-
Existem várias técnicas e práticas as quais são destinadas para microfilmagem, uma delas é a redução do espaço físico documental. Ou seja :
A microfilmagem mostra-se importante, independente do volume e dos prazos de guarda dos documentos.= ERRADO
-
Benefícios da Microfilmagem:
01 - Economia de espaço - acima de 95%;
02 - Eliminação dos arquivos convencionais;
03 - Documento microfilmado tem o mesmo valor do documento
original em papel;
04 - Cópia de segurança – garantia contra sinistro;
05 - Longevidade do Microfilme – 500 anos;
06 - Eliminação dos documentos;
07 - Amparo Legal - lei 5.433 de 08/05/1968;
08 - Agilização na recuperação da informação, visando atender necessidades administrativas e de auditoria.
-
A microfilmagem é uma técnica de reformatação muito cara. Normalmente é utilizada em volumes grandes e com prazos de guarda longos. Ou seja, depende desses aspectos sim. Por isso a questão está errada.
--> Pra que vamos gastar um dinheirão microfilmando um documento que será eliminado em poucos anos? Não faz muito sentido né?
Cespe já cobrou isso também:
Q64415 - MS 2010
Proceder à microfilmagem de conjuntos documentais volumosos e de longa duração, como os assentamentos individuais ou dossiês funcionais, é um exemplo de aplicação adequada desse sistema de documentação. (Gab: certo)
Q206703 - EBC 2011
A microfilmagem de documentos de arquivos é recomendada nos casos em que o volume documental é elevado e o seu prazo de guarda, longo. (Gab: certo)
-
Gab E. Hoje em dia devido aos altos custos e da dificuldade de manutenção dos equipamentos de microfilmagens os gestores devem considerar o volume e os prazos de guarda dos documentos antes de investir neste tipo de técnica para produção de cópias.
Corrigindo a questão: "A microfilmagem mostra-se importante, SOBRETUDO quando há grandes volumes e extensos prazos de guarda dos documentos."
Abraços!