-
Quais seriam os fatores inibidores que comprometeriam a adoção das funções de gestão de documentos pelas instituições arquivísticas?
- limitações de ordem legal;
- escala e complexidade dos governos nacionais, impossibilitando que o único organismo exerça funções executivas em todo este campo;
- tradições administrativas que impedem uma reorganização radical dos sistemas vigentes;
- o papel histórico dos arquivos nacionais, cuja gênese identifica-se com uma atuação mais passiva de custódia dos documentos de valor permanente para a pesquisa retrospectiva. Vale apontar, ainda, a imensa massa de documentos em diversos suportes,
Fonte: http://arquivar.com.br/site/wp-content/uploads/2007/09/O-Conceito-e-a-Pratica-de-Gestao-de-Documentos.pdf
-
Para os não assinantes:
Gabarito: certo
-
Essa questão mistura um pouco de cultura organizacional.
O que vem a ser CULTURA ORGANIZACIONAL?
Cultura organizacional é um sistema compartilhado de significados dentro de uma organização, o qual determina, em grande parte, como os funcionários agem. É o conjunto de hábitos e crenças, estabelecido através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização.
Se determinada organização não aceitar (ou até mesmo aceitar, mas a organização dos documentos vai ficar por conta própria da referida organização), os arquivos da determinada empresa vai ficar por conta de sua gestão de cultura organizacional e não pelos princípios (de fato) arquivísticos.
Se eu tiver errada, mande mensagem!
-
As ´´ Tradições Administrativas `` são também conhecidas como ´´ Praxes `` .... é aquilo que está arraigado nas Organizações ... é aquilo que é passado dos mais antigos aos mais novos ( Cultura Organizacional ) ! São os ´´ Bizus `` , e isso acaba gerando um grande problema , uma vez que os colaboradores tendem a não seguir as leis ... as regras ... as técnicas que regem a arquivística .