SóProvas


ID
1987072
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
POLÍCIA CIENTÍFICA - PE
Ano
2016
Provas
Disciplina
Gerência de Projetos
Assuntos

O comitê gestor de TI de determinada organização decidiu que o gerenciamento de projetos do órgão deverá seguir as boas práticas do PMBOK 5. Em especial, ficou decidido que cada gerente de projeto fará a estrutura analítica do projeto (EAP) com o propósito de realizar a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe, a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas.
Com relação a essa situação hipotética, assinale a opção correta.

Alternativas
Comentários
  • Segundo o PMBOK 5, "Uma conta de controle pode incluir um ou mais pacotes de planejamento.Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades detalhadas".

    bom, mas o que é uma conta de controle?

    uma conta de controle pode ter 1 ou vários pacotes de trabalho associados. uma conta de controle é um ponto de controle do gerenciamento onde o escopo, custo real e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição de desempenho.


  • a) Na EAP, a conta de controle de um projeto está relacionada ao valor da fórmula custo versus benefícios da fase de controle e monitoramento do projeto.
    ERRADA. Uma conta de controle é um ponto de controle do gerenciamento onde o escopo, custo real e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição do desempenho. PMBOK 5a edição, pg 159

    b) A EAP é iniciada com as atividades estratégicas do projeto e, depois, segue com uma representação hierárquica dos riscos, de acordo com suas categorias de riscos.
    ERRADA. A estrutura analítica dos riscos é uma representação, organizada hierarquicamente, dos riscos identificados do projeto, ordenados por categoria e subcategoria de risco, que identifica as diversas áreas e causas de riscos potenciais.

    c) A EAP abrange, além dos pacotes de trabalho, a representação hierárquica dos recursos, por categoria e tipo.
    ERRADA. Essa é a Estrutura analítica dos recursos / Resource Breakdown Structure. Uma representação hierárquica dos
    recursos, por categoria e tipo.

    d) O pacote de planejamento é um componente da EAP posicionado abaixo da conta de controle, com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem detalhamento das atividades do cronograma.
    CORRETA. Uma conta de controle pode incluir um ou mais pacotes de planejamento. Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas
    sem atividades detalhadas do cronograma. PMBOK 5.a edição, pg 159

    e) Como na EAP se decompõe o projeto em pacotes de trabalhos, e não em escopo total do trabalho, para atender à solicitação do comitê, outro artefato deverá ser realizado.
    ERRADA. EAP é a decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do
    projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas exigidas. PMBOK 5a. edição pg 159

     

  • Complementando ...

    Por exemplo, o plano de gerenciamento dos custos pode estabelecer o seguinte: ...

    O componente da EAP usado para a contabilidade de custos do projeto é chamado de conta de controle. Cada conta de controle recebe um código único ou número(s) de conta que se conecta(m) diretamente ao sistema de contabilidade da organização executora.

     

    PMBoK 5a. edição página 199.

  • Uma conta de controle é um ponto de controle do gerenciamento onde o escopo, custo real e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição do desempenho. Essas contas de controle são localizadas em pontos de gerenciamento selecionados na EAP.

    Cada uma pode incluir um ou mais pacotes de trabalho, mas cada um deles deve estar associado a somente uma conta de controle. Uma conta de controle pode incluir um ou mais pacotes de planejamento.

    Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades detalhadas do cronograma.

    PMBOK 5ed

  • Gabarito: D

    Ctrl + C, Ctrrl + V do PMBOK

    Segundo o PMBOK 5,p.132, "Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades detalhadas do cronograma."

  • a) Na EAP, a conta de controle de um projeto está relacionada ao valor da fórmula custo versus benefícios da fase de controle e monitoramento do projeto.

    a carta de controle de um projeto está associada ao escopo, custo e cronograma.

    b) A EAP é iniciada com as atividades estratégicas do projeto e, depois, segue com uma representação hierárquica dos riscos, de acordo com suas categorias de riscos. A EAP segue o escopo do projeto.

    c) A EAP abrange, além dos pacotes de trabalho, a representação hierárquica dos recursos, por categoria e tipo.

    abrange pacotes de trabalho e pacotes de planejamento

    d) O pacote de planejamento é um componente da EAP posicionado abaixo da conta de controle, com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem detalhamento das atividades do cronograma. certinho!

    e) Como na EAP se decompõe o projeto em pacotes de trabalhos, e não em escopo total do trabalho, para atender à solicitação do comitê, outro artefato deverá ser realizado.

    EAP é a decomposição hierarquica do escopo total do projeto.  Os pacotes de trabalho estão no nível mais baixo da EAP.

     

  • GABARITO: LETRA D

     

    Complementando os comentários dos colegas...

    O QUE É EAP?

     

    É a Estrutura Analítica de Projetos.

     

    A EAP é uma decomposição hierárquica orientada à entregue do trabalho a ser executado pela equipe para atingir os objetivos do projeto.

     

    A EAP organiza e define o escopo total do projeto.

     

    A EAP subdivide o trabalho do projeto em partes menores e mais facilmente gerenciáveis, em que cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto.

     

    Os componentes da EAP auxiliam as partes interessadas a visualizar as entregas do projeto.

     

    A menor parte da EAP é o Pacote de Trabalho.

     

    Fonte: Anotações da aula.

  • Analisando os itens:

    a) Uma conta de controle é um ponto de controle do gerenciamento onde o escopo, o orçamento e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição de desempenho. O objetivo dela é saber, em determinados momentos, se o desempenho do projeto está de acordo com o planejado. A definição da assertiva é confusa, não sei se quer fazer menção ao Gerenciamento do Valor Agregado, mas está errada;

    b) A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de alcançar os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. A EAP organiza e define o escopo total do projeto e representa o trabalho especificado na atual declaração do escopo do projeto aprovada. Não se trata de decomposição hierárquica dos risco, mas sim do trabalho do projeto. Errado!

    c) Os componentes de nível mais baixo da EAP são chamados de pacotes de trabalho. Um pacote de trabalho pode ser usado para agrupar as atividades onde o trabalho é agendado, tem seu custo estimado, monitorado e controlado. No contexto da EAP, o trabalho se refere a produtos de trabalho ou entregas que são o resultado da atividade e não a atividade propriamente dita. Não está inclusa uma representação hierárquica dos recursos. Errado!

    d) Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades detalhadas do cronograma. Correta.

    e) A EAP contém 100% do escopo do trabalho do projeto. Item errado.

    Resposta certa, alternativa d).

  • Matéria desgraçada

  • 5.4.3 CRIAR A EAP: SAÍDAS 

    5.4.3.1 LINHA DE BASE DO ESCOPO 

    Declaração do escopo do projeto. A declaração do escopo do projeto inclui a descrição do escopo do projeto, das principais entregas, premissas e restrições (Seção 5.3.3.1).

    EAP. A EAP é uma decomposição hierárquica do escopo total do trabalho a ser executado pela equipe do projeto a fim de atingir os objetivos do projeto e criar as entregas requeridas. Cada nível descendente da EAP representa uma definição cada vez mais detalhada do trabalho do projeto

    Pacote de trabalho. O nível mais baixo da EAP é um pacote de trabalho com um identificador único. Esses identificadores fornecem uma estrutura para a sumarização hierárquica de custos, cronograma e informações sobre recursos, e constituem um código de contas. Cada pacote de trabalho é parte de uma conta de controle. Uma conta de controle é um ponto de controle do gerenciamento onde o escopo, o orçamento e cronograma são integrados e comparados ao valor agregado para uma medição do desempenho. Uma conta de controle pode ter dois ou mais pacotes de trabalho, embora cada pacote de trabalho seja associado a uma única conta de controle

    Pacote de planejamento. Uma conta de controle pode incluir um ou mais pacotes de planejamento. Um pacote de planejamento é um componente da estrutura de decomposição do trabalho abaixo da conta de controle e acima do pacote de trabalho, com conteúdo de trabalho conhecido, mas sem atividades detalhadas do cronograma.

    Dicionário da EAP. O dicionário da EAP é um documento que fornece informações detalhadas sobre entregas, atividades e agendamento de cada componente da EAP. O dicionário da EAP é um documento que dá suporte à mesma. A maioria das informações incluídas no dicionário da EAP é criada por outros processos e adicionadas a este documento em um estágio posterior. As informações no dicionário da EAP incluem, mas não estão limitadas a: n Identificador de código de contas, n Descrição do trabalho, n Premissas e restrições, n Organização responsável, n Marcos do cronograma, n Atividades do cronograma associadas, n Recursos necessários, n Estimativa de custos, n Requisitos da qualidade, n Critérios de aceitação, n Referências técnicas, e n Informações sobre acordos.

    Fonte: Guia PMBOK, 6ª edição, pág. 197