SóProvas


ID
1990945
Banca
VUNESP
Órgão
PM-SP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Direito Processual Penal Militar
Assuntos

É correto afirmar que, consumado o crime de deserção, nos casos previstos na lei penal militar, o Comandante da Unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda a autoridade superior

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra A

     

    a)Correta - Art. 451. Consumado o crime de deserção, nos casos previsto na lei penal militar, o comandante da unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda autoridade superior, fará lavrar o respectivo termo, imediatamente, que poderá ser impresso ou datilografado, sendo por ele assinado e por duas testemunhas idôneas, além do militar incumbido da lavratura.

     

    b)Incorreta - Art. 451, § 1º A contagem dos dias de ausência, para efeito da lavratura do termo de deserção, iniciar-se-á a zero hora do dia seguinte àquele em que for verificada a falta injustificada do militar.

     

    c)Incorreta - Art. 451, § 2º No caso de deserção especial, prevista no art. 190 do Código Penal Militar, a lavratura do termo será, também, imediata.

     

    d)Incorreta - Art. 452. O termo de deserção tem o caráter de instrução provisória e destina-se a fornecer os elementos necessários à propositura da ação penal, sujeitando, desde logo, o desertor à prisão.

     

    * Todos os artigos mencionados são do Código Processual Penal Militar, e os grifos são as correções.

  • O erro da alternativa D não é a falta da menção que o termo tem caráter de instrução provisória, mas sim na omissão da palvra "termo".

    Vejam como fica a combinação do enunciado com a alternativa D:

    É correto afirmar que, consumado o crime de deserção, nos casos previstos na lei penal militar, o Comandante da Unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda a autoridade superior fornecerá os elementos necessários à propositura da ação penal, sujeitando, desde logo, o desertor à prisão.

    Errado, quem fornece isso é o próprio termo e não as autoridades mencionadas.

  • O termo de deserção tem o caráter de instrução provisória e destina-se a fornecer os elementos necessários à propositura da ação penal, sujeitando, desde logo, o desertor à prisão.

    Abraços

  • gab a

    Foi consumado o crime de deserção, como vai ser realizado o processo?

    o comandante da unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda autoridade superior vai ser responsável.

    o que vai fazer?

    fará lavrar o respectivo termo, imediatamente, aplica- se também na deserção especial

    como pode ser o termo?

    poderá ser impresso ou datilografado

    Vai ser assinado?

    Sim, pela autoridade correspondente ou comandante que lavrou o termo e por duas testemunhas idôneas, além do militar incumbido da lavratura, que vai ser a autoridade superior.

    Fontes: Meus Resumos

  • Art. 451. Consumado o crime de deserção, nos casos previsto na lei penal militar, o comandante da unidade, ou autoridade correspondente, ou ainda autoridade superior, fará lavrar o respectivo termo, imediatamente, que poderá ser impresso ou datilografado, sendo por ele assinado e por duas testemunhas idôneas, além do militar incumbido da lavratura.