SóProvas


ID
1986733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A absorção de um xenobiótico, que é o processo pelo qual ele entra no organismo, depende da rota de exposição e das características do xenobiótico, entre outros aspectos. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • LETRA D (CORRETA)

     

    A)    O chumbo é transportado pelo mesmo sistema que transporta o cálcio (DIFUSÃO FACILITADA).

    C) NÃO SEI

    D) Quanto maior for o coeficiente de partição, maior será a concentração do fármaco na membrana e mais rápida a sua difusão.

    E) As substâncias de natureza ácida atravessam as membranas muito mais facilmente em pH ácido, enquanto as de natureza alcalina encontrarão melhor condição em pH alcalino.

     

    COMENTÁRIO: TRANSPORTE DOS XENOBIÓTICOS ATRAVÉS DA MEMBRANA (OGA pag. 11)

    1) Transporte passivo: dependente do gradiente de concentração e das características físico-químicas dos agentes químicos

    1.1) Filtração: passagem de moléculas polares, hidrossolúveis, pelos poros aquosos da membrana.

    1.2) Difusão lipídica: passagem de moléculas hidrofóbicas, geralmente maiores que 600 daltons, por difusão através de membranas.

    Os eletrólitos fracos, representados pelas substâncias de natureza ácida ou alcalina, possuem em sua forma ionizada pouca afinidade a lipídeos, impossibilitando assim a sua passagem por difusão lipídica. Somente a forma não ionizada consegue transpor as membranas. Nesse caso, o coeficiente de dissociação (pKa) e o pH do meio irão determinar maior ou menor ionização, segundo a equação de Henderson-Hasselbach.

    As substâncias de natureza ácida atravessam as membranas muito mais facilmente em pH ácido, enquanto as de natureza alcalina encontrarão melhor condição em pH alcalino.

     

    2) Transporte ativo: consumo de energia, movimento de substâncias contra gradiente de concentração e a existência de proteínas carreadoras de moléculas, as quais apresentam seletividade perante as substâncias , podendo ser saturáveis.

    Proteínas agrupadas em famílias de transportadores: de acordo com sua estrutura química. A expressão dessas proteínas confere proteção ou toxicidade dependendo de sua localização e do agente envolvido. A primeira identificada foi a glicoproteína P (Multidrug Resistant Proteins – MRP), assim denominado por determinar resistência a quimioterápicos. Foi verificado prejuízos na absorção intestinal e nas células tumorais, já que essas proteínas transportam o agente químico absorvido novamente para o meio extracelular. Atualmente se sabe que suas expressões geneticamente definidas em células intestinais, renais, hepáticas, endotélio cerebral e placenta pode determinar a toxicidade ou ineficácia do tratamento.

     

    3) Pinocitose: passagem de partículas líquidas através da célula. Ex: corantes e vitaminas

     

    4) Difusão facilitada: substância é transportada por carreador, sem contudo haver consumo de energia, a favor do gradiente de concentração.

    Ex1: glicose

    Ex2: chumbo é transportado pelo mesmo sistema que transporta o cálcio.

  • Ana Busato, acho que o erro seja ao afirmar que é diretamente proporcional à área e espessura. Sendo que em relação a espessura é inversamente proporcinal.

  • O erro da letra C consiste em afirmar que absorção é diretamente proporcional à espessura da membrana plasmática, sendo que é o inverso. Quanto maior a espessura, maior a dificuldade da substância em atravessar diretamente a barreira de fosfolipídeos, tendo em vista que o número de junções gap e junções comunicantes entre as células epiteliais que constituem a mucosa intestinal será maior.