SóProvas


ID
1990408
Banca
FCC
Órgão
ELETROBRAS-ELETROSUL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: A questão refere-se ao texto seguinte.

    Entre os Maoris, um povo da Polinésia, existe uma dança destinada a proteger as sementeiras de batatas, que quando novas são muito vulneráveis aos ventos do leste: as moças executam a dança, acompanhada de uma canção que é um apelo para que o batatal siga o exemplo da dança. Essas moças maoris interpretam em fantasia a realização prática de um desejo.

     É nisto que consiste a magia: uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real. Mas essa técnica ilusória não é vã. A dança não pode exercer qualquer efeito direto sobre as batatas, mas pode e de fato tem um efeito apreciável sobre as moças. Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia. E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita.

(Adaptado de: THOMSON, George. Linguagem e magia. Lisboa. Editorial Teorema, 1977, p.20)

Atente para as seguintes afirmações:

I. A dança e a canção de que se valem as moças maoris em sua tarefa de plantio têm como motivação o mesmo desejo, que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real.

II. O efeito desejado pelas moças maoris pode ser obtido, não pela ação direta do canto e da dança sobre a natureza, mas pela disposição de ânimo e pela confiança com que se entregam ao trabalho.

III. O segmento para que o batatal siga o exemplo da dança mostra que as moças maoris acreditam que seus ritos possam influenciar os fenômenos da natureza.

Em relação ao texto está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A má redação do item I prejudicou o julgamento...aff 

     

    Gab.: A

  • Realmente, o Item I está muito mal redigido, mas mesmo assim discordo do gabarito.

    I. A dança e a canção de que se valem as moças maoris em sua tarefa de plantio têm como motivação o mesmo desejo, que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real.

    Não consigo interpretar que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real, já que logo depois o texto fala em uma técnica ilusória destinada a suplementar a técnica real (...) ou seja, elas possuem a técnica real e só executam a dança e a canção como forma de complementá-la.

    Corrijam-me se tiver errado.

    Comentário meramente Opinativo!

  • Na minha avaliação o item I não respeita a inferência do texto, visto que o próprio item II o contesta, além do que o texto menciona no seguinte trecho:

    "Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia. E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita."

    O que permite concluir que a magia só reforça a "técnica real".

    É uma questão que certamente mereceria recurso.

    :-)

  • Em nenhum momento do texo se fala que as moças Maoris participam do plantio, falam de proteção do batatal e da COLHEITA.

    A informação da questão I não faz referência ao texto. Gabarito errado.

  • Pessoal, entendi da seguinte forma: 

    I. A dança e a canção de que se valem as moças maoris em sua tarefa de plantio têm como motivação o mesmo desejo, que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real.

    Trecho: "A dança consiste numa técnica ilusória que visa a proteção das sementeiras de batatas contra os ventos do leste" (mesmo desejo das moças a que se refere o item). Os Maioris recorrem à técnica ilusória como suplemento à técnica real.

    Interpretei a técnica real como o próprio plantio das batatas. Como elas não dispõem de outra forma de proteger as sementeiras contra os ventos do leste, utilizam a técnica ilusória.  Item correto

     

     

    II. O efeito desejado pelas moças maoris pode ser obtido, não pela ação direta do canto e da dança sobre a natureza, mas pela disposição de ânimo e pela confiança com que se entregam ao trabalho.

    A confirmação está nos trechos em negrito: 

    "A dança não pode exercer qualquer efeito direto sobre as batatas, mas pode e de fato tem um efeito apreciável sobre as moças. Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia. E, desse modo, a dança acaba, afinal, por ter um efeito sobre a colheita."   Item correto

     

     

     

    III. O segmento para que o batatal siga o exemplo da dança mostra que as moças maoris acreditam que seus ritos possam influenciar os fenômenos da natureza.

    "As moças executam a dança, acompanhada de uma canção que é um apelo para que o batatal siga o exemplo da dança."

    O próprio objetivo da dança é proteger a sementeira dos ventos do leste.  Item correto

    GAB:  A

    Esse foi o meu entendimento.

    Espero ter ajudado.

  • A explicação da Mariana é boa, mas continuo sem concordar com o gabarito, pois sementeiras é usado para se referir a mudas, bandeja com sementes já plantadas... mas não ao ato do plantio. Poderia ser que as mulheres fossem responsáveis por dançar para proteger as sementes e que os homens tivessem a tarefa de plantar, não tem como saber ao certo, justamente porque o texto não trás essa informação. A informação que consigo encontrar é: "Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia."

    Então com certeza as mulheres faz parte do processo de proteção que envolve a colheita, mas não vejo ligação com o plantio.

     

  • Fiquei sem entender essa A, confesso. Acho que o comando não bate o próprio texto. 

  • 1 - O uso da expressão "as sementeiras de batatas" traz o seguinte significado: as mulheres são as sementeiras de batatas. 

    2 - sementeiros.m. Aquele que semeia, semeador. — Adj. Diz-se do saco em que o semeador leva as sementes.

     

  • Difícil inferir da questão 2 que o mesmo efeito desejado pode ser obtido pelo empenho das Maoris.

  • Uma técnica suplementar, conforme redigido no texto, é totalmente diferente de "que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real.", como enunciado no item I. 

    Estou com os demais colegas que acham que o item I está errado.

  • Discordo imensamente do gabarito.

     

    A dança e a canção de que se valem as moças maoris em sua tarefa de plantio têm como motivação o mesmo desejo, que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real.

     

    Em momento algum do texto encontra-se a informação de que as moças não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real. Se realmente existisse essa ideia no texto, poderíamos extrair que as moças não sabiam plantar, não tinham a "manha", o "bizu", o "macete", por isso recorriam ao feitiço da dança e da música.

     

    Caso soubesse o macete, bizu, dica, manha, aí sim a interpretação dada pela assertiva I estaria correta, pois deliberadamente teriam optado em dançar e cantar a usar uma técnica empírica visando ao bom crescimento da plantação.

     

    Tanto é que elas eram ignorantes que no trecho consta: Inspiradas pela convicção de que a dança protege a colheita das batatas, entregam-se às respectivas fainas com mais confiança e com mais energia.

     

    Elas possuem convicção, ou seja, elas incorrem em ERRO. Elas acreditam piamente que a dança e música funcionam, apesar que adotam um comportamento mais enérgico com a colheita, o que acaba REALMENTE fazendo com que a colheita seja boa.

  • Item I - incorreto.

    "Que elas não sabem encaminhar pelo que seria uma técnica real." 

    Elas sabe encaminhar - Fazem isso pelo semeadura. Semeadura é uma técnica real.

  • Então pelo intem I elas cantam, dançam e trabalham, tudo ao mesmo tempo... "A dança e a canção de que se valem as moças maoris em sua tarefa de plantio",  em nenhum  momento o texto diz isso.

  • Galera a palavra "Faina" presente no texto significa trabalho árduo, dessa forma, o item 1 se torna correto.

  • Houve atualização do CTB com a lei n° 13.281/16, na qual o inciso IV - apreensão do veículo foi revogado!

  • Houve atualização do CTB com a lei n° 13.281/16, na qual o inciso IV - apreensão do veículo foi revogado!