-
Sempre que um nome é resolvido com sucesso, o nome e a informação associada ao nome (normalmente o endereço IP), são mantidos na memória, o que é conhecido como cache local do DNS da estação de trabalho do cliente. Quando um nome precisa ser resolvido, a primeira coisa que o resolver faz é procurar no cache local. Encontrando no cache local, as informações do cache são utilizadas e a resolução está completa. O cache local torna a resolução mais rápida, uma vez que nomes já resolvidos podem ser consultados diretamente no cache, ao invés de terem que passar por todo o processo de resolução via servidor DNS novamente, processo este que você aprenderá logo a seguir. Pode acontecer situações onde informações incorretas foram gravadas no Cache Local e o Resolver está utilizando estas informações. Você pode limpar o Cache local, usando o comando ipconfig /flushdns Abra um prompt de Comando, digite o comando ipconfig /flushdns e pressione Enter. Isso irá limpar o Cache local.
FONTE: http://juliobattisti.com.br/artigos/windows/tcpip_p8.asp
-
Gabarito D
1- A máquina cliente faz uma consulta ao DNS SERVER (servidor da rede interna ou então algum servidor público conforme configurado). No exemplo o cliente deseja saber quem é www.example.com
2- O DNS SERVER caso não tenha a informação em seu cache faz uma consulta ao ROOT NAME SERVER perguntando o seguinte: quem é www.example.com?
3- O ROOT NAME SERVER irá responder o seguinte: eu não sei quem é www.example.com porém quem responde pelo domínio .com é o servidor X.X.X.X
4- De posse do endereçamento IP do servidor .COM o DNS SERVER pergunta ao servidor .COM quem é www.example.com?
5- O servidor .COM irá responder o seguinte: eu não sei quem é www.example.com porém quem responde pelo domínio example.com é o servidor Y.Y.Y.Y
6- De posse do endereçamento IP do servidor EXAMPLE.COM o DNS SERVER pergunta ao servidor EXAMPLE.COM quem é www.example.com?
7- Como o servidor example.com é autoridade sobre este domínio ele informa ao DNS SERVER que www.example.com é Z.Z.Z.Z
8-De posse do endereço Z.Z.Z.Z o DNS SERVER repassa a informação solicitada pelo cliente
Desta forma funciona o serviço de DNS, como dito antes, simples porém genial! Fique ligado aqui no blog pois em breve estarei publicando um artigo sobre a ferramenta DIG (utilizada para consultas aos servidores DNS).
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !
-
DNS é responsável por converter o endereço do site de NOME (www.nome.com.br) para o seu IP correspondente. (observe que é possível acessar um site pelo IP).
Sempre que você acessa um site pelo nome, pela primeira vez, o navegador demora um pouco fazendo a conversão. O DNS é o responsável pela conversão. Depois do primeiro acesso o navegado salva no cache, e a operação ocorrerá mais rapido da proxima vez.
-
Conceitos importantes!
Servidor DNS Autoritario : responde as requisições vindas de máquinas de todo o mundo ! gravem isso...
Servidor DNS Recursivo : responsavel por receber as consultas DNS locais e consultar servidores externos de modo a efetuar as consultas efetuadas.
Há, quando um máquina na internet consulta o DNS Recursivo de determinada rede ( empresa ) é chamado de servidor DNS Recursivo Aberto, poís somente o DNS Autoritário é que deve responder as máquinas externas ( cespe ja cobrou isso )
Fonte: cartilha cert
-
Lembrando que, com o advento do pacote anticrime, pode ser prorrogada o IP, quando o indiciado estiver preso, pelo prazo de 15 dias.