de Camões, nos quais encontramos temáticas extremamente atuais e que falam de angústias vividas pelo homem contemporâneo. Leia o soneto abaixo e assinale a alternativa correta.


Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades,

muda-se o ser, muda-se a confiança;

todo o Mundo é composto de mudança,

tomando sempre novas qualidades.


Continuamente vemos novidades,

diferentes em tudo da esperança;

do mal ficam as mágoas na lembrança,

e do bem (se algum houve), as saudades.


O tempo cobre o chão de verde manto,

que já coberto foi de neve fria,

e, enfim, converte em choro o doce canto.


E, afora este mudar-se cada dia,

outra mudança faz de mor espanto,

que não se muda já como soia

Alternativas

ID
3815809
Banca
UESPI
Órgão
UESPI
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Segundo o crítico Arnaldo Saraiva, Camões atinge no soneto uma rara e admirável variedade de temas e engenhos. Seus poemas retratam desde melancólicos desconsolos amorosos, como em Alma minha gentil, até narrativas aparentemente lineares, como em Sete anos de pastor Jacob servia. Assinale qual alternativa apresenta uma característica que não podemos encontrar no soneto abaixo:

Quando a suprema dor muito me aperta,
se digo que desejo esquecimento,
é força que se faz ao pensamento,
de que a vontade livre desconcerta.

Assim, de erro tão grave me desperta
a luz do bem regido entendimento,
que mostra ser engano ou fingimento
dizer que em tal descanso mais se acerta.

Porque essa própria imagem, que na mente
me representa o bem de que careço,
faz-mo de um certo modo ser presente.

Ditosa é logo a pena que padeço,
pois que da causa dela em mim se sente
um bem que, inda sem ver-vos, reconheço

Alternativas

ID
3881056
Banca
Instituto UniFil
Órgão
Prefeitura de Cunha Porã - SC
Ano
2020
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Consistia numa concepção de arte baseada na imitação dos clássicos gregos e latinos, considerados modelos de suma perfeição estética, correspondia literariamente ao geral e efêmero complexo de superioridade histórica. Haviam regras apriorísticas, é racionalista por excelência. Assinale a alternativa que apresenta a época literária descrita pelo enunciado.

Alternativas
Comentários
  • Características do Classicismo.

  • Gabarito letra A

    Classicismo (1527)

    Romantismo (1825)

    Trovadorismo (1189 - 1418)

    Modernismo (1922)

  • Resumo do Classicismo

    Visão Humanista e Universialista

    Resgate aos valores da antiguidade clássica

    Surgimento de Burguesia

    Camões principal nome

    Formas clássicas: Ode, Elegia e Écloga

    Neoplatonismo

    Perfeição Formal

    Presença de Sonetos


ID
4053274
Banca
UEM
Órgão
UEM
Ano
2010
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Assinale o que for correto.

Os textos escritos no Brasil, logo após a sua descoberta, são chamados de “Literatura de informação”. Além da Carta de Caminha, fazem parte desse tipo de literatura as crônicas, relatos e tratados escritos por viajantes portugueses. A literatura do século XVI, no Brasil, não apresenta textos de poesia, nem de teatro. Além do valor documental, os textos de informação apresentam alto valor estético, resultado do sentimento nacionalista e do caráter experimental da linguagem (neologismos e metáforas abundantes), o que coloca a “Literatura de informação” como o primeiro momento de uma literatura esteticamente expressiva, brasileira e rica em imagens poéticas.

Alternativas

ID
4983220
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Palmeira dos Índios - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos são características do Quinhentismo no Brasil.
II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do natureza”). O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo e por uma vida repleta de amigos e felicidade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do coletivo, de uma visão única de mundo e da religiosidade católica sobre as ameaças pagãs.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • A (I) e a (II) definem o ARCADISMO, logo as duas se encontram erradas.

    LETRA D

    APMBB

  • AMBAS DEFINEM O ARCADISMO(GAB)D

  • GAB: D

    I. A volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos são características do Quinhentismo no Brasil. ERRADA

    Justificativa: Trata-se de uma classificação do arcadismo.

    II. O subjetivismo é uma das características do Romantismo. Ele representa um dos traços fundamentais dessa estética (o “culto do natureza”). O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo e por uma vida repleta de amigos e felicidade. Não há mais a preocupação com modelos clássicos e universalizantes; é a vitória do coletivo, de uma visão única de mundo e da religiosidade católica sobre as ameaças pagãs. ERRADA

    Justificativa: A assertiva em questão misturou conceitos do romantismo, do arcadismo e até do barroco. Perceba que o "culto à natureza" é uma característica presente nos dois estilos literários. No caso do romantismo, encontra-se na primeira geração, a chamada Nacionalista/Indianista, e no caso do arcadismo, na retomada de conceitos greco-romanos, uma natureza trajada aos moldes europeus.

    O trecho "O artista traz à tona a sua paixão pelo mundo natural, pela vida no campo, pelo bucolismo", indica clara alusão ao arcadismo, enquanto que os demais aspectos são características do romantismo, uma vez que diferente do arcadismo, o romantismo não se pautava nos preceitos clássicos greco-romanos para produzir suas prosas, mas sim buscava a originalidade.

    No final da assertiva em "de uma visão única de mundo e da religiosidade católica sobre as ameaças pagãs", ao meu ver, torna-se clara a alusão ao barraco, uma vez que no romantismo a religiosidade não é uma característica intrínseca a tal estilo literário.

    Fiquem na paz!


ID
5078893
Banca
AGIRH
Órgão
Prefeitura de Roseira - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

A literatura brasileira teve como marco inicial os relatos de viajantes portugueses sobre a terra recém-descoberta. Esse período revela a produção de textos com explicações sobre os aspectos naturais do Brasil e, também, descrições sobre os povos que aqui viviam. A Carta de Pero Vaz de Caminha escrita para Manuel I de Portugal foi o primeiro documento. Este período foi chamado de:

Alternativas
Comentários
  • O Quinhentismo se caracteriza por dois aspectos:

    • literatura de informação: objetivava informar a Coroa Portuguesa sobre a terra recém "descoberta".
    • literatura de formação: objetivava catequisar os nativos (índios), expandindo, assim, a fé católica.

    Gabarito: letra B

  • questao facil da gota KKKKKKKKKKKK


ID
5375194
Banca
OMINI
Órgão
Prefeitura de Miguelópolis - SP
Ano
2021
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Leia o texto e responda à questão.


SONETO


Pálida à luz da lâmpada sombria,

Sobre o leito de flores reclinada,

Como a lua por noite embalsamada,

Entre as nuvens do amor ela dormia!


Era a virgem do mar, na escuma fria

Pela maré das águas embalada!

Era um anjo entre nuvens d'alvorada

Que em sonhos se banhava e se esquecia!


Era a mais bela! Seio palpitando...

Negros olhos as pálpebras abrindo...

Formas nuas no leito resvalando...


Não te rias de mim, meu anjo lindo!

Por ti - as noites eu velei chorando,

Por ti - nos sonhos morrerei sorrindo! 


AZEVEDO, Álvares de. 1853. Disponível em: https://www.escritas.org/pt/t/11434/soneto-palida-a-luz-da-lampada-sombria..


O texto é um poema do tipo soneto. Quanto aos sonetos na literatura brasileira, assinale a alternativa que melhor descreve os usos desse tipo de poema.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Tentar não significa conseguir, mas quem conseguiu, com certeza tentou. E muito.

  • GAB: C

    A. Os sonetos foram um dos principais textos utilizados na poesia modernista da primeira fase, relevando que o movimento tentou resgatar os costumes da antiguidade clássica. ERRADA

    Justificativa: A primeira geração modernista destaca-se justamente pelas quebras das estéticas tradicionais. Há, contudo, um resgate dessas formas clássicas, como, por exemplo, fez Carlos Drummond de Andrade, porém isso acontece só a partir da segunda geração modernista.

    B. O soneto é um clássico da literatura quinhentista, que buscou exaltar todas as belezas naturais do Brasil a partir de poemas épicos e sonetos. ERRADO

    Justificativa: Nomeamos de quinhetiso a primeira manisfetação textual em terras brasileiras, todavia essas expressões não se caracterizam como literatura, nem se caracterizam pela presença de sonetos.

    C. Este modelo de poema foi muito utilizado na escola parnasiana, uma vez que a harmonia entre suas estrofes e metrificação expressava bem a perfeição que buscavam os poetas desse movimento. CERTO

    Justificativa: O parnasianismo destacou-se pela exaltação das formas, por vezes, inclusive, ignorava-se o conteúdo em nome da estética, sendo o soneto foi uma das grandes marcas da estética desse período.

    D. O realismo foi um movimento que utilizou dos sonetos significativamente para expressar a realidade humana, tratando de temas como a traição conjugal. ERRADO

    Justificativa: O realismo brasileiro construiu-se e manteve-se por meio da prosa. Diferente do que aconteceu em países europeus como, por exemplo, Portugal e França, no Brasil não tivemos poesias - puramente - realistas. As poesias ditas realistas acabam sempre estando atreladas a outras escolas literárias como o parnasianismo e o simbolismo.

    OBS.: Acho que cabe discussão quanto a assertiva D, contudo, torna-se claro o gabarito C por meio da eliminação.

    FIQUEM NA PAZ!


ID
5653138
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Lajedo - PE
Ano
2022
Provas
Disciplina
Literatura
Assuntos

Analise as afirmativas a seguir:


I. A volta aos padrões clássicos da Antiguidade e do Renascimento; a simplicidade; a poesia bucólica, pastoril; o fingimento poético e o uso de pseudônimos são características do Arcadismo no Brasil.

II. Na obra Vidas Secas, de Graciliano Ramos, os personagens Fabiano e Sinhá Vitória enfrentam grandes dificuldades para sobreviver e criar os filhos em um ambiente que não lhes proporciona grandes oportunidades de mudar de vida.


Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Vida simples, e ideia de uma vida sem muito estresse com caracteristica de quem viver na roça - são caracteristicas do arcade.