-
COMENTÁRIOS:
Efeitos tóxicos de fármacos podem ser classificados em (GOODMAN, pag 1575):
1) Farmacológicos: ex. depressão excessiva do SNC causada pelos barbitúricos
2) Patológicos: ex. lesão hepática causada pelo paracetamol
3) Genotóxicos: neoplasias produzidas pela mostarda nitrogenada
A) Todos os compostos carcinogênicos são genotóxicos (ERRADA) : Os carcinógenos químicos são divididos em 2 grupos: os genotóxicos ( interagem com o DNA) e os não-genotóxicos (também conhecidos como promotores, porque não produzem tumores isoladamente, mas potencializam os efeitos dos carcinógenos genotóxicos).
B) A formação de um grupo epóxido na molécula de um xenobiótico catalisada pela enzima P-450 reduz a toxicidade de xenobióticos como a aflatoxina. (NÃO SEI)
C) A produção de radicais livres promovida por xenobióticos genotóxicos é um processo irreversível, não sendo possível sua compensação por agentes endógenos ou exógenos. (ERRADA) :
- Produção de radicais livres promovida por xenobióticos genotóxicos (?): não sei se xenobiotóxicos genotóxicos produzem EROs, mas as é possível a compensação das EROs por agentes endógenos ( superóxido dismutase, glutationa peroxidase e catalase)
- não sendo possível sua compensação por agentes endógenos ou exógenos. (ERRADA) : Efeitos genotóxicos podem ser reparados
-
A aflatoxina B1 (AFB1), principal metabólito produzido por fungos do gênero Aspergillus, manifesta seus efeitos tóxicos após conversão hepática em AFB1-epóxido, o qual reage com macromoléculas celulares, incluindo proteínas, RNA (ácido ribonucléico) e DNA (ácido desoxirribonucléico).
-
As aflatoxinas são absorvidas no trato gastrointestinal e biotransformadas primariamente no fígado, por enzimas microssomais do sistema de funções oxidases mistas4 . Estas enzimas, pertencentes à superfamília de enzimas do citocromo P-450, constituem parte do processo de detoxificação de uma ampla variedade de xenobióticos no organismo15. A biotransformação da AFB1 . Letra B
-
Comentário das questões:
A- Todos os compostos carcinogênicos são genotóxicos. ERRADO
Todos os compostos genotóxicos são carcinógenos, mas nem todos os carcinógenos são genotóxicos, alguns podem ser citotóxicos, por exemplo.
B- A formação de um grupo epóxido na molécula de um xenobiótico catalisada pela enzima P-450 reduz a toxicidade de xenobióticos como a aflatoxina. ERRADO
Na verdade, o metabólito mais tóxico é justamento o 2,3-epóxido.
C- A produção de radicais livres promovida por xenobióticos genotóxicos é um processo irreversível, não sendo possível sua compensação por agentes endógenos ou exógenos. ERRADO
É reversível e temos sistemas endógenos como a Glutationa e outros antioxidantes endógenos, e ainda podemos administrar alguns exógenos como N-acetilcisteína.
D- A ação tóxica de qualquer xenobiótico no organismo depende de que ele seja metabolizado/biotransformado. ERRADO
Alguns xenobióticos necesssitam de metabolismo para serem tóxicos (bioativação), mas não são todos.
E- Compostos são classificados como genotóxicos se eles ou seus metabólitos causam alterações no DNA. CORRETO
-
Acrescentando...
d) A ação tóxica de qualquer xenobiótico no organismo depende de que ele seja metabolizado/biotransformado. errada
depende da exposição -contato- ao xenobiotico (fase de exposição - superfície interna ou externa entra em contato com o xenobiotico.