-
Questão confusa, tendo em vista que o princípio da ordem original nos diz para preservar a organização constituida pela entidade produtora, seguindo o curso natural no qual foram acumulados. Sendo assim, a manutenção da ordem material dos documentos significa, NA PRÁTICA, manter a ordem em que eles foram naturalmente acumulados.
-
Também tive o mesmo raciocínio. Questão confusa, que daria para entrar com recurso.
-
Amigos, tentando clarear a visão da questão:
O princípio da ordem original leva em consideração seu aspecto INTELECTUAL em detrimento do aspecto MATERIAL.
Abs
-
Princípio do respeito à ordem original, “santidade” da ordem original, ordem primitiva ou princípio de registro (registratur)
Para Bellotto (2007, p.131), obedecer a ordem original não está ligada ao respeito a ordem estrita que os documentos receberam na repartição de origem e, sim, o respeito à organicidade, isto é, a observância do fluxo natural e orgânico com que foram produzidos e não propriamente dos detalhes ordenatórios de seu primeiro arquivamento.
Gab.: CERTO
-
a manutenção do contexto em que os documentos foram naturalmente acumulados, como diz a questão, nada mais é do que a manutenção da ordem intelectual em detrimento (em vez) da ordem material.
Resposta: certa
-
Gab: CERTO
ORDEM ORIGINAL: determina que os conjuntos de documentos devem manter a mesma organização que tinham quando estavam nos setores de trabalho, pois esta organização é também uma informação que deve ser preservada.
Meus resumos.
Erros, mandem mensagens :)
-
O naturalmente acumulados deveria estar errado, não?