-
Colegas acredito que essa questão tem duplo gabarito (C e E). O que acham?
(A) Errada. Pelo contrário a cromatografia gasosa serve para a analise de substâncias voláteis.
(B) Errado. A questão referiu-se a cromatografia por exclusão por tamanho, porém acredito que pelo fato do examinador não ter especificado tornou a assertiva incorreta, tendo em vista que generalizou. Na cromatografia gasosa o que permite a separação é a diferença da interação do analito com a fase estacionária e a fase móvel. Além disso, depois da fase estacionária a temperatura é importante na separação dos compostos.
(C) Gabarito. De fato na CCD a fase estacionária é silica e a fase móvel é um solvente orgânico. Entretanto, esse solvente precisa ter polaridade suficiente para extrair os compostos polares que ficam adsorvidos na sílica. Logo, quando a questão fala que seria uma mistura de solvente de caráter apolar está errada, o correto seria mencionar que o solvente orgânica tem que ter uma polaridade intermediária. Todavia, as questões não consideram esse pequeno detalhe errado!
(D) Errada. O comprimento colunas da comatografia liquida pode variar de 10-13 cm ou de 25-30 cm, e não 1 metro.
(E) Correta. A fase estacionária, na cromatografia gasosa, pode ser um sólido (silica) ou pode ser um liquido que é absorvido em um suporte sólido, e de fato a fase móvel é formada por um gás inerte. Cromatografia gás-sólido ou Cromatografia gás-liquido. Só se por ventura como ele não especificou tornou a assertiva errada e pelo fato da cromatografia gás-sólido não ser tão utilizada, mas acredito que deveria ter sido anulada.
Fonte: Apostila de questões comentadas (Farmacologia, Toxicologia e Análise Instrumental). Rebecca Rodrigues.
-
Você tem razão em relação a isso.. O correto seria falar que a fase móvel é formada por um solvente que é menos polar/mais apolar quando comparada com a fase estacionária, no caso de estar se referindo a cromatografia de Fase Normal.. Entretanto, até hoje a única questão que eu vi que fez essa diferença foi a que caiu na prova de perito de quimica da pcdf (Q662358), o examinador considerou como errado o que todas as questões consideram "correto", mas nesse caso foi fazendo referência com a fase reversa (que a FM precisa ser mais polar quando comparada com a FE), e não fase normal, mas por equiparação é o mesmo raciocínio que estamos discutindo... Aproveitando o gancho, não concordo muito com o gabarito dessa questão da Quimica, pois o examinador não especificou qual era o tipo de cromatografia liquida que estava fazendo referência nas alternativas que fala sobre o princípio dos métodos - classificadas de acordo com a FE.
-
Também discordo do ítem C. Se parasse em "mistura de solventes orgânicos" estaria correto, mas afirmar que são apolares é estar dizendo que um eluente de hexano/metanol tem caráter apolar.
-
Acredito que a alternativa E está errada pel redação da alternativa.
Lendo a alternativa, há uma uma restrição quanto a FE dando a entender que a fase estacionária é somente sólida. Porém, sabemos que as colunas da cromatografia gasosa podem ser recheada com fase estacionária:
WCO (WALL-COATED OPEN TUBULAR) = LÍQUIDA
PLOT (PORUS LAYER OPEN TUBULAR) = SÓLIDO
SCOT (SUPPORTED LAYER OPEN TUBULAR = LÍQUIDA ADSORVIDA SÓLIDO
-
dúvida
-
A E está errada? Aprendi errado então kk
-
Letra A: incorreta. A maior das aplicações de cromatografia gasosa é a análise de substâncias voláteis, conforme discutiremos melhor na próxima aula.
Letra B: incorreta. A diferença de peso molecular dos componentes de uma mistura não fundamenta nenhum dos mecanismos aplicados em cromatografia para separação das substâncias. Os 5 diferentes mecanismos de interação entre os componentes da amostra (solutos) e a fase estacionária são adsorção, partição, troca iônica, exclusão molecular e afinidade.
Letra C: correta. Na CCD, a FE estacionária mais comum é a sílica, enquanto que o solvente, em geral, é orgânico e mais apolar. A essa configuração, dá se o nome de fase normal. Caso seja utilizada uma FE apolar e uma FM polar, dá se o nome de fase reversa.
Letra D: incorreta. Conforme estudaremos na próxima aula, a alta resolução (=poder de separação) da cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) se deve a alta pressão utilizada, o que promove a passagem da amostra através de uma coluna extremamente densa/compactada.
Letra E: incorreta. Na cromatografia gasosa, podemos ter uma a fase estacionária (FE) sólida e uma fase móvel (FM) gasosa. Entretanto, essa não é a única configuração possível, podemos utilizar uma FE líquida. Resposta: letra C
Diego Souza
Estratégia Concursos