SóProvas


ID
1986763
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Farmácia
Assuntos

A monitorização ambiental e a monitorização biológica são procedimentos importantes para a avaliação da exposição do ser humano a substâncias químicas no ambiente de trabalho. A respeito desse assunto, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • A) Em se tratando de inseticidas organofosforados e carbamatos, os indicadores biológicos de efeito são a inibição da enzima acetilcolinesterase nos eritrócitos, a inibição da colinesterase plasmática ou a de ambas, no sangue (CERTA).

    B) ERRADA

    C) ERRADA

    Monitorização ambiental: consiste na determinação, habitualmente na atmosfera do ambiente de trabalho, dos agentes presentes neste ambiente, para avaliar o risco à saúde, comparando-se os resultados obtidos com referências apropriadas.

    Monitorização biológica: consiste na determinação dos agentes presentes no ambiente de trabalho e/ou de seus metabólitos nos tecidos, secreções, ar expirado dos indivíduos expostos para avaliar a exposição e o risco à saúde, comparando-se os resultados obtidos com referências apropriadas. Os parâmetros são definidos como IB, bioindicadores ou biomarcadores.

    D) ERRADA

    E) ERRADA

     INDICADORES DE DOSE INTERNA:

    1) Indicador de dose usual: Ex. cádmio no sangue que se relaciona com o cádmio presente no ambiente de trabalho

    2) Indicador de exposição acumulativa:  não são comumente utilizados pela dificuldade de obtenção de amostras como TA e tecido ósseo. Técnicas não invasivas (RMN) ainda não estão disponíveis para análises rotineiras.

    - substâncias lipofílicas, ex. inseticidas organoclorados que se acumulam no TA.

    - metais. Ex. Chumbo (ossos), cádmio (parênquima hepático e renal)

    3) Indicadores de dose interna real: permitem avaliar a concentração da substância química metabolicamente ativa

    Ex. chumbo difusível no plasma (que não está ligado a eritrócitos), 2,5-hexanodiona (exposição ao n-hexano),

  • Apenas pra complementar e revisar alguns conceitos

    Monitoramento biológico (MB): consite na determinação dos agentes presentes no ambiente de trabalho ou de seus metabólitos nos tecidos, secreções e ar expirado dos indivíduos expostos para avaliar a exposição e o risco a saúde, comparando-se os resultados obtidos com as referências apropriadas. Está intimamente ligada com a dose interna e efeitos

    A biomonitorização tem como principal vantagem utilizar indicadores biológicos de modo a fazer uma associação direta com os efeitos nocivos e exposição ao agente, resultando em estivamativas de riscos para saúde mais consistentes do que aquelas observadas na monirização ambiental.

     

    Monitoramento ambiental: trata da higiene ocupacional relacionado à exposiçãodos trabalhadores a agentes físicos, químicos, mecânicos, e biológicos.

    FONTE: Sezi Oga, Fundamentos de Toxicologia, 3ed, página 244 à 252