-
CERTO
Segundo Renato Valentini, em Arq p Conc. 4Ed.:
''A documentação textual é mensurada em metros lineares. Os documentos pertencentes a outros gêneros são quantificados em unidades.''
Ainda...
CESPE/FUB/2009/ARQ
Os documentos arquivísticos do gênero fotográfico — ampliações fotográficas, negativos, eslaides — devem ser quantificados por unidade.
CERTO
CESPE/FUB/2009/ARQ
A quantificação do acervo documental em suporte de papel e do gênero textual deve ser feita em metros lineares.
CERTO
-
Pelo que eu saiba. A massa documental pode ser aferida por metro quadrado e não metro cúbico
GABARITO ERRADO
-
"Como avaliar documento de arquivo":
Critérios para quantificação de acervo:
Recomenda-se que a quantificação de documentos textuais seja feita em metros lineares, tendo como base o comprimento das prateleiras das estantes e/ou a profundidade das gavetas dos arquivos. Nesses casos, respectivamente:
√ multiplica-se a medida encontrada pelo número de prateleiras por estante e, em seguida, pelo número de estantes ocupadas e/ou
√ multiplica-se a medida encontrada pelo número de arquivos ocupados.
No caso da documentação encontrar-se amontoada, calcula-se a metragem cúbica (comprimento x altura x largura) das pilhas de documentos, seguida da conversão da medida encontrada em metros lineares.
Fonte: http://www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf1.pdf (pág 47)
-
GABARITO CERTO.
Em geral, é necessário mensurar massas documentais acumuladas em suporte papel pelo metro cúbico para, em seguida, transformar em metro linear, unidade de medida adequada a esse tipo de suporte.
Questão comentada pela professora Daliane Aparecida Silvério.
-
Documentos arquivados em prateleiras, a medida utilizada é o metro linear. Massa documental acumulada, utilizá-se o cálculo de metro cúbico.