SóProvas


ID
1988725
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
Prefeitura de Chã Preta - AL
Ano
2015
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Uma escola do Município, ao examinar os documentos contidos em seu arquivo intermediário, com prazo total de guarda vencido, encontrou a pasta de uma aluna que ficou mundialmente famosa por suas contribuições que levaram ao desenvolvimento de uma vacina para combater uma certa doença contagiosa. Quanto ao valor dos documentos encontrados na pasta da aluna, eles devem ser classificados como

Alternativas
Comentários
  • Qualidade informativa que um documento pode possuir depois de esgotada sua utilização primária (vigência administrativa). O mesmo que valor secundário ou per manente do documento.
    São documentos de valor mediato e guarda permanente aqueles que, esgotados os prazos  de  vigência,  prescrição  e  precaução,  estabelecidos  nas Tabelas  de Temporalidade, devem ser preservados por força das informações neles contidas, para a eficácia da ação administrativa, como prova, garantia de direitos, ou fonte de pesquisa. www.arqsp.org.br/arquivos/oficinas_colecao_como_fazer/cf1.pdf

  • O valor primário ou imediato é inerente a criação do documento, podendo apresentar valor administrativo, fiscal ou jurídico. Vejamos os conceitos:

    Administrativo: quando o documento é necessário às atividades cotidianas/ correntes de quem o criou.

    Fiscal: neste caso o documento é gerado para comprovar operações financeiras e seu valor cessa quando tal operação se conclui. Porém é preciso manter o documento por um determinado período para cumprir exigências fiscais ou legais.

    Jurídico: os documentos com esse valor comprovam direitos a curto ou longo prazo.

    O valor secundário ou mediato é identificado quando cessa o valor primário e a guarda do documento faz-se necessária permanentemente (histórico). Podemos enquadrar o valor secundário em duas categorias:

    Probatório: atribui-se quando o documento comprova a organização e o funcionamento da entidade que o produziu ou comprova as ações de determinado indivíduo que o produziu.

    Informativo: quando os documentos registram informações sobre pessoas, lugares, objetos, fatos ou fenômenos que aconteceram e que se pretende preservar. Fonte: https://arquivopublicors.wordpress.com/2014/05/28/arquivos-conceitos-valores-dos-documentos/

     e) secundários históricos informativos.